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Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Mercado e negócios: como identificar uma oportunidade

Ideia e oportunidade de negócio não são sinônimos, por isso é preciso saber identificar as etapas que transformam uma ideia em um empreendimento de sucesso.

· 07/07/2022 · Atualizado em 12/07/2022
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Muita gente costuma confundir ideia de negócio com oportunidade de negócio. Elas podem até estar relacionadas, mas não são, definitivamente, sinônimos. Ter uma ideia de negócio é um dos primeiros passos para empreender, já a oportunidade surge quando é possível oferecer um produto ou um serviço que atenda a necessidade ou o desejo de alguém. Essa necessidade pode evidenciar que ali se encontra um nicho de mercado, portanto acompanhar as tendências é fundamental para quem ainda está na fase da ideia de negócio, que pode, evidentemente, concretizar-se como uma oportunidade de negócio. Em outras palavras, ter uma ideia de um produto ou de um serviço pode não se configurar como um bom negócio se você não tiver condições de atender o que o mercado está procurando: diferencial e competitividade com qualidade.

Uma boa oportunidade de negócio, geralmente, é atraente, ou seja, tem condições de ser desejada por muitos consumidores, é durável e possui valor agregado (benefícios em relação aos concorrentes). Então, reflita sobre o modelo de negócio que você vai desenvolver: se for igual a todos os outros já existentes, dependendo da quantidade de concorrentes e do tamanho do mercado, a sua empresa será apenas “mais uma”. Com isso em mente, procure entender quais soluções seu negócio pode proporcionar ao cliente, encontrando aspectos que o diferenciem da concorrência.

Tão importante quanto conhecer as tendências de mercado e estar disposto a investir para montar o seu negócio é conhecer a si mesmo, ou seja, saber qual é o seu perfil empreendedor, quais são as suas habilidades, quais são os seus propósitos e qual empreendimento irá satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais. É necessário envolvimento total em cada fase da construção do empreendimento, portanto escolha uma atividade que seja capaz de lhe proporcionar prazer e felicidade, em vez daquelas que não são mais do que uma justificativa para ganhar dinheiro.

Enfim, para que a sua ideia de negócio possa se tornar uma boa oportunidade de negócio, um passo importante é definir um plano de negócios, pois ele pode reduzir os riscos e as incertezas, já que pode restringir seus erros ao papel, prevenindo-o de cometê-los no mercado. O plano de negócios traça um retrato do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, com informações detalhadas do ramo escolhido, dos produtos e serviços, dos clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, dos seus pontos fortes e fracos.

Saiba mais:

Episódio de Podcast: Episódio 02: Oportunidade pintou e agora? (Atende e entende) - temporada #4/SebraePR - PODcrer

 Artigo: Conheça as principais dificuldades dos empreenddores na crise

 


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