this is an h1

this is an h2

Tue Mar 15 10:52:24 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Marly abriu restaurante frequentado por pessoas ilustres de sua cidade

Ela começou apenas com uma moqueca servida às quintas-feiras em sua casa, mas o negócio evoluiu para um dos restaurantes mais conceituados de Alagoinhas-BA

· 15/03/2022 · Atualizado em 15/03/2022

"Eu acho que o Sebrae, de modo geral, independentemente do segmento da empresa, é uma luz. Direciona você e abre os horizontes. Mostra o que é empreender na vida real, o que é o melhor para o empreendedor e o que ele precisa aprimorar."

Casada há muitos anos, a vida de Marly Sansão se resumia aos afazeres domésticos em sua casa em Alagoinhas (BA). Quando recebia visitas, costumava fazer uma moqueca de peixe e camarão que recebia muitos elogios. Sua rotina se alterou quando se separou do marido e passou a trabalhar em uma farmácia da cidade. Mas uma coisa não mudou: a vontade de seus amigos de comer sua famosa moqueca.

De tanto receber pedidos, começou a fazer o prato todas as quintas-feiras e servi-lo na varanda de sua casa. E já nesse início seus clientes eram famosos: prefeito, ex-prefeitos, médicos e outras pessoas ilustres de Alagoinhas, que levavam bebidas para acompanhar a moqueca. Em pouco tempo, o espaço e a culinária de Marly passaram a ser disputados para aniversários e outros eventos.

"Aí as pessoas começaram a contribuir com o espaço. Uma construiu uma varanda maior, outra fez um banheiro. Depois deram nome de restaurante,  aí abri um CNPJ [Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica] e abri de verdade, há 23 anos, o Restaurante Dona Marly."

Marly diz que como é muito curiosa e com muita vontade de melhorar tudo o que faz, depois de abrir oficialmente seu restaurante, procurou o Sebrae para aprimorar o negócio.  

"Comecei a fazer cursos, oficinas de relacionamento com o cliente, marketing,  fiz o Empretec. Tudo que o Sebrae me avisava que tinha de novidade eu topava. Participei do ALI [Agente Local de Inovação] também."

Entre todos os produtos e serviços a que teve acesso no Sebrae, Marly destaca o Empretec e o ALI, que foram fundamentais para a estruturação e consolidação da empresa.

"O Empretec abriu horizontes novos e me ensinou a não cair na mesmice. Eu me tornei melhor empreendedora, fiquei mais atenta, saí da zona de conforto, porque eu achava que sabia cozinhar e estava bom,  mas ali aprendi que precisa cozinhar coisas novas, cuidar do marketing, ter delivery, etc. E o ALI quase me deixou doida porque eu achei que não sabia nada. Eles me botaram pra organizar minha empresa. Vi que eu tinha de me voltar mais para a gestão, resolver caixa, taxa de lucro, estoque."

A empreendedora também considera que foi muito importante o apoio do Sebrae  na área de marketing. "Aprendi  a ser mais criativa, divulgar melhor, investir em qualidade, em produtos de primeira. Peguei um empréstimo, climatizei, saí da minha casa e deixei só restaurante. Atualmente,  somos uma empresa totalmente organizada."

Hoje ela se orgulha de ter criado todos os pratos  do cardápio do restaurante, que se tornou conceituado na cidade, frequentado pelas autoridades locais. Marly também está satisfeita com o crescimento do restaurante, que teve uma pequena queda durante o início da pandemia, mas conseguiu se recuperar rapidamente.

"Meu negócio cresceu na faixa de 30%. Fortaleci o delivery e o marketing, aproveitei bem as datas comemorativas, compensando a queda do movimento.  Criamos cardápio virtual, adotamos vários protocolos de higiene, de saúde e estamos indo muito bem."

Agora, para manter o crescimento, diminuir os custos e aumentar o faturamento, Marly está instalando placas de energia solar no restaurante. Além disso, está trabalhando com uma nutricionista em um projeto de comida saudável congelada que pretende vender no local. "Vamos fazer as fichas técnicas para fazer um cardápio especial. Também contratei uma empresa para cuidar do marketing, quero trabalhar bem as datas comemorativas. Vamos fortalecer essa parte de divulgação."

Instagram: @restaurantedonamarly

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora