- Sebrae

Dúvidas Frequentes

< Ver todas as Dúvidas Frequentes

Finanças

O que é e como implementar o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira com a finalidade de apurar o saldo disponível em seu negócio para que haja sempre capital de giro na empresa, para aplicação, investimentos ou eventuais gastos.

Ao elaborar um fluxo de caixa, o empresário terá uma visão de futuro próximo, ou seja, uma ideia de como a situação financeira estará nos próximos dias, semanas ou mês.

Realizado em forma de planilha, em um relatório de fluxo de caixa devem estar registrados todos os recebimentos (vendas à vista e recebimento de duplicatas, entre outros) e todos os pagamentos (compras à vista, pagamentos de duplicatas, pagamento de despesas e outros pagamentos) previstos para o dia, a semana e até para o mês, caso essas compras e pagamentos sejam parcelados.

É bom lembrar que por menos pagamentos e recebimentos que haja na sua atividade, o trabalho de acompanhamento e planejamento do fluxo de caixa deve ser feito.

Conheça o passo a passo para implantar o fluxo de caixa no seu negócio

O Sebrae também disponibiliza um modelo de planilha de fluxo de caixa para orientar o empresário

Conheça ainda uma cartilha que auxilia o empresário não só a implementar, mas também a interpretar os resultados do relatório de fluxo de caixa (em PDF)


Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora
Conheça o Sebrae O que fazemos Transparência Licitações Agência Sebrae de Notícias Ouvidoria LGPD -->