this is an h1

this is an h2

Wed Dec 01 16:21:38 BRT 2021
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Maria deixou o serviço público e abriu a primeira tapiocaria de Palmas

Planejando expandir o negócio, a empresária trabalha no processo de abertura de franquias de sua marca

· 07/04/2021 · Atualizado em 01/12/2021

"O Sebrae foi uma escola e tanto para mim. Aprendi sobre gestão, a fazer parcerias, como lidar com o público. Foi um laboratório."

Maria Adeneide Mendonça era servidora comissionada da prefeitura de Palmas (TO), mas queria mesmo era ser a própria chefe. Os 11 anos em que trabalhou como funcionária do Sebrae em Tocantins lhe inspiravam ainda mais a abrir o seu negócio.

Nos fins de semana, ajudava a mãe a vender tapioca em uma feira livre da cidade e percebeu que havia demanda pelo alimento nos outros dias da semana, já que até então era o único ponto de vendas na cidade. Em 2012, tomou a decisão que mudou o rumo de sua vida profissional: deixaria o serviço público para vender tapioca.

"Aí o negócio bombou. Cheguei a ter nove funcionários e três chapas funcionando a todo vapor. Com a crise de 2015, tive que reduzir um pouco. A gente precisa ir se ajustando."

O Sebrae também foi um parceiro, ajudando-a a planejar o empreendimento com consultorias, pesquisa de mercado, capacitações e orientações para elaborar o plano de negócios.

Começou formalizando-se como microempreendedora individual (MEI) e vendendo como ambulante em um trailer alugado, com a ajuda do filho e de um funcionário. Por meio de parceria com uma marca de refrigerantes, conseguiu tenda, freezer, mesas, cadeiras e suportes de guardanapo. “Isso na época custava muito caro, e com essa parceria eu otimizei o meu dinheiro, diminuindo o investimento inicial, que foi baixo.”

Um ano depois da inauguração da Tapiocas da Tia Dê, o negócio mudou de MEI para microempresa (ME). A estrutura física também foi ampliada, e a tapiocaria se mudou para um espaço tipo contêiner em um ponto estratégico da cidade.

Oito anos após a abertura da tapiocaria e cinco após a crise, o negócio está se recuperando, e Maria quer crescer mais. A empresária já planeja a expansão para este ano de 2020 e trabalha no processo de abertura de franquias de sua marca.

Facebook: tapiocasdatiade

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora