this is an h1

this is an h2

Wed Apr 20 18:05:22 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Warlem e Erica abriram uma clínica que já conta com 3 unidades

No início, eram apenas ele, a esposa e uma secretária. Atualmente, o negócio já conta com cem colabores nas três cidades em que tem filiais

· 06/04/2022 · Atualizado em 20/04/2022

"O Sebrae é fundamental. É necessário para qualquer empreendedor, como parte vital do negócio. Não consigo imaginar um empreendedor tocar sua empresa sem a participação do Sebrae."

Warlem Carreiro e a esposa Erica Carreiro, um casal de fisioterapeutas, trabalhavam em um hospital e, a cada vez que davam alta para um paciente, tinham dificuldade de indicar uma clínica que oferecesse o serviço com qualidade em Cariacica (ES). Por isso, Erica sonhava com o dia em que o casal teria a própria clínica.

Em 2002, finalmente chegou o momento de tirar a ideia do papel, e o sonho se realizou com a abertura da Clínica Evoluir. No começo, trabalhavam apenas o casal e uma secretária. Warlem lembra que não tinha experiência em administrar uma empresa, mas ainda assim o negócio cresceu e se consolidou.

"Como qualquer profissional que saiu há pouco tempo da faculdade, a gente não tinha nenhum conhecimento de gestão, começamos com a cara e a coragem. Por isso, a gente cresceu pela nossa qualidade técnica. Só que, em 2010, a gente comprou uma sede própria, saindo de um espaço de 200 m² para 600 m². Incorporamos outras especialidades como psicologia, fonoaudiologia e acupuntura. Houve um crescimento sem planejamento, desorganizado."

O empreendedor diz que esse crescimento desordenado quase levou a empresa à falência, mas, antes de desistir, eles resolveram procurar o Sebrae em busca de apoio.

"Foi um divisor de águas para a nossa empresa. E agora já são 12 anos de parceria, com muitas consultorias, ferramentas, cursos e programas."

Entre os produtos e serviços do Sebrae que acessou, ele destaca o MPE Brasil e o Empretec. O primeiro é o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, que busca difundir o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) entre os pequenos negócios por meio de uma ferramenta de análise que é um questionário de autoavaliação da gestão.

"Você entra no site, preenche um formulário de interesse e responde um questionário com 36 perguntas sobre gestão. Se atingir determinados pontos, recebe uma auditoria do Sebrae no negócio para verificar se as informações são verdadeiras. Depois disso, vem a premiação. Vencemos em 2013 em 2016. Em 2016, atingimos a linha de corte nacional e ficamos entre as cinco melhores empresas de serviço de saúde do Brasil."

Sobre o Empretec, ele considera que foi importante não só para a empresa mas também para sua atuação como empreendedor e até como pessoa.

"Eu fiz o Empretec e achei uma mudança pessoal muito grande. Transforma não só a empresa como a minha pessoa, você aplica os conhecimentos também na sua vida. Fortalece as competências que você já tem. Se você é determinado, passa a entender o limite entre a determinação e a audácia. Aprende que a vida do empresário não é só de vitórias. Ensina a fazer um planejamento em longo e médio prazo."

Warlem diz que outro serviço do Sebrae muito importante para a empresa foram os estudos de viabilidade econômica.

"Agora estamos com uma consultoria para implementar a LGPD [Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais], e neste ano temos mais três consultorias planejadas com o Sebrae. Entendemos que a empresa cresce e, independentemente disso, o Sebrae continua sendo importante. Sempre que atualizamos o planejamento estratégico, contamos com o Sebrae ao nosso lado."

Hoje, prestes a completar 20 anos, a empresa tem 100 funcionários, três unidades em três municípios diferentes e mais de 25 especialidades. Para continuar crescendo, o foco agora é chegar a Vila Velha (ES) e assim estar presente em quatro dos seis municípios da Grande Vitória (ES). Em médio prazo, Warlem pretende transformar o modelo de negócio em franquia para chegar a mais cidades e a outros estados.

"Em 50 anos, enxergo a perenidade do negócio. A gente faz um planejamento para crescer e para quando eu parar e me aposentar daqui a 15 anos. E o planejamento servirá para o negócio seguir em frente, com a transição para uma segunda geração, sempre mantendo a missão de proporcionar qualidade de vida para as pessoas."

Site: Clínica Evoluir

Instagram: @clinica_evoluir

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora