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Thu Jul 08 16:50:06 BRT 2021
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Marketing digital: ferramentas que você precisa conhecer

Descubra como construir uma presença digital marcante para o seu negócio e turbinar seu e-commerce.

· 08/07/2021 · Atualizado em 08/07/2021
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A aceleração digital, intensificada pela pandemia, tem transformado os negócios que querem continuar relevantes, ampliar seu público consumidor e conquistar cada vez mais clientes. Por isso, manter uma presença digital marcante pode fazer a diferença para você, empreendedora.

A seguir apresentamos três ferramentas de marketing digital que são uma mão na roda para você se manter próxima do seu público, ser encontrada por possíveis clientes e marcar presença na internet na frente dos seus concorrentes. Confira!

WhatsApp Business

Garantir as vendas da sua empresa é muito mais fácil com o WhatsApp Business. O aplicativo é de uso corrente por grande parte das pessoas, e sua versão para os negócios é uma excelente ferramenta de comunicação.

Separamos algumas dicas de como usar esse serviço para manter o dinheiro entrando no caixa da sua empresa.

  • Envolva o cliente: antes de começar a disparar mensagens vendendo seus produtos ou serviços, aproxime-se do cliente, envolva-o e explique o diferencial do seu contato. Lembre-se de que, para ele, o WhatsApp é um recurso pessoal, que ele utiliza para interagir com pessoas próximas. Qualquer mensagem que ultrapasse essa linha pode soar como invasiva, incomodar e fazer com que ele bloqueie o contato da sua empresa.
  • Segmente sua lista de contatos: faça um cadastro dos novos clientes de sua empresa, solicite o número de WhatsApp e peça autorização para enviar comunicados sobre seus produtos ou serviços. Crie listas de contatos de forma segmentada para enviar informativos, promoções e ofertas.
  • Divulgue o número de WhatsApp da empresa: destaque o número de WhatsApp da empresa nos materiais e em todos os ambientes em que sua marca for divulgada. Crie comunicados para redes sociais e espalhe essa informação para que os clientes tenham acesso ao número e entrem em contato por meio desse canal.
  • Atribua tags aos clientes: as tags ajudam a organizar os contatos por ordem de interesse, área de atuação, perfil, dúvidas e outras categorias que escolher. Esse recurso é essencial para manter um e-commerce forte.
  • Aproveite os recursos das listas de transmissão: as listas de transmissão são como grupos de WhatsApp, com a diferença de que os clientes recebem as mensagens de forma individual. O conteúdo é enviado para todos os contatos selecionados de uma única vez. É possível criar listas de transmissão com até 256 contatos. Veja como é fácil criar a sua:

  • Invista num número exclusivo: você pode utilizar o WhatsApp Web e o WhatsApp pessoal no mesmo aparelho e com o mesmo número. Porém, esse método não é o ideal. Ter um número exclusivo para os assuntos da sua empresa vai garantir a sua privacidade e tornará o atendimento profissional, mais organizado e seguro. Invista num aparelho mais simples e num número de telefone exclusivo para atender os contatos da empresa.
  • Preste um bom atendimento: além de um canal de vendas, os clientes vão utilizar o WhatsApp para solicitar atendimento, tirar dúvidas etc. Aproveite a praticidade e esteja preparada para lidar com esse tipo de atendimento.
  • Utilize um link direto para o seu WhatsApp: coloque um link direcionando o cliente para o seu WhatsApp nas redes sociais, no seu site ou e-mail. Assim, você facilita o contato do cliente com a sua empresa. Para isso, siga o passo a passo:

  • Acompanhe as estatísticas das ações: quer saber se as suas campanhas estão sendo vistas pelos clientes? No WhatsApp Business, é possível verificar o relatório de mensagens, com estatísticas sobre o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes. É só clicar no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela do aplicativo, e ir em “Configurações”. Selecione “Configurações da empresa” e depois “Estatísticas”. Pronto! Seu relatório estará disponível.

SEO

Hoje em dia, buscar algo no Google se tornou um hábito tão comum que nem pensamos mais sobre isso, não é verdade? Garantir que seu negócio seja encontrado entre os primeiros resultados nos mecanismos de busca pode te ajudar a se destacar da concorrência.

Por isso, investir nas técnicas de Search Engine Optimization (SEO) — que otimizam sua posição nas ferramentas de busca, como Google, Bing e outros — é essencial para um e-commerce bem-sucedido. Assim, você, empreendedora que atua com e-commerce, pode garantir mais vendas, fidelizar e atrair novos clientes.

Pense em quantas páginas do Google você costuma visualizar antes de escolher em qual link clicar. Provavelmente, você vai só até o fim da primeira página ou ainda menos, certo?

Em uma busca rápida usando a palavra-chave “maquiagem”, por exemplo, o Google oferece como resposta nada menos do que aproximadamente 95 milhões de resultados, divididos em milhares de páginas. Daí a importância de o seu negócio aparecer logo no início.

Uma das principais vantagens das estratégias de SEO é que você não precisa de uma agência especializada para começar a implementar mudanças. Muitas ações podem ser feitas pela própria empreendedora ou pela pessoa responsável pelo site da empresa. 

Confira as dicas que separamos para dominar o SEO!

  • Palavras-chave: selecione as melhores palavras-chave para o seu negócio. Pense em como o usuário chama ou “busca” determinado produto ou serviço.
  • Descrição dos itens: invista em uma descrição detalhada dos itens, usando as palavras-chave escolhidas. Evite utilizar a descrição padrão dos fornecedores. Se você fizer isso, o cliente pode ir parar no site do fabricante e não no seu! Por isso, defina um padrão e adote-o em todos os seus produtos.
  • Carregamento da página: otimize o seu site para que o tempo de carregamento dele seja rápido. Isso ajuda os mecanismos de busca a colocá-lo no topo das pesquisas. 
  • Outras estratégias: aposte em disparos de e-mail marketing para aumentar o tráfego no site. Assim, busque alinhar seus esforços para que uma ferramenta contribua com a outra, seja o e-mail, as mídias sociais ou outros canais de marketing.

Já dominou esses primeiros passos? Então fique atenta aos itens descritos no infográfico abaixo.

Saiba mais sobre a gestão de lojas virtuais na página sobre e-commerce do Sebrae.

Google Ads

Agora, se você quer turbinar as suas vendas e tem recursos para comprar anúncios, uma ótima opção é investir no Google Ads. O serviço mostra os seus produtos com destaque nas pesquisas e também no YouTube, no Google Shopping, na Play Store e na rede de display.

Ao criar uma campanha de anúncios, você pode definir seu objetivo: segmentar seu público para gerar vendas e leads qualificados, estimular o tráfego no seu site, promover a imagem do seu negócio, aumentar o alcance do que você oferece junto ao público-alvo, incentivar as pessoas a explorar seus produtos ou serviços e muito mais!

A ferramenta é intuitiva e permite que você crie anúncios personalizados para atingir seu público. Você ainda pode acompanhar as conversões e o custo dos anúncios conforme a sua meta. Seja obter tráfego, impressões ou visualizações de vídeo, esse serviço pode fazer a diferença no seu negócio.

Confira o material que preparamos para você e saiba como configurar seus anúncios do Google Ads pela primeira vez.

Quer se aprofundar nessas ferramentas? Inscreva-se no curso Marketing digital para o empreendedor e descubra como construir e monitorar uma estratégia de marketing digital para alavancar o seu negócio.

Fontes:

Como conquistar mais clientes para o seu e-commerce com SEO

Material digital como configurar anúncios no Google Ads

Utilize o WhatsApp Business para manter as vendas


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