MERCADO E VENDAS
Como bombar o seu negócio nas redes sociais
Você sabia que sessenta e seis por cento dos brasileiros são ativos nas redes sociais? Aprenda a usar esse recurso a favor do seu negócio.
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Você sabia que sessenta e seis por cento dos brasileiros são ativos nas redes sociais? Nessa onda, estão consumidores em busca de produtos e serviços para comprar na internet. Para fisgar potenciais clientes, veja algumas dicas do SEBRAE para a sua empresa.

Um plano de negócios contem as informações básicas sobre seu público. Mas você pode ir além e chegar à "persona", que nada mais é do que seu público com um nível maior de detalhamento. Sua definição é feita a partir de características de compradores reais...

Como a Juliana. Ela tem 23 anos, é universitária e trabalha num escritório de contabilidade. Mora com os pais em Goiás e adorava dançar nas boates sertanejas antes do isolamento. Sabendo tanto sobre a vida de seus clientes fica mais fácil entender o que eles desejam. Conhecer as redes sociais e ir onde seu público está é importante.

Concentre seus esforços apenas nas redes em que seus clientes preferem interagir. Assim, você poupa o seu tempo e compartilha conteúdo de maneira assertiva. Para fazer isso, é preciso planejar. Você pode começar estabelecendo objetivos como aumentar o número de likes ou seguidores, ou até mesmo a quantidade de vendas específicas naquela rede social.

Crie um calendário com datas comemorativas, período de promoção e conteúdos que valha a pena compartilhar. E programe os seus posts na sua agenda. Algumas ferramentas permitem essa facilidade.

Por falar em conteúdo, se coloque no lugar do cliente para entender o que ele gostaria de receber. Uma loja de roupas, por exemplo, pode dar dicas de looks. Dados como telefone e horário de funcionamento precisam estar sempre atualizados.

Já que uma imagem vale mais do que mil palavras, invista em GIFs, memes, fotos, figuras, gráficos e vídeos. Mas não basta postar e não interagir. Responda seus clientes em menos de 24 horas, curta comentários e faça um filtro para apagar eventuais respostas desrespeitosas.

Fotos suas e dos funcionários nas mais diversas situações são mais que bem-vindas: elas dão um toque humanizado às relações. Use também as redes de empresas que você admira como inspiração para as suas próprias campanhas. Isso pode render boas ideias.

Depois de colocar em prática todas essas dicas, avalie a sua estratégia analisando dados. Com o tempo, ajuste e continue melhorando o desempenho da sua empresa. E conte com o Sebrae. No nosso site, você encontra vários cursos gratuitos, incluindo o de marketing digital, que vem com boas dicas para o seu negócio.

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