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Inovação

Produção e gestão de avatares já movimenta quase R$ 10 milhões

Lançamentos de versões digitais de celebridades e influenciadores seguem em alta em 2023 com novas possibilidades de engajamento.

· 02/02/2023 · Atualizado em 03/02/2023
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A euforia em torno do tema metaverso deu espaço, nas primeiras semanas do ano, à inteligência artificial, mas o conceito segue aparecendo nas pesquisas como algo promissor para 2023.

Levantamento da NTT Data e MIT Technology Review apontou que as tecnologias derivadas do conceito imersivo chamado de metaverso estão no topo de prioridade do marketing digital em 2023 sendo considerado por 70% das empresas da América Latina neste ano.

De acordo com um novo estudo da Boston Consulting Group (BCG), atualmente, as indústrias relacionadas ao metaverso movimentam R$ 1,3 trilhão (o equivalente a US$ 250 bilhões) e devem gerar mais de R$ 2 trilhões (US$ 400 bilhões até 2025).

Em especial, no Brasil, um segmento importante desta indústria vem crescendo de forma acelerada: a produção e gestão de avatares. Nos últimos dois anos, startups brasileiras especializadas e celebridades já desenvolveram mais de 40 personificações digitais que somadas e considerando um custo de manutenção e gestão de até R$ 150 mil por mês movimentam quase R$ 10 milhões mensais.

A Biobots, que surgiu com a criação da Satiko, avatar da apresentadora Sabrina Sato, em 2021, tem uma fila de produção que inclui mais de 6 avatares em desenvolvimento.

Nos últimos dois anos, foram lançados, além de Satiko, Pink (Boca Rosa), Deby Dry e Mary Flower (Deborah Secco e Maria Flor), Luz (Luiza Possi), Bert (Alberto Cordeiro), Ninaverso (Nina Silva) e Eddy (Duda Nagle). Em breve serão anunciados Cauã Reymond, Rafa Kalimann, Natalia Beauty, Astrid, Angélica, Lucas Guimarães e Carlinhos Maia.

No início da semana, a empresa lançou o avatar de Ticiane Pinheiro. A Tarcilla, jornalista virtual, surge para atuar como curadora, jornalista e apresentadora. “Tarcilla é uma ferramenta importante de adaptação às necessidades do mercado. Vinha acompanhando esse universo e me surpreendi com o poder da comunicação desses influenciadores e a flexibilidade para atender às necessidades dos seguidores, marcas e corresponder aos valores para que foram desenvolvidos. Além de ser minha extensão como narrativa e inovar os meus negócios, desenvolvi Tarcilla para alcançar uma nova geração de seguidores, como a Geração Z, que vem influenciando as taxas de engajamento com suas inúmeras maneiras de se comunicar”, diz Ticiane.

Em 2022, a ideia de metaverso, Web3 e suas tendências começaram a vir à tona de maneira muito positiva, já que mesmo que sem serem populares, avatares e NFTs passaram a fazer parte de discussões e estratégias de empresas e profissionais.

Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/02/producao-e-gestao-de-avatares-ja-movimentam-quase-r-10-milhoes/

 

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