Um quarto dos brasileiros já tiveram perda no poder de compra devido à pandemia de Covid-19. É o que mostra uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Entre os entrevistados, 23% perderam totalmente a renda e 17% tiveram redução no ganho mensal, atingindo o percentual de 40%.O estudo também mostrou pessimismo das pessoas que foram ouvidas. Entre a população ocupada formalmente, o medo de perder o emprego chega a 77% . Além disso, 90% consideram grandes os impactos da pandemia na economia. Outro dado relevante da pesquisa foi o endividamento da população brasileira, que atinge 53% (trata-se do resultado da soma dos 38% que já estavam endividados antes da pandemia aos 15% que chegaram a essa condição nos últimos 40 dias). Redução do consumo A pesquisa mostra ainda que a maioria da população reduziu o consumo durante a quarentena (77%) e que as pessoas não estão dispostas voltar a comprar da mesma maneira que compravam antes da crise. Pelo menos 15 produtos testados apresentaram queda de venda entre os entrevistados. Os mais atingidos com a queda foram os alimentos prontos (39%), bebidas alcoólicas (35%) e serviços de streaming como Netflix e Spotify (30%). Os consumidores também responderam que, após o fim das medidas de isolamento social necessárias para conter a pandemia, pretendem frequentar menos espaços de comércio como shoppings (52%), bares e restaurantes (48%). Como aumentar as vendas Estamos vivendo tempos difíceis e todo mundo precisa se adaptar ao novo cotidiano. E você, dono de negócio, não está sozinho nessa. Por isso, criamos um conteúdo especial para que possa encontrar soluções e oportunidades a fim de lidar com os desafios deste momento. Se o que te preocupa hoje é como manter as vendas durante a crise, está no lugar certo. Veja o que separamos para ajudar o seu negócio a manter o ritmo. Também listamos para você opções criativas para manter as vendas de produtos e serviços. Confira 10 sugestões de formas alternativas de vender seus produtos e serviços neste momento de crise. Vendas online Neste momento, as compras online podem ajudar a alavancar as vendas e minimizar o prejuízo. Consumidores em casa terão mais tempo em frente a telas e diversas necessidades para compras e contratação de serviços. Com esse cenário e para apoiar os pequenos negócios no uso da internet como ferramenta de apoio à comercialização de produtos e serviços, preparamos um conteúdo com os principais canais digitais que podem ajudar as empresas venderem mais neste período. Veja também Coronavírus: o impacto nas vendas online Curso: Como vender pela internet na crise do coronavírus
A exigência dos consumidores, que sempre foi grande, aumentou com o isolamento social decorrente da mitigação de danos da pandemia do novo coronavírus. Para muitos consumidores, a compra agora precisa ser pensada e refletida mais do antes. É a hora das empresas avaliarem seu modelo de negócio e como podem se aproximar do consumidor, oferecendo facilidade, disponibilidade e diversificação na compra feita a distância. Preparamos algumas dicas para você, empresário que está se iniciando nas vendas online. Fazemos um convite para que você observe e investigue como as dicas abaixo podem ser aplicadas ao seu negócio. Dica 1 - Auxilie o consumidor na busca: Itens versus Preços versus Tamanhos O consumidor quer facilidade, então ajude-o na escolha de itens de qualidade x preço. Selecione os melhores itens de uma certa faixa de preço e crie páginas especiais para cada grupo. No meio de tantas opções, ter a oportunidade de encontrar essas sugestões de quem conhece bem o produto (você empresário), pode ajudar muito na hora da escolha. Vale pensar em como divulgar isso, pode ser em uma vitrine do seu site com produtos de diferentes tickets, pode ser em cards diferentes quando a postagem é feita pelo Instagram. Caso seu produto se diferencie em tamanhos, deixe tabelas explicativas com as medidas para ajudar o cliente a encontrar o tamanho ideal. Muitas pessoas estão sendo inseridas agora no comércio eletrônico, então existem muitas dúvidas se o produto cabe ou não. Vale dar dicas para o consumidor sobre como não errar na escolha, dar informações detalhadas sobre as características do produto, depoimentos que podem ser relevantes para seleção e escolha. Independentemente do valor investido, é uma boa forma de gerar engajamento, satisfação e aumentar as chances de que a compra seja finalizada na sua loja. Esses cuidados de organização podem instigar os clientes a gerarem comentários e avaliações positivos nas redes sociais de sua empresa, que influenciarão os próximos clientes a comprarem também. Dica 2 - Mesmo nas compras online, sempre é bom ter com quem falar Coloque seus vendedores à disposição. Veja a melhor maneira que sua empresa pode disponibilizar o contato. Seja um número de whatsapp, um canal de chat, um canal direct nas redes sociais. A experiência do contato pessoal e do auxílio de um especialista na escolha e compra de um presente, comum nas lojas físicas, pode ser adaptada para os ambientes virtuais. Por exemplo, seus vendedores podem ajudar o cliente a encontrar a melhor opção de compra considerando as suas necessidades e opções. Imagine um consumidor querendo alugar peças de decoração para uma simples festa de aniversário dentro de casa. Ter esse serviço de consultoria para ver o tema e as peças ajuda muito. Mesmo que o atendimento não seja exatamente o mesmo da loja física, ter alguém que entenda do assunto para sugerir as melhores opções, faz toda a diferença. Dica 3 - Mais que um pedido, ofereça um presente, uma experiência Nesse período de isolamento, se possível, ofereça serviços adicionais como embrulhos para presente, a impressão de cartões, um mimo ou algo personalizado que possa complementar a compra. Não precisa de muito investimento para isso... pode ser até um pacotinho de balas com um cartão de agradecimento e uma mensagem positiva. Essa é uma forma de demonstrar que sua marca entende e se preocupa com o valor sentimental envolvido na compra do item e ajuda a proporcionar uma experiência de compra mais positiva. Crie soluções complementares para a entrega, um frete grátis ou uma entrega rápida. E não crie falsas expectativas se não puder cumprir. A sinceridade nesse momento é essencial. Não esqueça de facilitar a forma de pagamento. Dica 4 - Cultive o relacionamento depois da compra É uma oportunidade para conversar com o cliente. Peça uma avaliação da sua compra. Hoje pedir depoimentos e postar é um grande diferencial para novos consumidores. A indicação ainda está em alta. Após a venda, você pode fazer pesquisas de satisfação dos clientes, enviando formulários. Podem ser utilizados instrumentos como o Google Forms, Typeform e Survey Monkey. O tempo é de incertezas, mas ainda assim existem oportunidades para as empresas que conseguirem adequar o seu negócio para o momento. Foto de Brooke Lark no Unsplash.
Tire suas dúvidas sobre processos de fabricação e produção, melhoria de produtos e matérias-primas no SBRT - Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas, rede de instituições brasileiras com atuação reconhecida nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, e que respondem tecnicamente, de forma confiável, ágil e gratuita, demandas por informações técnicas e/ou tecnológicas oriundas das micro e pequenas empresas (MPEs), dos microempreendedores individuais (MEIs) e potenciais empresários e empreendedores. São mais de 33 mil respostas técnicas e 460 dossiês técnicos disponíveis gratuitamente e, se não achar o que procura, pode perguntar. Parceiro do Sebrae, o SBRT pode ser acessado pelo Portal Sebrae ou diretamente pelo site do SBRT. Veja alguns exemplos de Respostas Técnicas para este momento de Pandemia: Materiais para fabricação de máscara face shield em impressora 3D de proteção ao COVID-19 Apresenta informações sobre os materiais de fabricação de máscara de proteção ao COVID-19 por meio de impressoras 3D. Ler resposta técnica (em PDF) > Preparação de álcool 70% Refere-se à preparação de álcool 70% a partir de álcool 99,3ºINPM. Ler resposta técnica (em PDF) > Prazo de validade do álcool 70% Informações gerais sobre o prazo de validade do álcool 70%. Ler resposta técnica (em PDF) > Escrito por Anna Patrícia, colaboradora do Sebrae Nacional.
A diminuição do consumo de energia elétrica é crucial para sobrevivência das empresas. Desse modo, algumas mudanças de hábito de consumo impactam consideravelmente a diminuição do valor da conta de energia elétrica. Em pesquisa realizada pelo Sebrae Mato Grosso, com 354 empresas e lideranças, foi identificado que dentre os custos que mais pesam no dia a dia do negócio, a energia elétrica representa 15,44% e o custo com pagamento de pessoal 34,28%. Portanto, cabe uma atenção especial por parte das empresas na busca de alternativas para reduzir o custo com energia elétrica. Pensando em como podemos ajudar os empresários com a conta de energia elétrica, o Sebrae Mato Grosso, nesse e-book, respondeu algumas das que podem ser suas principais dúvidas. Adotando a eficiência energética, você sem dúvida alguma estará ganhando dinheiro e, de quebra, contribuindo para a redução do impacto ambiental da sua atividade. Leia o e-book "Energia Elétrica - como fica a conta de energia com o impacto do novo coronavírus" > Foto de Álvaro Serrano no Unsplash.
A diminuição do consumo de energia elétrica é crucial para sobrevivência das empresas neste momento de crise originada pela Pandemia do Coronavírus. Atualmente, a competitividade está cada vez mais acentuada e a margem de lucro cada vez mais apertada. A redução de custos é um a tarefa constante na gestão negócios, porque isso pode significar manter a empresa atuante no mercado competitivo. A energia tem um papel importante nesse cenário de redução, porque ela é um insumo básico e essencial para qualquer atividade exercida. O empresário deve buscar alternativas para a redução dos gastos com energia elétrica e ao mesmo tempo contribuir para a preservação do meio ambiente. E a eficiência energética é uma aliada importante nessa empreitada. É por isso que é fundamental informar, de um jeito simples e rápido, algumas orientações que podem apoiar a sua empresa na redução de custos com energia e consequentemente, torná-la mais eficiente e sustentável.
O momento atual exige que estabelecimentos de alimentação repensem totalmente seu modelo de negócio. As pessoas estão mais recolhidas, em casa, e isso impulsiona o delivery, que já se movimenta a passos largos. Você já conhece todos os segredos e particularidades do delivery? Implantar e sustentar essa forma de venda pode ser bem desafiadora, e bastante diferente de uma operação convencional. Por isso, Sebrae e Abrasel apoiaram a elaboração da Cartilha Delivery: 8 passos para implantar um delivery de sucesso, lançada pela Galunion. Confira o guia mais completo do momento para iniciar ou impulsionar o delivery no seu estabelecimento de alimentação. O material está organizado nos seguintes tópicos e, para cada um deles, traz dicas e soluções práticas: 1. Pense no que te diferencia para o seu público: como seu cliente vai te encontrar e como você vai mantê-lo próximo? 2. Olhe para a sua oferta: veja como avaliar o que vende bem, tem uma boa margem e viaja bem. 3. Reforce os processos de higiene e divulgue: garantir a segurança dos alimentos é fundamental e existem algumas maneiras extras de fazer o cliente perceber esses cuidados. 4. Avalie as embalagens: o que é mais importante na hora de escolher uma embalagem para delivery? 5. Faça testes de entrega: saiba como e por que você precisa avaliar seus pontos de melhoria. 6. Promova seu restaurante: veja as diversas formas que o cliente tem para chegar até seu estabelecimento e como você pode garantir esse fluxo. 7. Elementos de hospitalidade: veja sugestões para ser cordial e melhorar a experiência do seu cliente. 8. Foco no resultado: saiba que custos você precisa avaliar para decidir se é melhor fechar temporariamente ou fazer delivery. Ao final do guia, você encontra um conteúdo que vai aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o tema. Como trazer mais confiança para seus consumidores nos pedidos do delivery? Mostre nas redes sociais como seus trabalhadores estão trabalhando Os cuidados para uma entrega segura Esteja presente para seus consumidores Leia e baixe a cartilha: 8 passos para implantar um delivery de sucessoFormato: PDF | Tamanho: 2,9MB
Em meio à crise causada pela pandemia do coronavírus, diversos municípios, em todo o país, estão dando exemplos de como aquecer a economia ao apoiar os pequenos negócios. Incentivar as prefeituras a priorizar as compras públicas de micro e pequenas empresas é uma das principais medidas recomendadas pelo Sebrae e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para ajudar os empreendedores brasileiros nesse momento em que as vendas estão em queda por conta das medidas de isolamento recomendas pelas autoridades de saúde. Por isso as duas instituições lançaram um plano de propostas nas áreas epidemiológica, social e de crédito, voltadas para os pequenos negócios. “A economia dos municípios passa diretamente pelos pequenos negócios e eles representam 99% das empresas brasileiras e 54% dos empregos do país”, observa o presidente do Sebrae, Carlos Melles. “Mais do que nunca é de extrema importância apoiar a micro e pequena empresa local, o mercadinho do bairro, a farmácia da rua, o petshop da região, orgânicos do mercado produtor”, ressalta Melles, lembrando que o Sebrae, desde o início da crise, tem se colocado ao lado dos empreendedores para apoiar a redução de custos, orientar medidas dos governos e fortalecer a transformação digital. Uma das medidas incentivadas pelo Sebrae e CNM é que as prefeituras difundam as boas práticas que estão sendo adotadas para ajudar os pequenos negócios a enfrentar a crise. Para isso, foi criada uma plataforma que vai receber e divulgar essas ideias. “Queremos conhecer e ajudar na difusão desses bons exemplos”, observa o analista de Políticas Públicas do Sebrae, Paulo Miota. O Sebrae e a CNM criaram um informativo reunindo diversas iniciativas, inclusive em relação à legislação, que vários municípios estão adotando para enfrentar a crise e apoiar a micro e pequenas empresas. O canal foi elaborado para apoiar as prefeituras na tomada de decisões relacionadas com a gestão municipal, focadas no enfrentamento à pandemia do covid-19. “Neste momento, o Sistema Sebrae e o Movimento Municipalista se uniram de forma ainda mais forte para construir uma grande rede de compartilhamento das melhores ações para mitigar os impactos da doença”, explica Melles. Exemplo paulista Um dos exemplos já identificados está sendo adotado pela prefeitura de São Caetano do Sul, no ABC paulista, onde o município já adotou em torno de 70 medidas que estão beneficiando principalmente os pequenos negócios e movimentando a economia local. “O nosso foco principal é manter os empregos”, afirma o secretário de Finanças da cidade, Jefferson Ciene. Ele explicou que o município adotou diversas ações que envolvem todas as áreas, inclusive fiscais, mas todas passam pela manutenção dos empregos pelas empresas. A próxima meta, conforme Ciene, é facilitar o acesso ao microcrédito pelas pequenas empresas e Microempreendedores Individuais (MEI), com recursos do próprio município.
Para fugir da crise causada pela pandemia do coronavírus, os empresários precisam buscar saídas capazes de atrair os clientes e manter a entrada de receita. Entre as diversas estratégias adotadas a fim de incrementar as vendas, uma delas prioriza melhorar o relacionamento com o público: a fidelização.Implementar um programa de fidelidade no seu negócio é, basicamente, iniciar uma estratégia de marketing para atrair e reter os consumidores. Para fortalecer o laço, oferta-se uma forma de retribuição àqueles que compram produtos ou utilizam serviços.E essa estratégia não é útil somente para melhorar o desempenho de vendas na crise. Ela também pode fazer com que esses efeitos durem para além deste período.
A pandemia do coronavírus fez com que os pequenos negócios buscassem desenvolver soluções inovadoras para resolver os desafios que surgiram nesse momento de crise. As empresas investem tempo, recursos e conhecimento da equipe para desenvolver produtos diferenciados, que devem ser protegidos. A melhor forma de fazer essa proteção é por meio de patentes e registro de marcas, de forma a garantir que a sua empresa terá a exclusividade do uso da tecnologia ou da marca. Há mais de 40 anos, o Sebrae tem ajudado os pequenos negócios a se tornarem mais inovadores, por meio de capacitações, consultorias, editais de inovação, além dos programas Sebraetec, Agentes Locais de Inovação, Startup Like a Boss. Para ajudar no fortalecimento dos pequenos negócios, por meio da proteção dos seus principais ativos, o Sebrae selecionou 3 empresas de serviços de propriedade industrial (marcas e patentes) para ajudá-los. 1. Ilupi O Ilupi é uma forma inovadora de registrar e acompanhar Marcas, Patentes, Direitos Autorais e outros tipos de Propriedade Intelectual. Tudo é feito de forma online, usando sistemas que automatizam atividades de busca, leitura de informações oficiais e acompanhamento de prazos, o que propicia a redução de custos e alta qualidade. Conta com especialistas técnicos em diversas áreas do conhecimento, o que viabiliza a realizações de serviços de proteção no Brasil e exterior. Acessar site da Ilupi > 2. Mavip Mavip Registro de Marcas é única empresa do Brasil com planos com garantia para o registro de marca. Tem um programa de computador que processa o Registro de forma fácil, amigável e prática. Acessar site da Mavip > 3. IDD Consultoria & PI A IDD é um escritório boutique que presta serviço na área de marcas, patentes, software e desenho industrial. Registrar uma marca ou solicitar uma patente significa adquirir propriedade sobre a mesma e, por conseguinte, obter uma série de direitos, inclusive quanto ao seu uso exclusivo em todo o território nacional. Acessar site da IDD > Que tal conversar com empresários sobre esse assunto? Acesse o Sebrae Respostas e veja o que a comunidade de empreendedores brasileiros estão falando nesse momento! Escrito por Raquel Minas, colaboradora do Sebrae Nacional.
A pandemia do novo coronavírus trouxe um momento de incerteza e preocupação tanto para a saúde como para a economia. Uma das medidas adotadas para evitar a proliferação do vírus é o isolamento social. Com isso, estabelecimentos estão fechando as portas, tendo que se reinventar e contar com o apoio da população para sobreviver a essa crise. Neste momento difícil, um gesto de empatia e solidariedade vem ganhando força. Consumidores e empreendedores estão criando campanhas para estimular a compra no comércio local. Nós estamos buscando contribuir com as micro e pequenas empresas. Por meio de conteúdos e da plataforma de cursos online e gratuitos, temos contribuído para a capacitação dos empreendedores. Retomamos a campanha Compre do Pequeno, apresentando as vantagens de comprar próximo de casa e como esse ato ajuda a manter a economia e as empresas ativas. E nossos canais de atendimento estão funcionando em pleno vapor. Mas tem muita gente interessada em fazer a diferença na vida do dono de pequeno negócio. Para inspirar cada vez mais essa rede de apoio, separamos algumas ações que mostram como as grandes empresas vêm atuando para fortalecer os micro e pequenos negócios, que estão em posição de fragilidade. Saiba o que está sendo feito para ajudar os empreendedores a passar pela crise. Ifood É um importante parceiro dos restaurantes no enfrentamento à crise. A plataforma anunciou medidas que incluem um fundo de R$ 50 milhões e a possibilidade de antecipar para os pequenos negócios o recebimento das vendas. A expectativa é injetar mais de R$ 600 milhões na economia do país. Uber A empresa optou por auxiliar os pequenos empreendedores por meio de seu braço de delivery, a Uber Eats. Ela está priorizando em seu app restaurantes locais e realizando campanhas em suas redes e também pelo aplicativo. Além disso, abriu mão de receber as comissões sobre as vendas desses estabelecimentos. McDonald's A rede de fast-food disponibilizará cursos online sobre segurança alimentar, higiene e desenvolvimento sustentável. Eles serão ministrados pela Universidade do Hambúrguer, centro de formação do McDonald's no Brasil. Com isso, a empresa espera ajudar a capacitar empreendedores do ramo de alimentação fora do lar, para que possam melhorar seus serviços e produtos, proporcionando um aumento dos lucros. Facebook A rede social anunciou a criação de um fundo de U$100 milhões que apoiará empresas de 30 países, incluindo o Brasil. O fundo será dividido entre concessões financeiras e créditos publicitários. Gympass Lançou uma plataforma digital para que as academias possam compartilhar conteúdos digitais. A iniciativa busca auxiliá-las a manter seus clientes durante este período. Cielo A empresa fez publicações que buscam conscientizar os vendedores de práticas de higiene necessárias para continuar vendendo durante esse período. Pagseguro Também fez postagens instrutivas que destacam ferramentas oferecidas por suas plataformas que auxiliam nas vendas durante a crise do coronavírus, como pagamento a distância. Kabbage Criou uma plataforma em que os empreendedores podem se cadastrar e vender vales-presentes a preços reduzidos para serem usados após a pandemia. Em sua plataforma, a Kabbage vende vales a 75% do valor dos produtos. CNC, Sesc e Senac Anunciaram um plano de R$ 1 bilhão para combate ao coronavírus e conscientização nos próximos três meses. A ideia é utilizar a alta capilaridade das instituições para criar pontos de apoio. O Senac e Senai estão dando grande foco à educação e disponibilizaram cursos online, e-books e materiais didáticos de forma gratuita, visando capacitar a população durante a quarentena. Além disso, algumas unidades estão realizando feiras virtuais de contratação de funcionários e estagiários. O Senai lançou uma iniciativa de financiamento a projetos de inovação que auxiliem a prevenir, diagnosticar e tratar o Covid-19. Por meio de um edital, a instituição vai destinar R$ 10 milhões às propostas selecionadas. A iniciativa busca estimular soluções que já estão em um nível avançado de pesquisa, mas que necessitam de fundos para completar os projetos.
A sustentabilidade empresarial é uma estratégia que os pequenos negócios devem incorporar em sua rotina de gestão nesses momentos de COVID-19, pois ela permite identificar pontos de redução de custos que podem ser trabalhados com iniciativas comportamentais e tecnologias de fácil adoção. Mas como identificar esses pontos? A série de vídeos Dicas de Sustentabilidade, elaborado pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade – CSS, traz dicas importantes que permitem os empreendedores observarem seus processos produtivos e selecionarem práticas que impactem positivamente na redução de custos. Naturalmente, as práticas a serem adotadas variam de acordo com o segmento econômico de atuação e promoverão resultados não somente para este período de isolamento social, mas sim de forma duradoura. Veja aqui algumas destas Dicas de Sustentabilidade: Desperdício de água: faça a leitura do hidrômetro, interrompa o uso da água por duas horas e verifique o hidrômetro novamente, se houver variação é por que há vazamento de água; Eficiência energética: máquinas e motores impactam muito na conta de energia, ainda mais se for necessário liga-los várias vezes ao dia. Perante isso, planeje sua produção para concentrar o uso colocando-os para funcionar o mínimo possível; Gerenciamento de Resíduos Sólidos: para reduzir a geração de resíduos comece pela identificação da área de sua empresa que mais gera lixo e adote as seguintes medidas – promova o maior aproveitamento de matéria-prima, reduza sobras, padronize produtos e use embalagens ecológicas; Redução de Desperdício de Alimentos: crie receitas que reaproveitem alimentos, estude sua previsão de vendas e tente adquirir direto de produtores locais pois os preços podem ser memores e os alimentos mais frescos e armazene os alimentos de forma correta trazendo para parte da frente da prateleira aqueles que estão próximos de vencer; Cada um dos dez vídeos da série Dicas de Sustentabilidade traz novas práticas para tornar o pequeno negócio mais sustentável e rentável. Veja: O Centro Sebrae de Sustentabilidade – CSS produz diversos outros conteúdos sobre sustentabilidade empresarial. Para saber mais acesse: Portal: Centro Sebrae de Sustentabilidade YouTube: Canal do Centro Sebrae Sustentabilidade Instagram: @sustentabilidade_sebrae Facebook: Página do Centro Sebrae de Sustentabilidade Escrito por Alexandre de Oliveira Ambrosini, colaborador do Sebrae Nacional.
A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe inúmeras dificuldades para os donos de pequenos negócios. O fechamento das lojas físicas, a queda no consumo e a incerteza quanto ao futuro dos negócios tiram qualquer um do sério.Mas é importante lembrar que os obstáculos estão sendo enfrentados por todo mundo, o seu negócio não é o único a ser afetado. No momento, é preciso se preparar para minimizar os impactos da crise, e você certamente já tomou uma série de medidas para isso.Mas o que tem feito para manter a sua mente tranquila em meio a tempos tão turbulentos? Para que você possa relaxar um pouco e se inspirar a passar por esse momento de instabilidade, separamos uma lista com filmes que podem te ajudar a ter a certeza de que está fazendo o seu melhor e vai conseguir dar a volta por cima.Os maiores empresários do mundo já passaram por poucas e boas, e você pode aprender com eles o significado de resiliência. Aproveite para relaxar, refletir e, principalmente, se inspirar! Fome de poder Neste filme, os irmãos McDonald tinham um negócio inovador, mas não estavam dispostos a expandir. Quem elaborou o plano foi Ray Kroc, que insistia em levar o negócio para todo o território dos Estados Unidos. A jornada não foi fácil, e os personagens tomaram boas e péssimas decisões até chegarem lá. Mesmo proprocionando um crescimento gigantesco ao empreendimento, Kroc se transformou no pior sócio que os irmãos McDonald poderiam encontrar. Por que assistir? “Negócios são como guerra. É cachorro comendo cachorro, rato comendo rato. Eu quero me antecipar, eu quero vencer.” Bom ficar esperto ao fechar um contrato com alguém que pensa assim, não é mesmo? Depois desse filme, todos ficarão atentos ao negociar com qualquer pessoa. Principalmente, se essa negociação for sobre a venda da sua empresa. Assista Joy: o nome do sucesso Agora, sim, uma empreendedora! Baseado na história real de Joy Mangano, o filme traz a perspectiva de uma mulher criativa desde pequena e que enfrenta um caos familiar enquanto estrutura seu negócio. Por que assistir? “O mundo não deve nada a você” é a grande lição do filme. A personagem é aquela empreendedora para se orgulhar: uma mulher que é sabotada dentro de sua própria casa pela sua própria família, mas nem mesmo o ambiente destrutivo que a rodeava conseguiu impedi-la de criar o seu império. Assista À procura da felicidade Se você está precisando assistir a algo motivador, esta é a história. Prepare a caixa de lenços para acompanhar os desafios que Chris Gardner, interpretado por Will Smith, enfrentou ao lado de seu filho pequeno na tentativa de melhorar de vida. Por que assistir? “Nunca deixe que lhe digam que você não pode fazer algo.” Essa é aquela história que faz você pensar “se esse cara conseguiu, eu consigo.” Sem dinheiro, sem casa, abandonado pela esposa, com um filho pequeno para criar. O emprego era promissor, mas exigia que ele não recebesse salário no início. É aí que Gardner mostra o poder da persistência e do trabalho duro. Assista Jobs No começo do filme dá uma vontadezinha de devolver o iPhone. Jobs é genial, mas tem um comportamento bastante peculiar que vai além de andar descalço. A fixação por querer fazer sempre melhor e o domínio dele sobre sobre o negócio podem acabar compensando os deslizes e são inspiradores. Por que assistir? “Esta é uma ferramenta para o coração. E quando você consegue tocar o coração de alguém, não existem limites.” O personagem é movido por paixões. Ele é a essência do seu negócio. Desconsiderando o temperamento, o que fica é uma visão estruturada e grandiosa de quem começou numa garagem e sabia aonde queria chegar. Assista Walt antes do Mickey Difícil saber que a história do criador da Disney não foi toda de contos de fadas. Eles precisou de muita criatividade, força de vontade e ajuda dos amigos e da família para chegar lá. Além disso, precisou aprender a ser um empreendedor. Por que assistir? A frase que guia Walt no filme é seu pai dizendo “Sempre termine o que você começar. E seja lá o que estiver fazendo, faça bem.” Mesmo fazendo bem e dando o seu melhor, fracassar faz parte. Ele sabia que tinha talento e sua equipe era boa. Ainda assim, não ficou livre de quebrar o caixa mais de uma vez. Assista
O movimento #EmpretecPeloBrasil ajuda a fortalecer e estimular a solidariedade empresarial, por meio da gravação de vídeos, com dicas do que está sendo feito para minimizar os impactos da crise da Covid-19 em seus negócios. O objetivo é que outros empreendedores aprendam com essas experiências e soluções. São dicas e recomendações relacionadas aos principais problemas e desafios vivenciados neste momento, com o objetivo de contribuir com empresários que necessitam adotar medidas para reduzir os efeitos econômicos da pandemia. Entre os assuntos abordados estão questões relacionadas a empregados, fornecedores, locadores (imobiliárias, shopping centers, por exemplo), clientes, instituições financeiras, entre outros. São considerados também o porte empresarial e os ramos de atividades, como alimentação, saúde, beleza, turismo etc. Acesse os vídeos do #EmpretecPeloBrasil Os vídeos do movimento podem ser encontrados nas redes sociais por meio da hashtag #EmpretecPeloBrasil. Então, inspire-se nas ações dos Empretecos, como são conhecidos os participantes do Empretec, leve mais conhecimento para seu negócio e, principalmente, conecte-se e amplie sua rede de contatos com outros empreendedores como você. E se você é um Empreteco, compartilhe suas experiências nas redes sociais com a hashtag #EmpretecPeloBrasil. Conheça o Empretec O Empretec é um seminário intensivo, destinado a aumentar seu potencial para gerir melhor o seu empreendimento ou para iniciar um negócio bem-sucedido. O participante aprende a identificar seu perfil empreendedor, desenvolve características de comportamento empreendedor e descobre novas oportunidades de negócio. É uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) promovida em cerca de 40 países e executada no Brasil exclusivamente pelo Sebrae. Já realizamos mais de 12 mil turmas com 286 mil participantes, representando 60% dos Empretecos (quem fez o Empretec) no mundo. É tempo de investir em solidariedade. Compartilhe suas experiências nas redes sociais com a #EmpretecPeloBrasil. Veja agora quem já está se reinventando:
Adaptação é a palavra-chave para a sobrevivência dos pequenos negócios durante a crise provocada pelo novo coronavírus. Com as medidas de isolamento social tomadas para evitar a transmissão da doença, as empresas precisam aprender a lidar com os consumidores no ambiente virtual, ter uma presença digital mais forte e entender que esse pode se tornar um modelo de atuação por muito tempo.A vida virtual não é novidade. Antes da pandemia, já estávamos conectados em uma grande rede. Assim como você, seus clientes e seus concorrentes acessavam e-mails diariamente, conversavam com amigos nas redes sociais, visitavam diversos sites, pesquisavam produtos e compravam em lojas virtuais.Contudo, agora, são esses os canais que vão conectar o seu negócio com o seu público. E para que o relacionamento a distância funcione, é preciso trabalhar a sua atuação no meio virtual.A sua empresa está preparada para os novos tempos? Vamos descobrir como começar essa nova vida.
Listamos aqui algumas dicas para otimização do trabalho home office com seus funcionários através do WhatsApp neste momento de pandemia, veja: 1. Crie um grupo com a equipe toda e grupos específicos com cada área da sua empresa. Assim você conseguirá dar informações a todos de forma rápida e também informações específicas a cada setor. Por exemplo, em uma loja de vendas de vestidos de noivas pode-se criar o grupo da equipe como um todo, o grupo de vendedoras, o grupo das costureiras, grupo das sócias com o contador, grupo do marketing. Um boa dica é colocar o nome ou sigla da empresa no início de cada nome de grupo, assim fica mais fácil achar no meio de tantos grupos de WhatsApp. 2. Sobre os horários: evite enviar mensagens fora do horário de expediente. Caso o faça, peça que o colaborador dê uma resposta no dia seguinte. 3. Seja cortês. Mantenha cordialidade nas mensagens. Lembre-se da boa prática de feedback: elogios podem ser feitos em grupo, porém, reclamações devem ser feitas de forma individual para evitar constrangimentos ou mesmo processo trabalhista por assédio moral. 4. Evite áudios longos. Em vez de mandar áudio você pode optar por enviar uma mensagem de voz digitada. Basta clicar no botão que fica logo abaixo do botão de áudio, que o app transforma o áudio em texto digitado. 5. Compartilhe os documentos, links e mídias importantes para o trabalho remoto. E peça que seus colaboradores acessem quando tiverem necessidade. 6. Evite transmissão de mensagens que não são relacionadas ao trabalho. Use o grupo para tratar exclusivamente de trabalho e não ser um ambiente de bate-papo informal. Trate como uma extensão virtual da empresa. 7. Use o WhatsApp web em desktops. Isso dá agilidade pois permite que você mantenha contato com a equipe enquanto faz outras atividades. Escrito por Carolina Moraes, colaboradora do Sebrae Nacional. _________________________________ Veja também este vídeo sobre "Como vender pelo Whatsapp e Redes Sociais":
Diante dessa crise que afeta todos em todas as direções, das pessoais às profissionais, precisamos ser rápidos em mudar nossos hábitos e criar novas formas de trabalho e de gestão de equipes. Muitas empresas adotaram regime de trabalho remoto, o famoso home office. A equipe inteira ou parte dela (os grupos de risco) foi convidada a trabalhar em casa. Medida mais que apropriada para conter a disseminação do COVID-19. Bom, e agora? Como fazer a gestão da equipe? Como saber se estão trabalhando? Como vou saber se estão sendo produtivos, dormindo ou passeando? Será que irão usar o laptop da empresa apropriadamente? São perguntas legítimas, mas que fazem parte de um mundo off line e de um estilo de liderança de comando e controle. Com isso, temos uma enorme oportunidade para repensar o modelo de liderança e praticar novas formas de liderar em que prevaleça a autonomia a responsabilidade e a cooperação. Eu tenho uma filha que faz home office a dois anos e se reporta diretamente às lideranças que estão nos Estados Unidos, e parte da equipe está espalhada em diversos continentes. Busquei essa experiência, que acompanho mais ou menos de perto, para extrair algumas práticas que podem nos ajudar nesse desafio. 1. Definição de objetivos SMART (específicos, mensuráveis, alcançáveis, e com tempo certo para serem concluídos) para o trabalho remoto. Os colaboradores que estão em home office devem ter clareza do que é esperado em relação a suas entregas no período do afastamento presencial, isso traz segurança e objetividade na organização da rotina de trabalho. Estabelecer em comum acordo com o colaborador as atividades prioritárias a serem desempenhadas e o cronograma das entregas. Focar no resultado e não no controle. Disponibilizar os recursos necessários (tecnológicos, informações, etc.) para desenvolver a atividade; Oferecer apoio técnico para o desenvolvimento da atividade, como conversas com o gestor ou com outros especialistas da equipe, sempre que necessário. Definir em quais canais digitais os gestores e a equipe pode ser acessada. Caso o colaborador não tenha nenhuma prioridade, porque o seu trabalho faz parte de uma atividade que está temporariamente suspensa, o gestor deve discutir com ele como esse tempo poderia ser bem aproveitado e criar alternativas de estudo, desenvolvimento ou de atividades que possam contribuir para a equipe. Podem ser, por exemplo, propostas alternativas de trabalho em duplas virtuais, no sentido de ajuda mutua em projetos que estejam em andamento. 2. Procedimentos de gestão: Estabelecer data e horário para conversas exclusivas com cada colaborador em home office, não passando de 3 dias de intervalo cada reunião. Evitar convocar o funcionário de surpresa para uma reunião. Isso gera ansiedade desnecessária. Lidere pela confiança. Criar um formulário com check list ou perguntas a serem respondidas pelo colaborador com antecedência à conversa virtual on line com o gestor, para que reunião seja mais objetiva e que as questões possam ser debatidas em conjunto. Essa lista inclui questões de ordem técnica referente a atividade combinada, até questões de ordem pessoal, de como a pessoa está se sentindo e se tem alguma necessidade pessoal. É muito importante o gestor exercitar a escuta ativa, no sentido de acolher as preocupações e dificuldades, esclarecendo as dúvidas com tolerância e incentivo. Estabelecer uma agenda predefinida para reuniões coletivas com todos os membros da equipe com o objetivo criar momentos de interação, em que cada um possa dizer brevemente o que está fazendo e como está se sentindo. Manter a equipe informada com as novas estratégias da empresa. Procure deixar todos informados das estratégias, diretrizes e decisões no mesmo momento, tanto para os que estão presencialmente, quanto para os que estão em casa. Isso evita o sentimento de exclusão. 3. Incentivo e Motivação - É papel do gestor oferecer palavras de incentivo e otimismo, focando em aspectos positivos e de esperança de tempos melhores. Gostaria de propor aqui que você compartilhasse a suas boas práticas e também as suas preocupações e dúvidas a esse respeito. Com a esperança de tempos melhores, desejo que este conteúdo seja útil para você! Escrito por Rosangela Maria Angonese, colaboradora do Sebrae/PR.
O surto causado pelo novo coronavírus traz muitas incertezas e vem impactando o mercado de produtos de consumo em todo o mundo, provocando também uma mudança de hábito nos consumidores, que estão mais cautelosos durante as compras. Como forma de prevenção, muitas pessoas têm evitando as lojas físicas e estão se voltando cada vez mais para o e-commerce a fim de comprar alimentos, remédios e outros produtos. Segundo especialistas, as necessidades de consumo não desaparecem e podem até aumentar, mas durante uma pandemia o comportamento do consumidor pode variar segundo as etapas do avanço da doença. A pesquisa da Nielsen identificou seis etapas em torno das preocupações com o surto de Covid-19: 1. Compras proativas para a saúde 2. Gestão de saúde reativa 3. Preparação da despensa 4. Preparação a vida em distanciamento social 5. Vida restrita 6. Vivendo uma nova normalidade As etapas mostram sinais de padrão de consumo praticamente ligados a itens de abastecimento de emergência e suprimentos de saúde. Ainda segundo a pesquisa, as mudanças de hábitos que mais se destacaram foram: Crescente interesse por produtos para a manutenção geral da saúde e bem-estar. Priorização de produtos essenciais para a contenção do vírus, saúde e segurança pública. Armazenamento de alimentos e uma vasta gama de produtos de saúde. Aumento das compras online e diminuição das visitas às lojas. Viagens de compras restritas, preocupações com o aumento do preço. Retorno às rotinas diárias, mas com cautela renovada sobre a saúde. De acordo com a pesquisa, além do aumento do consumo de alimentos, o que não é surpresa, a busca por produtos de higiene como álcool em gel e máscaras cirúrgicas também vem aumentando em todo o mundo. As vendas de álcool em gel, por exemplo, cresceram 19,5% na semana de 1º de fevereiro, quando o primeiro caso foi confirmado nos Estados Unidos, em comparação com o mesmo período do ano passado. Com a proliferação dos contágios nos Estados Unidos, as vendas do produto aumentaram 85% na semana que começou em 22 de fevereiro em relação ao mesmo período de 2019.
Em tempos de pandemia várias limitações e restrições quanto à locomoção são impostas para preservar a sua saúde, a de sua família bem como a dos seus colaboradores. Nesta hora devemos pensar em formas remotas de fomentar o negócio, tanto em sua gestão quanto em tratativas com fornecedores, clientes e colaboradores. No momento da redação deste artigo, no Brasil já estão oficializados 2,5 mil casos em razão do COVID-19, segundo as Secretarias Estaduais de Saúde. E o índice Ibovespa teve forte alta em razão, principalmente, do pacote anti-coronavírus anunciado nos EUA. Apesar disto, o índice ainda continua bem aquém do período pré-pandemia, ainda não se recuperando da drástica baixa que teve nos últimos dias. A despeito das análises pessimistas ou otimistas dos especialistas, a realidade tem sido mais veloz, dura e concreta do que quaisquer expectativas e previsões econômicas. E o fato é que os empreendedores estão vendo seus clientes desaparecerem, as vendas declinarem, os recursos minguarem e os trabalhadores estão perdendo seus empregos. Mas, na certeza que a informação é uma das principais armas que temos para superarmos essa crise, o Sebrae entrou em contato com o especialista em tecnologia Tony Ventura para nos ajudar a fazer uma lista das principais ferramentas capazes de apoiar os empreendedores brasileiros, suas equipes de colaboradores, familiares e amigos em tempos de pandemia. Então, vamos lá! A lista: 1. Zoom: ferramenta gratuita de videoconferência, ideal para reuniões on-line, bate-papo e colaboração para equipes de trabalho cujos colaboradores se encontram geograficamente dispersos. Também ideal para escolas de ensino fundamental e médio e cujos professores queiram interagir com seu alunos remotamente. Caso queira gravar um podcast entrevistando alguém a distância, o Zoom é a melhor ferramenta para isso pois captura o áudio parecendo que a pessoa está gravando do seu lado. 2. Skype: é também uma ferramenta de comunicação via voz, vídeo e texto. Agora o Skype finalmente colocou a disposição a funcionalidade de tradução simultânea. Na teoria, você pode conversar com pessoas de outros países sem você saber falar a língua da pessoa. O Skype traduz por áudio quase que em tempo real e gratuitamente. Veja abaixo como funciona:
A pandemia do Covid-19 está obrigando a maioria das pessoas a ficar em casa. E nessa temporada de isolamento social só Netflix e Instagram podem não ser o suficiente para passar o tempo. Assim, uma saída para quem quer aproveitar o confinamento de maneira produtiva é usar e abusar dos serviços digitais para se capacitar e evoluir como empresário. Já pensou em saber mais sobre como fazer um fluxo de caixa, para ver como seu negócio pode reagir à crise? Ou planejar os próximos passos, para superar os obstáculos que vão surgir? Nós temos um cardápio de cursos, ferramentas, aplicativos e outros produtos digitais para auxiliar os donos de negócio do país todo, de casa, a gerir o empreendimento com mais eficiência. Entre as opções, conheça as que melhor se encaixam nas suas necessidades e aprimore seu conhecimento, respeitando a quarentena. 1. Cursos online Empreender, gerir e desenvolver um negócio é possível para todos, mas é preciso se preparar. E o melhor é que dá para fazer isso sem sair de casa com os Cursos Online do Sebrae. São cursos, vídeos, e-books e jogos totalmente gratuitos e a distância para quem quer abrir um negócio ou já tem um próprio. Comece agora a aprender 2. Sebrae Respostas O Sebrae Respostas é uma comunidade de empreendedores brasileiros. La, você pode fazer perguntas sobre o seu negócio ou colaborar com outros empreendedores, tirando suas dúvidas e dando sugestões. Acesse para esclarecer qualquer questão 3. Transmissões ao vivo Nós estamos com uma intensa programação de lives para você, dono de pequeno negócio, poder tirar todas as suas dúvidas sobre como agir neste momento e se preparar para os impactos da pandemia do novo coronavírus. Assista e fique atualizado para manter as vendas 4. App Sebrae O App Sebrae é um aplicativo pensado para o MEI, afinal, seu objetivo é contribuir rapidamente com conteúdos, informativos e lembretes, para o microempreendedor estar sempre atualizado sobre o seu negócio. A plataforma, por exemplo, alerta sobre o vencimento e faz a emissão do boleto DAS, lembra a necessidade de preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN/Simei) e muito mais. Faça o download para iOS ou Android agora mesmo 5. Mercado Azul Já pensou em poder encontrar, sem sair do seu escritório, aquele fornecedor que se encaixa nos requisitos da sua empresa ou divulgar com facilidade os seus produtos e serviços, de graça, na internet? O Mercado Azul funciona como essa vitrine. Lá você encontra empresas que podem fornecer produtos e prestar serviços, compara as melhores e contrata aquela que você deseja para a sua empresa. Tudo o que você precisa fazer é digitar o que procura na busca ou pesquisar direto no menu de categorias. Ele já traz todas as empresas separadas por segmento de atuação, como alimentos e bebidas, casa e construção, animais, entre outros. Acesse agora mesmo para fazer bons negócios 6. Sebrae Canvas A ferramenta mais utilizada na atualidade para o planejamento de negócios está disponível para você. O Sebrae Canvas permite que qualquer empreendedor desenvolva suas ideias de negócio ou até mesmo repense um modelo já existente. Com ela, você consegue visualizar a forma como vai operar e gerar valor ao mercado, definindo seus principais fluxos e processos, permitindo uma análisedo seu modelo de atuação no mercado. Acesse e pense no que fazer para contornar a crise 7. Em Conta O Em Conta é uma plataforma online que facilita o acesso a produtos e serviços financeiros ofertados por instituições parceiras credenciadas na plataforma. Quer melhor momento do que este para fazer melhorias seu negócio, como abrir uma conta PJ, passar a usar uma maquininha de cartão ou mesmo analisar a possibilidade de empréstimo? Acesse o site e encontre as melhores soluções em serviços financeiros para sua empresa 8. Emissor de nota fiscal Se você não emitia notas fiscais eletrônicas, agora é a hora. O Sebrae disponibiliza um emissor gratuito para empresas de todo o país. Acesse e inove na sua empresa Atendimento online Você também pode ser atendido de forma personalizada e gratuita pelo Sebrae sem sair de casa. Fale com um de nossoas especialistas e tire suas dúvidas por e-mail ou chat.
A opção pelo delivery tornou-se a principal saída para os segmentos de alimentação depois do anúncio das recomendações de isolamento da população e a determinação do fechamento de grande parte do comércio em muitas capitais brasileiras. Diante dessa realidade, o Sebrae buscou sensibilizar as empresas responsáveis pelas principais plataformas de entrega do país para minimizar os efeitos da crise que, no campo econômico, atingem principalmente os pequenos negócios, afetados pelas mudanças de rotinas, perda de clientes e quedas no faturamento. De acordo o analista do Sebrae, Flávio Petry, as iniciativas dos aplicativos representam um passo importante para os pequenos negócios neste momento. “As medidas anunciadas pelas empresas de aplicativos representam uma conquista inicial para o segmento, pois, aos poucos, pela livre concorrência, as plataformas devem oferecer cada vez mais benefícios”, analisou. A atuação do Sebrae como articulador em prol dos pequenos negócios foi fundamental para a Uber Eats anunciar, no dia 23 de março, que vai possibilitar aos donos de pequenos restaurantes que recebam pagamentos diários pelas vendas realizadas, em vez de receberem semanalmente. A ideia é gerar maior fluxo de caixa para garantir a manutenção dos negócios, permitindo o pagamento de fornecedores e funcionários. Além disso, os restaurantes interessados em aderir ao serviço do Uber Eats serão autorizados com maior rapidez. As micro e pequenas empresas do segmento de alimentação também serão isentas da taxa de retirada quando os clientes fizerem o pedido pelo aplicativo, mas optarem por buscar a refeição no restaurante (take out). Por outro lado, para incentivar os consumidores a usar o serviço, o Uber Eats vai oferecer entrega grátis para quem fizer pedidos nesses restaurantes, considerados independentes (sem filiais), e vai intensificar as ações de marketing dos pequenos negócios, pelo próprio app e por e-mail, dando mais visibilidade aos empreendimentos locais. Os entregadores, por sua vez, vão receber ajuda financeira para comprar produtos de higienização, como álcool em gel. Ifood O Sebrae está preparando, junto com o Ifood, conteúdos para orientar os pequenos negócios na implementação do delivery, adequando o serviço aos procedimentos corretos e cuidados necessários para cumprir as fichas técnicas dos alimentos, com a definição de porções, dentre outras orientações. O aplicativo também anunciou uma série de medidas para apoiar os pequenos negócios. A partir de 2 de abril, vai destinar R$ 50 milhões de sua receita na forma de um fundo de assistência a restaurantes, com foco nos pequenos estabelecimentos locais. O crédito será gerado por meio de isenção de taxas de intermediação dos serviços utilizados. Para melhorar o fluxo de caixa, também antecipará os recebimentos dos restaurantes, sem custo adicional. Dessa forma, todo restaurante que optar por fazer parte dessa iniciativa, receberá seu pagamento em sete dias após a venda nos meses de abril e maio. A expectativa é injetar até R$600 milhões no mercado brasileiro. Para minimizar o impacto ocasionado pela restrição de atendimento, nos casos em que o consumidor optar por ordenar o pedido via aplicativo, retirando diretamente no balcão dos restaurantes parceiros, o Ifood devolverá o valor integral arrecadado com as taxas de serviço aos estabelecimentos. Driblando a crise Além dos serviços de entrega, o setor de alimentação tem buscado alternativas para driblar a crise. A analista de Competitividade do Sebrae Mayra Viana explica que os empreendedores devem, primeiramente, passar credibilidade e conhecimento sobre as recomendações das autoridades quanto aos cuidados de higiene e prevenção adotados. Para isso, é necessário informar, por meio dos canais de atendimento, que o manual de boas práticas está sendo seguido. Em relação às vendas, é importante ampliar a presença digital do negócio, tendo em vista que as pessoas não estão mais circulando pelas ruas. Segundo a especialista, vale oferecer um cardápio reduzido com a possibilidade de levar o produto para casa (take out) para ajudar a manter clientes. Para reduzir custos, a principal orientação é não estocar e aproveitar o momento para ofertar produtos perecíveis e negociar.
Aulas suspensas, comércio fechado, horários reduzidos, equipes em rodízio e muitas empresas adotando o home office. Essas foram algumas medidas adotadas para evitar a proliferação do coronavírus. O trabalho remoto virou uma opção segura, mas é preciso que funcionários estejam comprometidos para que esse novo modelo de organização da empresa funcione. Estamos aprendendo a lidar com esta nova situação. E mais do que computador e internet em dia, a organização dos processos é de extrema importância para trabalhar em casa e manter a produtividade que se tem no escritório. Para ajudar você, separamos um guia, com dicas para praticar o home office de forma produtiva. Confira! Informe tudo que é necessário Esse comportamento faz toda a diferença na equipe. Por isso seja objetivo em todas as suas interações, deixe claro prazos e explique todos os pré-requisitos para que a tarefa possa ser realizada. Videoconferências Para trabalhos maiores, combinar encontros virtuais diários com a equipe do projeto e fazer alinhamentos com outras equipes semanalmente pode ser uma boa prática. Além disso, é importante que a reunião por videoconferência tenha significado, então, saiba identificar a sua real necessidade. Defina a ordem de quem vai falar e instrua a quem não estiver falando para sempre deixar o microfone no mudo. É importante também usar fones de ouvido e deixar a câmera ligada. Comprometa-se com as entregas Para manter a disciplina e o ritmo, organize seu horário de trabalho e de descanso, respeitando cada um deles. Lembre-se também de não realizar atividades pessoais durante o horário de trabalho. Mantenha hábitos saudáveis e tire o pijama É importante respeitar os horários de alimentação, além de diferenciar o espaço de trabalho e o de realizar as refeições. Outra recomendação importante é tirar o pijama. Essa medida simples pode fzer o seu desempenho melhorar, bem como tirar um cochilo de 20 minutos para voltar com a cabeça fresca após o almoço. Lista de prioridades Planeje a agenda do dia e tenha um lista de prioridades para entender as suas obrigações diárias e dar conta de todos os seu deveres. Além disso, mantenha o foco na tarefa que está sendo realizada. Comunique-se o tempo todo É fundamental que a equipe entenda as dinâmicas de trabalho, quais prazos foram alterados, qual é a urgência dos projetos. Os gestores são os que precisam ter maior comprometimento em compartilhar essas informações e o cronograma, além de estarem sempre acessíveis para tirar dúvidas.
O alastramento do coronavírus acertou em cheio a rotina dos donos de negócios e seus colaboradores. Por conta da epidemia, muitas empresas passaram a adotar a prática do home office ou liberaram seus funcionários. E mesmo o Governo Federal sancionou uma lei que regulamenta medidas a serem tomadas para enfrentar este caso de emergência. Mas e as empresas que continuam em pleno funcionamento, como podem proteger seus colaboradores e também reduzir a transmissão da doença? Estabelecimentos comerciais como padarias, mercados e farmácias, além dos restaurantes que continuam com a produção para atender os clientes por meio do delivery, devem adotar iniciativas próprias a fim de reduzir os riscos de contágio dos empregados, estabelecendo normas de saúde, higiene e segurança. E para você saber como pode implementar essas medidas no seu negócio, criamos algumas dicas. Confira e mantenha a sociedade segura e saudável!
Tudo na tecnologia avança muito rápido e com marketing não seria diferente. Veja abaixo algumas tendências que separamos para você: 1. Marketing de Indicação Indicar produtos e serviços para outras pessoas não é nenhuma novidade. Todos já passamos por essa situação, seja na posição de indicador, ou como a pessoa que recebe a indicação.? O Referral Marketing, como também é chamado, é uma interessante estratégia para alavancar o público do seu negócio através dos clientes que já consomem seu produto ou serviço. Criar um programa de indicação bem elaborado, onde os clientes recebam benefícios (sejam descontos ou experiências exclusivas) pode ser uma importante forma de divulgação da sua marca. 2. Anúncios no Facebook Com cerca de 130 milhões de contas ativas no Brasil, o Facebook ainda é uma das principais plataformas para divulgar o seu negócio na internet. Tanto que a rede social possui uma área exclusiva de Marketplace, além de uma completa ferramenta de anúncio destinada aos seus usuários. Pensando nos pequenos e médios negócios, a plataforma também disponibiliza um canal exclusivo para que empreendedores conheçam como funciona o processo de impulsionamento de posts e conteúdos disponível no site, através deste link. 3. Aposta no Instagram O Brasil é terceiro país no ranking de usuários de Instagram no mundo com (aproximadamente) 80 milhões de pessoas conectadas na rede social, ficando atrás somente dos EUA e Índia. Com tantas pessoas compartilhando fotos, vídeos e interesses nesse aplicativo, o Instagram surge como uma ótima opção para empreendedores divulgarem os seus negócios. As dicas são apostar em vídeos nos stories e no poder de divulgação dos micro-influenciadores (com até 40 mil seguidores), que possuem mais credibilidade junto às pessoas que os seguem. 4. Marketing de Influência O aumento do uso das redes sociais dos últimos originou o surgimento dos influenciadores digitais. Influenciadores são pessoas (famosas ou não) que possuem um alto número de seguidores em seus perfis. Seja pela admiração do estilo de vida, ou pela irreverência, ou até mesmo o aparente sucesso e conhecimento sobre determinada área que eles demonstram ter nas redes sociais, os influenciadores conseguem deter a atenção das pessoas e isso pode ser crucial na hora de converter uma ação em venda. Além disso, utilizar uma ação patrocinada em um perfil de um influenciador pode gerar mais confiança das pessoas sobre a sua marca, como também é uma forma de publicidade que foge dos anúncios convencionais na internet. 5. Áudios e Podcasts A popularização dos podcasts no Brasil em 2019 fez crescer uma outra forma de se relacionar com o público consumidor. Áudios e podcasts são plataformas que podem ser consumidas a qualquer hora, sem a necessidade de parar uma outra tarefa para poder acompanhar com atenção. Por isso a capacidade de interação com o público se torna mais interessante. O fato de ser uma comunicação sonora permite também atrelar o imaginário e a emoção ao comunicar seu produto ou serviço com o cliente. 6. Marketing no WhatsApp O aplicativo de troca de mensagens Whatsapp caiu nas graças dos brasileiros. Saber usá-lo como parceiro do seu negócio se tornou imprescindível. A plataforma disponibiliza o Whatsapp Business para que o número fixo de telefone do seu empreendimento seja utilizado como canal oficial da sua marca e existem diversos pluggins que podem ser utilizados para automatizar o atendimento dos consumidores, o que dá a sensação de imediatismo na resposta ao cliente. 7. Lei Geral de Proteção de Dados A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Nº 13.709), que dispõe sobre os dados pessoais na internet, ainda não tem data para entrar em vigor no país, mas as empresas precisam trabalhar sob a luz dessa realidade. Os empreendedores necessitam atender o anseio do público em respeitar e resguardar a privacidade dos dados coletados nos cadastros solicitados pelas empresas aos clientes. Se adequar a nova lei é demonstrar preocupação e cuidado com seus consumidores. 8. SEO Se você quer anunciar na internet, você precisa entender um pouco de SEO (Search Engine Optmization). Ele é a ferramenta de otimização das pesquisas de busca na internet e, através dele, você consegue segmentar o serviço e produto que você oferece para o público que o está procurando. Isso melhora o posicionamento da sua marca nos rankings de pesquisa e, consequentemente, pode converter em mais vendas e aumento do seu público. 9. Uberização As empresas precisam entender o fenômeno de uberização das relações trabalhistas e saber extrair os benefícios que podem ser causados por este modelo. A uberização permite que pessoas comuns atuem de forma autônoma na prestação de serviço para empresas, com horários flexíveis, e retorno imediato para todos os envolvidos. Mas deve-se ter cuidado para que as relações não extrapolem os limites dos direitos individuais e se torne uma forma de exploração dos colaboradores. 10. Marketing de conteúdo Produzir conteúdo relevante na internet é uma ótima forma de atrair e fidelizar clientes, além de trazer ganhos de confiança da marca na internet e ser uma medida que otimiza as ferramentas de SEO para a sua empresa. Seja na forma de texto para blog, vídeo ou podcast, produzir conteúdo aumenta as oportunidades de interação com o seu público e é uma ótima aposta de estratégia para o seu negócio. Escrito por Lucio Silva Pires Junior, colaborador do Sebrae Nacional. _________________________________ Veja também:
As ferramentas digitais têm sido grandes aliadas dos empreendedores que buscam maneiras de continuar com as atividades de suas empresas diante das medidas de isolamento necessárias para conter o aumento do contágio do coronavírus. Empresários precisaram agir rapidamente para não perder clientes e minimizar a queda do faturamento. Foi o que fez a Interage Clínica de Atendimento Interdisciplinar, que conta com diversos psicólogos em Brasília. Como o Conselho Federal de Psicologia autoriza e regulamenta a prática, os profissionais passaram a realizar as sessões por meio de videoconferência. A dona da clínica, a psicóloga Maíra Van Dervis, conta que os atendimentos online foram oferecidos antes mesmo do decreto que proibiu o funcionamento de clínicas até o dia 5 de abril no DF. Segundo ela, a clínica se adiantou para garantir a saúde dos pacientes e dos profissionais. "Também é necessário cuidar do cuidador para que ele possa continuar cuidando de quem mais precisa. Pensamos na coletividade, na promoção da saúde como um todo, não só psicológica, mas física também. É uma questão de responsabilidade social". Aumento da demanda Outra preocupação da clínica foi não interromper os tratamentos em curso e ampliar os atendimentos de novos pacientes, pois nesse momento de tensão causado pela crise do coronavírus a demanda tende a aumentar. "O isolamento pode aumentar a ansiedade, causar depressão ou agravar casos já existentes. Então nosso objetivo é não deixar descobertas essas pessoas que fazem o acompanhamento e poder atender as que venham precisar". Ainda segundo a empresária, a adesão aos atendimentos online foi muito boa. "Houve bastante compreensão da parte dos pacientes tanto em relação à importância de dar continuidade aos atendimentos, quanto à necessidade do isolamento para manter a saúde de todos e evitar a contaminação".
O home office, ou trabalho de casa, foi a alternativa que diversas empresas encontraram para manter o funcionamento durante a crise do coronavírus, que desencadeou medidas de isolamento social para evitar o avanço da pandemia. No entanto, essa forma de trabalhar requer alguns cuidados para que o andamento das tarefas não seja afetado e para que não haja estresse desnecessário. Pensando na melhor maneira de manter os colabores motivados e os processos ocorrendo com a maior normalidade possível, preparamos algumas dicas para ajudar os empreendedores a agir nessa situação de trabalho remoto. Veja algumas recomendações: Evite o uso de muitas ferramentas Procure uma ferramenta online que contemple diversos processos de trabalho e de gestão de tarefas. Isso evita a comunicação dispersa em vários aplicativos e a necessidade de aprender a operar diversos softwares. O resultado final é o mais importante Mais importante do que o tempo em que o funcionário passa à disposição do trabalho remoto é o resultado que ele entrega. Estabelecer objetivos, metas e prazo, além de acompanhar o progresso do trabalho é mais eficiente do que se preocupar se o colaborador está online o tempo todo. Não fique dependente de videoconferências As videoconferências são eficientes para diminuir o tempo de resposta durante a comunicação com os colaboradores. Porém, é importante assegurar que os funcionários tenham condições de realizar o trabalho sem a necessidade de se comunicarem em tempo real a toda hora. Cuidado com o excesso de informação Simplifique a comunicação para evitar a sensação de possível perda de alguma informação devido ao trabalho remoto. Acompanhar o progresso do trabalho de forma organizada e sistematizada é mais eficiente do que perguntar o tempo todo sobre o status dos processos. Nem tudo é urgente Cuidado com o excesso do senso de urgência, que pode causar interrupções de processos em andamento e perda de produtividade dos colaboradores. Estabeleça prioridades e estimule os funcionários a manter o foco no que é mais importante.
Para o pequeno empreendedor, fechar as portas do seu negócio, mesmo que temporariamente, gera perdas financeiras significativas. Mas diante das restrições e medidas de isolamento para frear o avanço do coronavírus, como manter a produção ou os serviços e não prejudicar o faturamento? A solução encontrada pela empresária Debora Flores, dona do SlimFit Studio, academia de ginástica em Brasília, foi oferecer as aulas em vídeo, disponibilizando-as pela internet. Ela diz que assim que recebeu a determinação de manter o espaço fechado já se reuniu com os professores e tomou a decisão rapidamente para que os alunos não ficassem nem um dia sem aula. Os exercícios ensinados nos vídeos são realizados sem o uso de aparelhos profissionais, apenas com o peso do corpo ou objetos domésticos, como cabo de vassoura, cadeira, toalha, entre outros. "Nossa intenção é continuar oferecendo o serviço com a melhor qualidade possível, diante dessa realidade, sem que os pagamentos fossem interrompidos, porque essa é uma preocupação para o pequeno empresário nesse momento", explica. Para compensar o fato de as aulas não serem presenciais, a academia oferece treinos a mais do que número contratado pelos alunos. Para o público geral, foram disponibilizados gratuitamente no perfil do Instagram da academia dois treinos básicos que podem ser feitos em dias alternados. Nos dois primeiros dias de aulas gravadas, os vídeos foram produzidos de maneira amadora, mas a recepção por parte dos alunos foi tão boa que a empresária decidiu investir em gravações profissionais. O resultado foi o surgimento de grande demanda de novos alunos que ainda não estão matriculados na academia, o que abriu uma nova possibilidade de negócio para o estúdio: manter permanentemente as aulas online. Debora diz que até já está pesquisando uma plataforma digital para implementar o serviço de forma definitiva e poder cobrar pelos pacotes de aulas. "Os alunos não tiveram interrupção do serviço e receberam os treinos pela internet de forma muito positiva. Eles gostaram, disseram que se sentiram amparados e reconheceram a responsabilidade da academia. Isso nos estimulou a seguir adiante", conclui.
Pequenos e micro empresários são os mais vulneráveis à crise causada pela disseminação do novo coronavírus pelo Brasil. Para minimizar os impactos na produção, oferta de serviços e faturamento, é preciso se preparar e adotar medidas de emergência. Antes mesmo de o avanço do Covid-19 ter sido considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Estúdio Unmani, escola de ioga em Brasília, já havia se antecipado e adotado medidas para proteger os alunos e funcionários. O dono do espaço, Jhonathan Novais, diz que, por ser biólogo, já estava atento ao avanço do vírus em outros países e decidiu agir rapidamente. “A escola já cumpre vários protocolos de higiene e, há mais de duas semanas, antes da situação no Brasil se agravar, nós ampliamos os cuidados e passamos a utilizar o álcool em gel para higienizar todos os ambientes, incluindo os tapetinhos e toda a estrutura do estúdio”, explica. Quando as autoridades de saúde recomendaram medidas mais intensas para evitar a proliferação do vírus, a escola deixou de dar aulas presenciais e pausou o plano dos alunos. Para que os clientes não deixassem de manter a disciplina de autocuidado, passou a oferecer as aulas por meio de transmissões ao vivo no Instagram. Nos próximos dias, passarão a utilizar uma plataforma de Ensino a Distância. Aulas de meditação, respiração e outros exercícios que ajudam a combater a ansiedade também serão disponibilizadas para ajudar os alunos a lidar com a tensão provocada pela pandemia. Johnathan estuda ainda como oferecer pacotes de conteúdos online especificamente para esse período de crise. “Tudo isso que está acontecendo vai impactar no nosso orçamento, vai gerar um ônus muito grande, mas daqui a pouco, quando passar, a gente vai ter conseguido dar amparo para pessoas e estar tranquilo de que não fomos vetor de nenhuma contaminação”, conclui. O empresário faz um apelo para que outros empreendedores também adotem medidas para frear o vírus. “A gente espera comprometimento, que tenham responsabilidade em relação às suas condutas que afetam o bem-estar de outras pessoas”, finaliza.
Você sabe como a economia vai sobreviver ao coronavírus? Com a ajuda de todos os consumidores. Isso porque os pequenos negócios, responsáveis por mais da metade do emprego formal no país e por quase um terço de toda a nossa riqueza, precisam de você para continuar existindo. Portanto, em tempos de crise de Covid-19, queremos ressaltar a importância do consumo consciente, valorizando empreendedores e apoiando pequenas empresas durante esta temporada de isolamento. Afinal, o distanciamento social e as quarentenas impostas pelo governo são boas para a saúde da comunidade, mas péssimas para a saúde das pequenas empresas, que sofrem ao verem suas vendas diminuindo cada vez mais. É preciso criar uma verdadeira rede de apoio ao comércio local, para que os pequenos possam se fortalecer neste momento. Vamos continuar a comprar no comércio local, estimulando a economia da região, e juntos enfrentar a crise do coronavírus? Importância de apoiar o comércio local Os negócios locais são o combustível de toda a economia, e promover esse tipo de consumo gera ganhos para toda a região, pois ajuda a estabelecer um comércio mais justo, desde o pequeno agricultor até o restaurante da esquina, criando mais empregos e melhor distribuição de renda. Confira abaixo mais algumas vantagens de estimular a compra do pequeno negócio. Promove-se o desenvolvimento social, já que o consumidor ajuda no fortalecimento dos pequenos negócios e, consequentemente, há estímulo para a empresa inovar, melhorar seu desempenho e aperfeiçoar o atendimento. Comprar do pequeno negócio faz o dinheiro circular pelo seu bairro, o que propicia mais desenvolvimento local. O consumo local afeta até o trânsito, já que produz menos deslocamentos pela cidade, além de contribuir para o meio ambiente, com a redução da emissão dos gases poluentes de carros e ônibus.
Devido à pandemia de Covid-19, ou novo coronavírus, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pequenos negócios precisaram se adaptar para minimizar os efeitos das determinações das autoridades de saúde e conter o avanço da doença. Para não oferecer risco aos clientes e aos funcionários, empresas adotaram algumas medidas para evitar uma queda ainda maior no faturamento. Para enfrentar a crise, o serviço de delivery de comida italiana em Brasília Tomatino da Nonna apostou em promoções e facilidades para os clientes. A dona do negócio, Maria Amélia Arena, diz que uma das maiores preocupações é incentivar as pessoas a ficar em casa. "Em momentos de crise, os empresários têm a tendência de querer ganhar mais dinheiro e aumentam os preços. Nós baixamos os preços e fizemos uma promoção online evitar a movimentação de pessoas em restaurantes. Então, agora, quem compra quatro porções, já com o preço reduzido, ganha a quinta. É uma quantidade suficiente para alimentar uma família de até seis pessoas que está em casa", afirma. As entregas também são realizadas de forma diferenciada para evitar o contato direto com os clientes. O pagamento deve ser feito previamente por transferência bancária ou cartão de crédito para dispensar o uso de máquinas de cartão. Além disso os entregadores, que passaram a usar máscara e luvas, deixam as encomendas na portaria dos edifícios ou do lado de fora das residências. Maria Amélia conta que a preocupação se estende aos funcionários que trabalham na produção dos pratos. Quem usa transporte coletivo foi liberado do trabalho e quem tem veículo particular ganha um adicional para arcar com o combustível. "Acreditamos que, se cada um fizer um pouquinho, tudo melhora, inclusive esse pânico que estamos vivendo. Nesses momentos, precisamos desses pequenos atos de cuidado com o próximo, por isso nós nos adiantamos e estamos fazendo o possível para evitar a propagação do vírus", completa a pequena empresária.
Construção civil, alimentação fora do lar, moda e varejo tradicional são alguns dos setores mais impactados pela pandemia do Covid-19 no Brasil. Nós, do Sebrae, realizamos um mapeamento que mostra que, além desses, outros 10 segmentos estão entre os mais afetados e totalizam mais de 12,3 milhões de negócios, que respondem por mais de 21,5 milhões de empregos. O total de pessoas empregadas nas pequenas empresas é de 46,6 milhões. Os serviços educacionais, de logística, de transporte e de tecnologia também estão com o alerta ligado e preocupam por movimentarem, juntos, uma massa salarial anual superior a R$ 238 bilhões. Para poder contribuir com a redução do impacto econômico da doença sobre as micro e pequenas empresas, separamos dicas rápidas direcionadas para os donos de negócios dos segmentos mais afetados poderem começar a se preparar. Alimentação fora do lar Reforce a importância de seguir os procedimentos de higiene na cozinha, no salão e no escritório. Reduza em 1/3 a quantidade de mesas e estabeleça uma distância entre de dois metros entre elas. Aumente a prática da entrega direta por delivery ou incentive o consumidor a encomendar e buscar no restaurante (“grab and go”). Negocie com aplicativos de delivery a redução da cobrança de taxa. Busque fontes alternativas de suprimentos, com diversificação de fornecedores, preferencialmente locais. Verifique o modal de transporte para reduzir o tempo de reposição. Preste atenção no prolongamento dos prazos de entrega para avaliar o desempenho e a capacidade de acordo com as promessas do fornecedor e entrega ao cliente. Beleza Intensifique a higienização diária. Limpe periodicamente todas as superfícies com álcool em gel 70%: maçanetas, balcão, recepção, bancadas, cadeiras (inclusive braços) e lavatório. Ofereça álcool em gel 70% para todos os clientes na entrada do estabelecimento e a todos os parceiros e colaboradores. Reforce a importância da troca de toalhas e capas a cada cliente. Reforce a obrigatoriedade de uso da autoclave para os perfurocortantes, abrindo a embalagem na frente do cliente. Aumente as distâncias entre as cadeiras e lavatórios para pelo menos 1,5m. Divulgue nas redes sociais que o ambiente segue todas as medidas de contenção da propagação do Covid-19. Não faça demissões neste primeiro momento para não perder empregados já preparados e não assumir mais custos. Se for necessário, antecipar as férias pode ser uma alternativa. Promova a venda delivery de cosméticos home care, elaborando kits de produtos que atendam às necessidades das clientes. Melhor ainda se forem personalizados, conforme histórico de procedimentos. Feiras livres Faça um planejamento emergencial, de modo que possa trabalhar com delivery, mesmo que de forma temporária. Planeje com seus fornecedores alternativas de abastecimento no caso da paralisação das atividades dos centros de abastecimento. Adote uma política de atendimento direto ao cliente via telefone ou WhatsApp. Indústria de eletroeletrônicos Identifique potenciais fornecedores nacionais que poderiam substituir insumos importados Determine os insumos realmente críticos (volume de acordo com a necessidade de médio prazo), entenda os riscos dos fornecedores diretos e subcontratados. Logística e transporte Limpe e desinfete seu veículo. Preste atenção especial às superfícies com as quais você e os usuários entram em contato frequentemente (especialmente importante para motoristas de transporte individual). Mantenha as janelas do automóvel abertas para fazer o ar circular melhor. Moda – Indústria e varejo Aumente a ventilação natural do espaço de produção. Caso tenha que usar ar-condicionado, verifique se os filtros se encontram limpos. Priorize os fornecedores locais para evitar falta ou atraso de entrega. Serviços educacionais Substituição excepcional das aulas presenciais por virtuais, tendo como apoio o uso de ferramentas tecnológicas. Sugere-se, inclusive, que esta opção de atendimento ao aluno seja contabilizada como atividade letiva. Para as escolas que não têm plataforma de ensino a distância, deve-se analisar a possibilidade de uso em caráter emergencial. Adiar eventos extracurriculares, como feiras culturais, gincanas ou torneios desportivos. Turismo Aproveitar o momento de baixa para fazer melhorias na infraestrutura. Definir política de cancelamento e adiamento das reservas dos serviços. Definir e implementar comunicação com clientes e fornecedores. Comunicar ao cliente para adiar a viagem, e não a cancelar. Economia criativa Fazer distribuição de conteúdo via serviços de streaming. Transformar eventos presenciais em transmissões online, alinhadas ao movimento dos MOOCS (Massive Open Online Courses).
A Resolução nº 32, de 16/04/2020, reduziu a 0% (zero) a alíquota do Imposto de Importação dos produtos descritos nos itens de seu Anexo Único – medicamentos e equipamentos de proteção e higiene.
A Instrução Normativa nº 80, de 16/04/2020, alterou a Instrução Normativa DREI nº 72, para incluir no processo de habilitação de leiloeiro público a seguinte documentação:
Observação: Se a pena de destituição ensejar em prática criminal, deverá ser comprovada a reabilitação criminal.
A Portaria nº 158, de 15/04/2020 estabeleceu requisitos e condições para a aplicação do Regime de Tributação Simplificada instituído pelo Decreto-Lei nº 1.804, de 3 de setembro de 1980, reduzindo a 0%, até 30/09/2020, a alíquota do Imposto de Importação sobre mercadorias dispostas em seu Anexo Único, integrantes de remessa postal ou de encomenda aérea internacional no valor de até US$ 10.000 (dez mil dólares do Estados Unidos da América), ou o equivalente em outra moeda, destinadas a pessoa física ou jurídica.
A Instrução Normativa nº 1.938, de 15/04/2020, dispôs sobre o Cadastro de Pessoas Físicas, permitindo que atos cadastrais praticados entre 20/03/2020 a 29/05/2020 possam ser efetivados por meio do “Comprovante de Situação Cadastral”.
As permissões são para:
Obs. Em 15/04/2020, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região – TRF1 afastou, por liminar recursal, a exigência da necessidade de exigir o CPF Regular de beneficiários do Auxílio Emergencial (Coronavoucher de R$ 600,00).
Processo – Agravo de Instrumento nº1010150-57.2020.4.01.0000.
A Portaria RFB nº 543, de 20/03/2020 estabeleceu regras para o atendimento presencial nas unidades de atendimento, e suspendeu o prazo para prática de atos processuais no âmbito da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB).
As regras são as seguintes:
Os prazos para prática de atos processuais no âmbito da RFB foram suspensos até 29 de maio de 2020 (com possibilidade de prorrogação).
Igualmente e até a referida data, os seguintes procedimentos administrativos estão suspensos:
Não serão objeto de suspensão:
A Portaria nº 9.917, de 14/04/2020 veio regulamentar a transação na cobrança da dívida ativa da União, instituída pela Lei nº 13.988/2020 (MP 899/2019). Essa regra é aplicável subsidiariamente à transação extraordinária.
Os critérios para os parcelamentos de débitos tributários e não tributários estão dispostos na norma, e a plataforma Regularize será parametrizada para cumprimento de tais regras.
Acesse https://www.regularize.pgfn.gov.br/ e verifique sua aderência.
A Portaria nº 9.924, de 14/04/2020 disciplina os procedimentos, as condições e os requisitos necessários à realização da transação extraordinária na cobrança da dívida ativa da União, cuja inscrição e administração incumbam à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, em razão dos efeitos da pandemia causada pelo coronavírus
(COVID-19) na capacidade de geração de resultados dos devedores inscritos na dívida ativa da União.
Revogando a Portaria PGFN nº 7.820, de 18/03/2020 (tratada pela UPPDT), a nova regra vem dispor:
Transação Extraordinária por adesão à proposta da PGFN pela Plataforma REGULARIZE
As parcelas mínimas serão de R$ 100,00 (PF, EI, ME, EPP, Inst. De Ens., Santas Casas, Cooperativas etc.,) e de R$ 500,00 nos demais casos.
Os gravames decorrentes de arrolamento de bens, de medida cautelar fiscal e das garantias prestadas administrativamente ou nas ações de execução fiscal ou em qualquer outra ação judicial serão mantidos, mesmo com a adesão à transação extraordinária.
O PRAZO PARA ESTA ADESÃO SERÁ ATÉ 30.06.2020
A Medida Provisória nº 951, de 15/04/2020 autoriza o uso do Sistema de Registro de Preços (SRP) na aquisição, com dispensa de licitação, de bens, serviços e insumos destinados ao enfrentamento da Covid-19. O SRP será usado quando a compra ou contratação for feita por mais de um órgão público.
O órgão gerenciador estabelecerá prazo de 2 a 4 dias úteis, contado da data de divulgação da intenção do registro de preço, para que outros órgãos manifestem interesse em participar do processo.
Ainda, os prazos de prescrição das sanções administrativas previstas na Lei de Licitação, na Lei do Pregão e na Lei do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) serão suspensos.
A Medida Provisória trouxe, também:
O Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei) regulamentou a participação e votação a distância em reuniões e assembleias de sociedades anônimas fechadas, limitadas e cooperativas.
Por meio da Instrução Normativa Dei nº 79, de 14.04.2020, ficou assentado o seguinte. Para as sociedades empresárias (S/A Fechadas, LTDA. e Cooperativas), as reuniões e assembleias podem ser:
Todas elas deverão respeitar as normas do tipo societário, do contrato ou do estatuto social da sociedade e o detalhamento operacional descrito na referida instrução. Para as duas modalidades, será necessário adotar um sistema eletrônico, o qual respeitará um rol de garantias (art. 6º). Para as cooperativas, o sistema deverá garantir o anonimato dos votantes nas matérias em que o voto é secreto.
O boletim de voto a distância e descrição das matérias a serem deliberadas igualmente possuem condições e requisitos de conteúdo (art. 7º e 8º). Os prazos de recebimento e devolução do boletim pelos sócios, acionistas ou associados estão dispostos na norma (art. 9º)
Por fim, o Drei esclarece que, para fins de registro, a cópia ou a certidão da ata da reunião (presencial ou digital) deverá preencher os mesmos requisitos dos Manuais de Registros aprovados IN Drei nº 38/2017 (no que não conflitar com esta nova IN).
E quando a ata não for elaborada em documento físico?
Entes responsáveis:
A transação poderá contemplar os seguintes benefícios (cumulativos ou alternativos):
A transação NÃO poderá:
Obs. Se a transação envolver pessoa física, micro ou pequena empresa, a redução máxima do valor total dos créditos a serem transacionados será de até 70%, com parcelamento máximo em até 145 meses.
Obs. A transação por adesão impõe a aceitação pelo devedor de todas as condições de edital prévio.
A transação não se aplica a:
Sim. O Decreto nº 10.318, de 9 de abril de 2020, reduziu temporariamente as alíquotas da Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre medicamento a granel e em doses.
A medida perdurará até 1o. de outubro de 2020.
Duas resoluções do Banco Central do Brasil foram publicadas e são destinadas a produtores rurais e cooperativas como forma de mitigar o impacto da pandemia recaído sobre a produção. São elas: Resolução nº 4.801, de 9 de abril de 2020 e a Resolução nº 4.802, de 9 abril de 2020.
Operações de Crédito em andamento:
A primeira diz que os bancos estão autorizados a prorrogar, para até 15/08/2020, o vencimento das parcelas vencidas ou vincendas entre 01/01/2020 a 14/08/2020, das operações de crédito rural de custeio e investimento contratadas por produtores rurais (inclusive agricultores familiares). As medidas alcançam aqueles que foram prejudicados com comercialização da produção no período epidêmico. As demais condições pactuadas serão mantidas.
A segunda autoriza os bancos a renegociar as parcelas e as operações de crédito rural de custeio e de investimento, em situação de adimplência em 30 de dezembro de 2019, vencidas ou vincendas de 1º de janeiro de 2020 a 30 de
dezembro de 2020, às produções rurais que tiveram prejuízo no período de 01/01/2020 até 13/04/2020.
Linhas de Crédito:
A Resolução nº 4.801, de 9 de abril de 2020, autoriza os Bancos a implementarem a contratação de Financiamento para Garantia de Preços ao Produtor (FGPP) ao amparo de Recursos Obrigatórios de que trata a Seção 2, do Capítulo 6, do Manual de Crédito Rural (MCR 6-2) e a criação de linhas especiais de crédito de custeio ao
amparo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp). Consulte se houver interesse.
A Resolução nº 4.802, de 9 abril de 2020, autorizam o financiamento no âmbito do Programa de Capitalização de Cooperativas Agropecuárias (Procap-Agro) ao amparo de Recursos Obrigatórios, de que trata o Manual de Crédito Rural (MCR 6-2); e cria linhas especiais de crédito de custeio ao amparo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp). Consulte se houver interesse.
A Resolução nº 2, de 9 de abril de 2020 – MEC/-FNDE, vem dispor sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE durante o período de calamidade pública.
As regras se aplicam durante o período de suspensão das aulas, autorizando a distribuição de gêneros alimentícios (merendas escolares) adquiridos sob o âmbito do PNAE às famílias dos estudantes.
Os alimentos adquiridos ou a serem adquiridos serão distribuídos por meio de kits, seguindo as determinações da legislação do PNAE.
A regra permite que a gestão local negocie com fornecedores vendedores dos certames públicos o adiamento da entrega dos alimentos para o reinício das aulas.
O detalhamento da forma (dinâmica, higiene e comparecimento) que os alimentos serão distribuídos poderá ser consultado na norma.
A aquisição de gêneros alimentícios priorizará a compra local, sempre que possível, nos moldes descritos e definidos para licitações e/ou chamadas públicas. A forma de pagamento também é tratada na regra. Se houver interesse, não
deixe de consultar.
A Instrução Normativa nº 1.935/2020 trouxe mais uma alternativa de atendimento na Receita Federal do Brasil: o Chat RFB. Agora, pessoas física e jurídica podem solicitar esclarecimentos nesse canal de atendimento que presta serviços para contribuintes autenticados no Portal e-CAC via certificado digital ou código de acesso.
A Medida Provisória nº 950, de 8 de abril de 2020, dispõe sobre medida destinada ao setor elétrico durante enfrentamento da pandemia.
Os efeitos são destinados aos consumidores de baixa renda e a regra é a seguinte:
- De 01/04/2020 a 30/06/2020 (3 meses), serão aplicados os seguintes descontos sobreas contas:
A Conta de Desenvolvimento Energético – CDE terá como objetivo, também, prover recursos por meio de encargo tarifário e permitir amortização de operações financeiras vinculadas às medidas aos impactos no setor elétrico decorrentes da calamidade.
A União foi autorizada a destinar recursos para a CDE e assim o fez por meio da Medida Provisória nº 948/2020, para cobertura dos descontos concedidos.
A decisão amplia a Tarifa Social de Energia Elétrica. Hoje, o programa funciona de forma escalonada. Agora, o governo vai isentar as contas de luz para todas as faixas durante três meses. Com isso, os consumidores que estão inscritos no programa terão um alívio de 100% nas contas de luz, até um consumo de 220 kWh por mês, entre 1º de abril e 30 de junho.
Com o advento da Medida Provisória nº 948, de 08/04/2020, houve regulamentação sobre as regras para cancelamento de serviços, reservas e eventos dos setores de turismo e cultura.
No escopo da norma, estão incluídos shows e espetáculos, sendo extensível a serviços turísticos (hospedagem, agências, transportadores, organizadoras, parques temáticos e acampamentos), cinemas, teatros e plataformas digitais de vendas de ingressos virtuais.
Desde que assegurem as condições seguintes, o prestador ou empresa responsável não será obrigado a reembolsar o consumidor caso:
Obervação. O crédito disponibilizado ao consumidor poderá ser utilizado no prazo de 12meses, contado do encerramento da calamidade.
Obervação 2. Para remarcação de serviços e demais, o prestador/empresa respeitará ao prazo de 12 meses após o fim da calamidade pública e a sazonalidade e os valores dos serviços originalmente contratados.
Obervação 3. Não ocorrendo remarcação ou acordo com o consumidor, o presta dor/empresa deverá restituir o valor suportado pelo consumidor, acrescido de atualização pelo IPCA-E, no prazo de 12 meses, contado do fim da calamidade.
Tais medidas não terão custo adicional, taxa ou multa ao consumidor, caso haja solicitação no prazo de até 90 dias, contados de 08/04/2020.
Os artistas já contratados até 08/04/2020, caso sejam impactados por cancelamentos realizados, não terão obrigação de reembolsar imediatamente o cachê, desde que o evento seja remarcado em até 12 meses do fim da calamidade.
Na impossibilidade de realização dos eventos após remarcação, os artistas deverão restituir o cachê com atualização pelo IPCA-E em até 12 meses do fim da calamidade.
A norma deixa claro que tais situações são hipóteses de caso fortuito ou força maior, não ensejando danos morais ou outras penalidades pecuniárias.
Está no ar o site https://servicos.mte.gov.br/bem/, que permite aos empregadores o acesso aos sistemas nos quais podem comunicar os acordos que fizerem com seus trabalhadores no Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEM – instituído pela Medida Provisória 936 de 1º de abril de 2020).
Por meio do link indicado, os empregadores e trabalhadores têm acesso às informações sobre o programa e sobre como proceder para formalizar os acordos e comunicar as condições ao Ministério da Economia.
Aos empregadores domésticos ou empregadores pessoa física, como profissionais autônomos que contratam assistentes e auxiliares, o caminho será uma página de serviços no portal gov.br.
Já as empresas devem usar o Empregador Web.
Para orientar e esclarecer dúvidas sobre o encaminhamento das informações, o Ministério da Economia elaborou um manual, acessível em: https://sd.maisemprego.mte.gov.br/sdweb/validador/Manual_EmpregadorWeb_BEM.pdf
O site indicado traça as orientações específicas para manuseio. Não deixe de consultar.
Medidas não apontadas neste documento serão acrescentadas em momento posterior.
Para a efeitos da Lei nº 13.982/2020 (que trata do Auxílio Emergencial – Coronavoucher), foi regulamentado o salário mínimo mensal antecipado e os requisitos do atestado médico.
A perícia médica poderá ser realizada após o fim do período de plantão e nos seguintes casos:
Atenção. Ato conjunto do Instituto Nacional do Seguro Social e da Subsecretaria da Perícia Médica Federal da Secretaria de Previdência definirá as situações em que a realização da perícia médica referida no caput será dispensada.
Atenção. Se as operações não atenderem ao disposto, não será considerada como número do Programa Emergencial de Suporte a Empregos, aplicando as regras às demais operações existentes no mercado.
O BNDES poderá repassar os recursos da União ao banco participante para cobrir as operações contratadas com recursos próprios (a título de reembolso). Esse caminho deverá se dar por meio de contrato de adesão.
O contrato deverá prever os valores máximos de repasse, limitado ao valor global dos recursos efetivamente transferidos ao BNDES pela união para execução do programa.
As operações de crédito devem:
A Medida Provisória foi sancionada para financiar a folha salarial de empresários, sociedades empresárias e sociedades cooperativas (exceto as de crédito).
A folha de pagamento deve ser processada pela instituição financeira. A receita bruta anual das pessoas jurídicas financiadas deve ser entre R$ 360 mil e R$ 10 milhões (considerando o total de grupo econômico, se for o caso), isto é, ela serve para empresas de pequeno e médio porte.
Será priorizado o atendimento digital. Para investimentos, deverá ser atestado se o crédito será destinado ao enfrentamento da Covid-19.
Outras medidas:
Capital de giro isolado:
Investimentos (e capital de giro associado a investimento – até 1/3 da operação)
O prazo é enquanto perdurar o estado de calamidade reconhecido pelo Poder Executivo Federal, com
limite até 31/12/2020.
Capital de giro |
Investimentos |
Despesas de custeio |
Descritos pela Lei nº |
Manutenção |
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Estoque |
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Despesas de salário e contribuições |
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Despesas com risco de inadimplência pela redução ou paralisação da atividade |
A Resolução no. 4.798/2020 instituiu linha de crédito especial com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO).
Ela vai ser ajudar pessoas físicas e jurídicas, incluindo cooperativas, com a finalidade de recuperar e preservar as atividades produtivas do país. Com destinação específica de capital de giro isolado e investimentos, inclusive capital de giro associado, as linhas vão atender aos setores industrial, comercial e de serviços dos municípios em estado de calamidade pública reconhecido por ato do Poder Executivo Federal.
Reduções de jornada e suspensão do contrato de trabalho são alterações permitidas. Confira aqui as rspostas para as respostas mais frequentes sobre a Medida Provisória nº 936, de 1º de abril de 2020.
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), decidiu prorrogar, por seis meses, o prazo para pagamento dos tributos apurados no regime. A Resolução CGSN no. 154/2020 beneficia os microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas.
Quanto aos tributos estaduais e municipais, o Comitê decidiu alongar, por três meses, os Impostos sobre Circulação de Mercadorias Serviços (ICMS) e Sobre Serviços (ISS) apurados no Simples Nacional, com vencimento em abril, maio e junho de 2020 para micro e pequenas empresas.
Já para os MEI, o prazo de estados e municípios será o mesmo concedido pela União: seis meses.
Confira o novo calendário de vencimento do Simples Nacional em 2020
O Governo Federal vai dar um auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais, autônomos e sem renda fixa durante a pandemia do novo coronavírus. O benefício será destinado a cidadãos maiores de idade sem emprego formal, mas na condição de trabalhadores informais, MEI ou contribuintes da Previdência Social.
Acesse aqui para saber se você tem direito a recebê-lo e como se cadastrar para garantir o benefício.
Através da Resolução RDC n. 356, de 23 de março de 2020, a Anvisa temporariamente autorizou que a fabricação, importação e aquisição de dispositivos médicos prioritários específicos sejam dispensados de:
A dispensa não libera o fabricante, importador e comerciante de obedecer às normas técnicas e de controle sanitário.
Sim. No dia 23 de março de 2020, o Governo Federal editou e publicou a MP 928, revogando o artigo 18. Com essa medida, a opção de suspender o contrato de trabalho com direcionamento do trabalhador para qualificação, sem pagamento de salário, não tem mais efeito imediato à empresa para enfrentamento da pandemia.
Sim. As entidades prorrogaram, por meio da Portaria Conjunta n. 555, de 23 de março 2020, por mais 90 dias o prazo de validade das Certidões Negativas e Positivas com Efeitos de Negativas. Para se beneficiar dessa medida, que favorece a participação em certames licitatórios e outras oportunidades que exigem as certidões, elas devem estar válidas na data da publicação da portaria.
O Comitê para Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM), por meio da Resolução n. 55, de 23 de março de 2020, definiu o rito para abertura, alteração e fechamento de empresas do Inova Simples, por meio da REDESIM.
O Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei), por meio da Instrução Normativa n. 77, de 18 de março de 2020, dispôs sobre os pedidos de autorização para funcionamento de filial, agência, sucursal ou estabelecimento no país, por sociedade empresária estrangeira.
Foi publicada Resolução Normativa da Aneel, estabelecendo a manutenção dos serviços de energia elétrica. Trata-se de uma medida que suspende apenas o corte do fornecimento, não impedindo a cobrança dos débitos pelos meios cabíveis (a partir do vencimento), a exemplo de uma negativação (SPC/Serasa), cobrança via telemarketing ou judicial.
Com a medida, em caso de inadimplência das contas mensais, fica proibido suspender:
Os serviços de atendimento presencial estão suspensos. As medidas podem ser revistas a qualquer tempo, e a resolução tem vigência por 90 dias, partir de 25 de março de 2020.
A Caixa Econômica Federal editou a Circular n. 893, de 24 de março de 2020, com orientações acerca da suspensão temporária de recolhimento do FGTS, para as competências de março, abril e maio de 2020, vincendas em abril, maio e junho do mesmo ano.
Todos os empregadores podem fazer uso dessa prerrogativa, independentemente de adesão prévia.
Para uso do benefício do diferimento, o empregador deverá declarar as informações até o dia 7 de cada mês, no seguinte molde:
O empregador que não prestar a declaração da informação ao FGTS até o dia 7 de cada mês, na forma prevista no item 1.1.1 ou 1.1.2, deve realizá-la impreterivelmente até a data limite de 20 de junho 2020 para fins de não incidência de multa e encargos devidos na forma do art. 22 da Lei n. 8.036/1990, sem prejuízo da aplicação de outras penalidades previstas em lei e regulamento.
As competências de março, abril e maio de 2020 não declaradas até 20 de junho 2020 serão consideradas atraso e sofrerão incidência de multa e encargos, na forma do art. 22 da Lei n. 8.036/1990.
Havendo rescisão do contrato, o empregador é obrigado ao recolhimento, mesmo durante o período de suspensão, além valores de natureza rescisória, sem incidência da multa e encargos devidos, caso efetuado dentro do prazo legal estabelecido para sua realização.
O parcelamento do recolhimento do FGTS de março, abril e maio de 2020, com as informações declaradas, prevê seis parcelas fixas, com vencimento no dia 7 de cada mês – início julho de 2020 e fim dezembro de 2020.
Quanto aos Certificados de Regularidade vigentes em 22 de março de 2020, terão prazo de validade de 90 dias, a partir da data do vencimento.
Os parcelamentos em curso que tenham parcelas a vencer nos meses de março, abril e maio de 2020, na hipótese de inadimplência no período da suspensão de exigibilidade de recolhimento, não constituem impedimento à emissão do Certificado, mas estão sujeitos à cobrança de multa e encargos do art. 22, de Lei 8.036/1990.
Considerando que o ICMS e o ISS não estão inclusos na prorrogação anunciada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), recomenda-se a emissão de uma guia avulsa para o recolhimento desses impostos.
O sistema deverá ser parametrizado. Como o benefício se inicia no próximo mês e o acesso ao cálculo de março abre somente em 1º de abril, ainda não é possível orientar detalhadamente como proceder.
Enquanto isso, o CGSN iniciou nova consulta aos representantes de estados e municípios para que avaliem a inclusão do ICMS e do ISS na prorrogação dos tributos do Simples Nacional.
Uma dica para o empreendedor é acompanhar o Diário Oficial da União (DOU), que traz oportunidades de negócio por meio de chamamentos públicos. Não deixe de acompanhar a Seção 3 do DOU, disponível no site www.in.gov.br.
Por meio do Decreto nº 10.279, de 18 de março de 2020, os entes e órgãos vinculados ao Governo Federal que necessitarem de documentos de seus usuários, como comprovação de regularidade, certidões, atestados e outros, poderão acessar diretamente a base de dados oficial da administração pública.
Não haverá exigência direta dos usuários. Caso tenha dados sigilosos, serão respeitados o requisito de segurança da informação e as restrições legais.
Para os usuários que queiram acessar os serviços públicos em prol da simplificação ou melhoria do serviço público, é necessário apresentar “Solicitação de Simplificação”, por meio de formulário próprio denominado Simplifique! Consulte http://simplifique.gov.br/
Muitos empregadores têm tomado medidas em relação a seus funcionários, seja liberando férias coletivas ou mesmo dispensando o trabalho com a manutenção salarial. As medidas, contudo, não se sustentarão, pois a crise, ao que tudo indica, será de longo prazo.
Para minimizar os prejuízos do trabalhador e da empresa, se não houver alteração do regime jurídico hoje em vigor, as medidas mais adequadas e imediatas são:
Um bom entendimento dos números e ciclos do seu negócio ajudará nisso. Optar por investir em produtos ou serviços que tenham um ciclo de vendas mais longo pode comprometer as reservas de caixa necessárias. Às vezes, não há uma ótima opção aqui, mas tente equilibrar suas necessidades imediatas sem prejudicar completamente os planos de longo prazo. Você terá que avaliar o risco de gastar e não gastar e como isso afeta os negócios.
Provavelmente não. É sempre bom estar aberto a novos mercados e não ter todos os seus ovos em uma cesta. No entanto, se estiver enfrentando uma desaceleração acentuada e drástica, essa opção pode ser cara e levar muito tempo para causar um impacto imediato. Aborde isso com cautela e seja fiel às partes principais do seu negócio. É o que você faz melhor.
Sim! Se você tem um orçamento ativo, é muito mais fácil rastrear alterações nas estimativas de gastos e receitas. À medida que fizer essas alterações, seu ponto de equilíbrio será alterado. Isso permitirá ter metas atualizadas e uma melhor compreensão do que será necessário para permanecer com saldo positivo.
Sim, sempre que possível, tente conversar com seu banco antes de enfrentar grandes problemas de caixa. Geralmente, é mais fácil solicitar linhas de crédito antes de estar desesperado por elas. Lembre-se de que seu banco deve ser tratado como um parceiro, afinal, seu sucesso é o sucesso deles.
Se está tendo problemas para cumprir com as obrigações de dívidas existentes, não espere para obter orientação. Eles podem estar dispostos a negociar acomodações de curto prazo para aliviar sua carga de caixa.
Nota: cuidado com os credores online rápidos e fáceis. Esses termos podem ser muito caros e fazer mais mal do que bem.
Sim, você deve procurar maneiras de economizar dinheiro, quando possível. Isso começa com um bom entendimento de suas margens e de seus produtos ou serviços geradores de receita em curto e longo prazo. Você deve ter um fluxo de caixa funcional para poder avaliar suas necessidades de caixa. Acesse conteúdo online sobre fluxo de caixa.
É muito comum as empresas terem dinheiro envolvido em inventário improdutivo. Uma boa compreensão do seu inventário muda com o tempo, e a idade dele o ajudará a encontrar os itens que precisam ser liquidados e transformados em dinheiro. Se pretende fazer descontos para aumentar as vendas, esse é o lugar certo. Coloque o inventário antigo para funcionar e transforme-o em dinheiro.
Os empresários que são capazes de administrar uma empresa com trabalhadores virtuais são incentivados a fazê-lo. Se o funcionário estiver mostrando sinais de uma infecção respiratória ou for um membro de um grupo mais vulnerável às orientações típicas do Covid-19, envie-o para casa até que os sintomas passem ou a declaração de desastre seja revogada.