this is an h1

this is an h2

Thu Jan 20 10:30:00 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Pequeno negócio cria solução inovadora e fecha com empresas globais

Pensando de forma inovadora, startup une esforços com o Sebrae, desenvolve tecnologia avançada e atrai a atenção de gigantes da indústria automotiva.

· 20/01/2022 · Atualizado em 20/01/2022

“É difícil separar a nossa trajetória da do Sebrae, porque a gente nasceu caminhando junto e alcançou nossos resultados com muito mais rapidez por causa dos recursos que acessamos logo no início.”

A vida de empreendedor do analista de sistemas Ivan Vianna teve início há 16 anos, quando abriu sua primeira empresa de desenvolvimento de software, já com a ajuda do Sebrae. Porém, graças à sua mentalidade aberta para inovação, ele não parou quando alcançou o sucesso. 

Ao identificar um problema na região, que afetava principalmente a indústria automotiva, Ivan decidiu criar, junto com os sócios Adolfo Oviedo, Glauco Torres e Victor Gonçalves, uma tecnologia para reduzir o impacto e a recorrência de defeitos em série no setor. 

Assim, em 2018, o projeto Previsiown ganhou vida. Ao unir esforços com o Sebrae e com a EMBRAPII, os empresários receberam apoio financeiro, consultorias técnicas e ferramentas para a redução de falhas durante todo o processo de estruturação da startup.

“Criamos uma solução que relata todas as percepções do motorista na fase de pré-produção dos veículos para a fábrica, por comando de voz, e em tempo real. Ela reproduz as percepções do condutor sobre o que está funcionando, o que não está e faz com que a identificação de problemas - e resolução deles - seja feita com muito mais celeridade, reduzindo custos e aumentando a produtividade.” 

Hoje, a empresa atende grandes marcas do setor automotivo, como Peugeot, Citroën, Fiat e Jeep, além de já estar em processo de teste com outras montadoras. Outra parceria de destaque é com a Bosch, para levar a mesma tecnologia ao ambiente de veículos pesados, como ônibus, caminhões e máquinas agrícolas.

Para Ivan, o surgimento da pandemia trouxe, além de impactos negativos advindos da redução da produção automotiva e paralisação das fábricas, impactos positivos também.  “Ela colocou a inovação no radar das empresas e fez as tecnologias que aumentam a produtividade/reduzem custos ganharem prioridade na agenda de todos os gestores.”

Com olhar no futuro, os planos da startup são audaciosos: expansão para novos mercados, aumento da base de clientes e internacionalização do negócio. “Temos uma tecnologia com potencial global. Já atendemos empresas globais, então o próximo passo - também com a ajuda do Sebrae - é desenhar uma estratégia para levar nossa tecnologia para outros países.” 

Como conselho para quem está pensando em entrar no mundo do empreendedorismo, Ivan ressalta que é fundamental buscar ajuda e conhecimento. Outra sugestão é manter a mente aberta para o novo e ficar atento às oportunidades que, segundo ele, “saltam em momentos de turbulência”.

Site: Previsiown

Instagram: previsiown

LinkedIn: previsiown

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora