this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Maria Corá


Mulher só brinca de boneca?
Brinca de tudo, inclusive de criar!


Foi o que fez a Maria Corá, ceramista há 19 anos, depois de crescer vendo a mãe fazer crochê e bordado. A artesã resolveu criar bonecas diferenciadas, e ela afirma que se encontrou nesse trabalho. Maria faz bonecas de cerâmica imprimindo pontos de crochê nas peças e também teve a ideia de usar a poética no trabalho. Ela conta que é usando a colcha de retalhos como técnica para os trabalhos com cerâmica que busca transmitir a força das mulheres alagoanas que trabalham com bordados, crochê, linha e costura. Maria Corá também sempre busca aprender: “Estou sempre evoluindo o trabalho com uma releitura nova”, explica. 

Seja persistente e disposta a aprender

Maria fez muitos cursos no Sebrae e acredita que o trabalho evoluiu muito depois que se capacitou: “Eu consegui aumentar a capacidade técnica. Então o Sebrae realmente me ajudou muito, ajudou a me descobrir, a crescer, a conquistar os mercados, os clientes. A gente vai à feira juntos, participo de eventos (...)”, conta, além de receber ajuda tecnológica nas mídias sociais.

Mostre que você é capaz

Corá acredita que ainda existem muitas dificuldades para ter uma empresa de sucesso, mas o mais importante é acreditar que você pode, que você é capaz. No início, enfrentou muitos problemas e não teve o apoio da família. A ceramista conta que foi criticada por não seguir os passos da maioria, já que optou por um curso de Belas-Artes, mas precisava aprender e descobrir um novo mundo, novas possibilidades: “Eu criei uma coisa que não existia. Foram 11 anos de não soltar, de acreditar, mesmo com os outros falando que não daria certo”, relata.

Ela ainda conta que no começo duvidava muito de si, mas hoje acredita no seu produto e no seu talento, por isso afirma que o importante é não desistir e não aceitar quando alguém falar que não vai dar certo: “O tempo todo eu estou tentando me rever, me ressignificar, me reinventar”, finaliza. 

Continuar lendo