Coworking ou "escritório compartilhado" é um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação.
Esses ambientes podem, inclusive, reunir entre os seus usuários profissionais liberais, empreendedores e usuários independentes.
O Coworking oferece espaços de trabalho em salas de diversos tamanhos, salas de reuniões e ambientes de convivência, como os espaços para cafés. Também são oferecidos serviços diversos como o endereço fiscal para a empresa, internet, secretária, máquinas de cópias entre outros. Geralmente, têm design atrativo e inovador, inspirando empresas de diversas áreas.
É uma maneira utilizada por muitos profissionais autônomos para solucionar o problema de isolamento do modelo de trabalho conhecido como home office. Além disso, é uma ótima alternativa para aumentar sua produtividade e fazer novos contatos de negócios através do networking com os outros usuários do espaço.
Pessoas e empresas usuárias de coworking também utilizam este modelo de trabalho para estabelecer relacionamentos de negócios onde oferecem e/ou contratam serviços mutuamente. Alguns destes relacionamentos também visam favorecer o surgimento e amadurecimento de ideias e projetos em equipe.
As práticas de conduta do coworking fazem com que este modelo se aproxime mais do modelo das cooperativas, onde o foco não está apenas no lucro, mas também na sociedade.
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócios e sim do ambiente no qual este negócio está inserido. O objetivo dos tópicos é dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado e contribuir para responder as perguntas como:
-
Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio?
-
Como se comportam essas variáveis de mercado?
-
Como levantar as informações necessárias para tomar a decisão de empreender neste segmento?
Para saber como elaborar um Plano de Negócios, procure a Unidade do Sebrae mais próxima ou clique aqui: Como elaborar um plano de negócios