this is an h1

this is an h2

Thu Oct 21 17:11:31 BRT 2021
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Professor e alunos reformam creches de comunidades carentes

Idealizado pelo professor Cezar Santos, o Projeto Integrador saiu das salas de aula para transformar creches públicas em Várzea Grande, no Mato Grosso.

· 20/10/2021 · Atualizado em 21/10/2021



"Sempre fui aquele professor que gosta de praticar, de inovar. Ganhei espaço, novas disciplinas, e apareceu a oportunidade de trabalhar com o Projeto Integrador.”

Cezar sempre soube que o seu destino era mudar vidas e realidades através da educação. Logo cedo, correu atrás do sonho de se tornar professor universitário. Depois de concluir o mestrado em Recursos Hídricos pela UNIVAG, retornou à universidade, mas dessa vez como docente do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Em meio à rotina de aulas, ele percebeu a necessidade de aliar conhecimentos teóricos e práticos para preparar os estudantes para a realidade do mercado de trabalho. Foi aí que nasceu o Projeto Integrador.

Assim, desde 2016, os alunos do quinto e do sexto semestre de Arquitetura e Urbanismo elaboram e executam projetos de interiores em creches públicas de comunidades carentes no município de Várzea Grande. Até hoje, sete instituições tiveram suas salas de aula reformadas, o que tornou os ambientes mais bonitos, acolhedores e propícios para o aprendizado.

De acordo com Cezar, a quantidade de estudantes envolvidos varia de acordo com o semestre: “Já tive turma com 40 alunos e grupos de 7 a 8 que conseguiram reformar uma instituição. Independente do tamanho da turma, a gente sempre consegue desenvolver a proposta. Os alunos conseguem projetar e entrevistar o cliente para entender a dor e executar soluções através da busca por patrocinadores”. 

Para despertar o espírito empreendedor dos estudantes, o professor não hesitou em buscar ajuda no Sebrae, que já era parceiro da instituição em que leciona, a UNIVAG. Ele e outros docentes tiveram o apoio de especialistas para aprimorar as competências empreendedoras e transmitir o conhecimento para os estudantes.



“O primeiro projeto foi há 6 anos, era um piloto. Graças ao treinamento do Sebrae, minha visão sobre empreendedorismo mudou da água para o vinho, e o projeto também.”

Cezar enfatiza que sempre acreditou no potencial e nos diferenciais da iniciativa. Em 2019, quando soube sobre as inscrições abertas para o Prêmio Sebrae de Empreendedorismo, correu para submeter o Projeto Integrador na categoria Educação Superior. A aclamação veio por meio da conquista do primeiro lugar.

Com a vitória, o reconhecimento a nível nacional também chegou. Cezar conta que professores e universidades de vários cantos do país entraram em contato para entender melhor seu projeto e replicá-lo em outras instituições. 

Mas o êxito, de acordo com o professor, é mensurado ao visualizar o brilho no olhar das crianças quando se deparam com a creche inteiramente reformada — das paredes à mobília.

E nem mesmo a interrupção causada pela pandemia desmotivou Cezar e seus estudantes. A iniciativa voltou à ativa em 2021, com todas as adaptações necessárias, e, no último mês de junho, mais uma escola remodelada foi entregue.

Para as próximas reformas, a meta é continuar superando desafios e entregando ambientes cada vez melhores e inovadores, ajudando crianças e mães a desenvolver uma perspectiva de vida mais otimista em relação ao futuro.

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora