this is an h1

this is an h2

Mon Feb 14 18:48:35 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Renato franqueou seu serviço de vacinas e cresceu 400%

Sebrae auxiliou na organização interna do negócio, aprimorando processos e ajudando na formatação do modelo de franquias mais adequado para a empresa

· 14/02/2022 · Atualizado em 14/02/2022

"O Sebrae dá uma energia ao empresário para que ele tenha sucesso e não cometa erros que podem atrapalhar o desenvolvimento do negócio. Oferece uma estrutura de apoio muito boa para alavancar a empresa."

A jornada empreendedora do farmacêutico e mestre em tecnologia farmacêutica Renato Antônio Campos Freire começou há 30 anos, quando ele abriu uma farmácia em Araguaína (TO). Uma nova frente de negócio surgiu quando seu filho nasceu, há 25 anos, e ele começou a comprar vacinas que não são distribuídas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), pois percebeu que havia uma demanda reprimida na região.

Foi então que ele decidiu abrir a Vacinaclean, uma empresa que oferece serviços de saúde através da aplicação de vacinas humanas. Para estruturar bem a nova empresa, procurou o Sebrae e começou a participar de programas como o Sebrae Ideal, com o qual aprimorou suas características de liderança, e a fazer diversos cursos. Entre as capacitações que realizou por meio do Sebrae, ele destaca o Empretec, que mudou a sua forma de pensar no empreendedorismo.

"O Empretec foi importante para me dar conhecimento na área de negócios, desenvolveu ainda mais minha liderança e me deu uma capacidade de comunicação que eu não tinha. Foi uma alavancagem muito grande."

Os resultados não demoraram a aparecer, e o negócio foi crescendo até que há quatro anos ele decidiu dar um passo ainda maior: abrir franquias. Essa era também uma forma de aumentar o alcance do serviço de saúde que ele já oferecia no estado do Tocantins. Para dar início ao projeto, o primeiro passo foi procurar o Sebrae.

"Pedi auxílio do Sebrae, e contamos com consultoria em desenvolvimento de tecnologia e consultoria em franquia. Fui contemplado, e o Sebrae apoiou em todos os processos, com visitas de consultores e estudos de viabilidade. A proposta foi desenvolver a franquia para o interior."

Renato diz que viu então que era um negócio promissor e começou a trabalhar, junto ao Sebrae, em um plano de negócios. Passou também a aprimorar processos internos. Segundo ele, isso foi importante para profissionalizar ainda mais a empresa e garantir uma segurança ainda maior ao paciente.

De acordo com o empreendedor, os benefícios do apoio do Sebrae também foram percebidos nos números. Nos últimos cinco anos, ele estima que a empresa teve crescimento de pelo menos 50%. Apenas em 2021 foram abertas quatro novas unidades da Vacinaclean, duas próprias e três franquias administradas por outros empreendedores.

"Em um ano que começamos de fato com as franquias, saímos de uma para cinco unidades. Então tivemos 400% de aumento. Crescemos muito o faturamento, a abrangência de mercado e o número de clientes."

Apesar dos bons números, Renato diz que o objetivo da empresa não é somente ganhar dinheiro, mas levar o serviço de saúde para mais pessoas e educá-las sobre a importância das vacinas.

"Queremos levar um serviço de qualidade para população, vacina é proteção, é qualidade de vida, garantia de uma vida melhor. Nossa preocupação também é educativa, então temos site e redes sociais em que publicamos por que é importante tomar as vacinas, quem deve tomar, quando tomar e as doenças que elas previnem."

Para continuar atingindo os objetivos, o empreendedor diz que o foco agora é tracionar o negócio para que ele atinja o maior número de franqueados. "Até o fim do ano, queremos chegar a dez franqueados, ou seja, a meta é crescer 100%."

Instagram: @vacinaclean

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora