this is an h1

this is an h2

Wed Nov 10 17:13:48 BRT 2021
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Unindo turismo e hospedagem, Renato criou negócio em meio à pandemia

Inaugurada em 2020, a Pousada Vila do Segredo fortalece o olivoturismo e promove bem-estar e conexão com a natureza.

· 10/11/2021 · Atualizado em 10/11/2021



“Pelo apoio técnico e institucional, o Sebrae fortalece a marca de qualquer negócio.”

A pandemia da covid-19 forçou muita gente a montar um negócio próprio para ter alguma fonte de renda em 2020, mas vale ressaltar que nem todos os empreendimentos que surgiram no último ano foram por necessidade: muitos ganharam vida ao enxergar uma oportunidade mesmo diante de um cenário tão desafiador.

Um exemplo é o empresário Renato Fernandes, que construiu uma fazenda para o cultivo de oliveiras e fabricação do Azeite Vila do Segredo no município de Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul. Com o crescente volume de visitantes no Pampa Gaúcho, contudo, ele percebeu a importância de uma estrutura de hotelaria para viabilizar o turismo regional. Ao lado de sua esposa, Cinara Lacerda, decidiu inaugurar a Pousada Vila do Segredo.

Aberto em julho de 2020, o complexo, que une hospedagem e turismo, destaca-se como o primeiro empreendimento hoteleiro da já conhecida Rota das Oliveiras e vem fomentando o olivoturismo — uma experiência para conhecer desde o cultivo das oliveiras até a degustação dos azeites extravirgens.

Com 7 funcionários dando todo apoio, a Vila do Segredo proporciona uma intensa experiência gastronômica, turismo ecológico, aventura e também momentos de contemplação, tudo com mínima intervenção humana na natureza, o que categoriza a pousada como um projeto autossustentável.

Para Renato, o empreendimento contribui para o desenvolvimento social, dando oportunidades para os moradores de Caçapava do Sul, além de criar um novo modelo de turismo na região e incentivar uma vida mais saudável e sustentável para as próximas gerações.

Com 35 anos de experiência em gestão de empresas, o proprietário reconheceu que, por estar investindo em uma nova atividade, precisava de auxílio para viabilizar a pousada. Sem hesitar, chegou ao Sebrae através da unidade do município de Bagé, no Rio Grande do Sul. “Lá já existia um grupo de turismo em funcionamento, e fui incluído”, conta.

Para solucionar todas as dificuldades, estruturar e modernizar a Vila do Segredo, Renato pôde contar com um programa completo de consultoria com o time de especialistas do Sebrae. Sobre ter aberto a pousada no meio da pandemia, ele enfatiza que um dos maiores aprendizados foi a necessidade de ajustar os serviços e adaptar-se.

Operando com capacidade máxima, as projeções para o futuro da Vila do Segredo não poderiam ser mais otimistas: “Esperamos poder dar mais oportunidades a mais pessoas e estamos aumentando mais duas unidades de hospedagem”, conclui o proprietário.

Site oficial

Instagram

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora