this is an h1

this is an h2

Wed Mar 16 16:27:48 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Talyta aproveitou uma oportunidade, superou o medo e abriu seu negócio

Com o fechamento da empresa em que trabalhava, a engenheira teve a chance de abrir o próprio negócio com os clientes que já atendia.

· 16/03/2022 · Atualizado em 16/03/2022

“O Sebrae sempre me ajudou. Com ele eu desenvolvi o hábito de analisar e projetar inovações e a me organizar melhor.”

A empreendedora Talyta Nascimento Albino superou o medo, confiou em sua capacidade e decidiu abrir sozinha a própria empresa de soluções ambientais, mesmo tendo que enfrentar o preconceito, por ser um segmento altamente masculino. 

Com formação em Engenharia de Petróleo e Gás e especialização em Soluções Ambientais e Segurança do Trabalho, Talyta viu suas habilidades dentro da área se destacarem ao trabalhar em uma empresa que atuava no mercado de resíduos. 

Na época, tornou-se responsável por gerenciar o setor e se doava completamente para ver o crescimento do empreendimento. Então, quando recebeu a notícia que mudaria sua vida, não hesitou. “Com o fechamento da empresa em que eu trabalhava, surgiu a oportunidade de abrir meu negócio com os clientes que eu já atendia”, conta.

Na busca por criar um negócio com a sua identidade, Talyta começou o projeto sozinha. “Contei, claro, com o apoio do meu esposo e dos meus pais, mas a concepção, criação, e montagem foi comigo.” Batizada de Vitale Soluções Ambientais, a empresa teve seu início em setembro de 2020, no município de Lauro de Freitas (BA).

O começo não foi fácil, e questionamentos sobre sua capacidade logo surgiram. “Sentia muito por estar sozinha e ser mulher em um meio tão masculino. Contudo, quando a empresa enfim nasceu, algo mudou dentro de mim. Eu senti uma força e uma propriedade de fazer dar certo, e uma certeza de que, sim, era possível”, confessou. 

Talyta, então, decidiu não se deixar intimidar e superou todos os obstáculos que surgiram em seu caminho. “Como mulher sou subestimada, seja na minha profissão, seja para atuar na área de resíduos, então busco sempre mostrar meus serviços, quem sou e como atuo e não deixo essa interferência atrapalhar minha atuação.”

Sobre o propósito do negócio, a empreendedora destaca a missão de cuidar da comunidade e do meio ambiente. “Cuidamos dos resíduos gerados por grandes e pequenos geradores. Resíduos muitas vezes contaminados que, se descartados de forma inadequada, podem gerar danos ambientais e sociais.”

Pensando no aperfeiçoamento dos processos dentro da empresa, a proprietária da Vitale Soluções Ambientais não pensou duas vezes antes de buscar o apoio do Sebrae.

“Eu sempre confiei e admirei o Sebrae. Tem tanta informação, cursos e projetos que fez com que eu criasse um vínculo eterno.”

Sobre os programas acessados - ALI (Agente Local de Inovação) e Empretec - ela conta que foram responsáveis pela sua mudança de pensamento, além de desenvolverem uma nova forma de ver certas coisas, o que impactou diretamente no crescimento da empresa.

“No programa do ALI, busquei inovar o setor de prospecção e atendimento ao cliente. Criamos um passo a passo de perguntas que deveriam ser feitas e quais são as etapas para cada uma delas, facilitando na venda do serviço e no entendimento da real necessidade do cliente”, afirmou Talyta.

Atualmente, a empresa tem executado diversas melhorias para estruturar a área comercial, como a contratação de outro colaborador. Além disso, mudaram-se para um local maior e mais seguro, que funciona como a base operacional. “Tivemos aumento nos nossos custos fixos, mas estamos projetando um maior conforto operacional e técnico”, explica .

Como meta, Talyta destaca o desejo de ser referência no Brasil em coleta, transporte e destinação final de resíduos. “Nosso plano é começar pela Bahia e criar nosso nome pelo atendimento e atuação. Paralelo a isso, buscamos segmentar a empresa em três áreas, a atual, a consultoria ambiental e um centro de reciclagem de vidro”, finalizou.

Site oficial 

LinkedIn

Instagram

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora