this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Wed Jul 14 16:01:01 BRT 2021
Mercado e Vendas | REGISTRO DE PRODUTO
Erva-mate

Mais tradicional na Região Sul, a erva-mate faz parte da dieta de brasileiros país afora. Mas em São Matheus do Sul, no Paraná, a produção é diferenciada.

· 08/03/2021 · Atualizado em 14/07/2021

A araucária é um dos símbolos mais conhecidos do Paraná. Mas ao lado dela, na bandeira do estado, está representada outra planta muito importante para os paranaenses: a erva-mate. Seu cultivo ajudou, inclusive, na colonização do estado, na sua emancipação e na formação de seu povo.

Na história desse plantio, tão ligada à história do próprio estado, a região de São Matheus se destacou, e a qualidade e a fama de sua erva-mate são citadas em diversos relatos históricos. O clima peculiar favorece o cultivo por lá, o que tornou a região uma das maiores produtoras do país, respondendo por 14% da produção brasileira.

E os efeitos do clima não se restringem à produção da erva-mate, que é feita em consórcio com outras espécies florestais nativas da região. Assim, a interação entre clima, plantas do consórcio e erva-mate é muito importante para a qualidade do produto cultivado no local.

A erva-mate de São Matheus é diferenciada pelo sabor suave e especialmente pelo sistema de produção na floresta de araucária. Essas características especiais resultam em um sabor leve, que agrada o consumidor brasileiro e o de outros países, como o Uruguai, onde a infusão feita com essa planta também é um sucesso.

Só podem usar o selo da Indicação de Procedência São Matheus os produtos elaborados a partir de partes vegetais de erva-mate (Ilex paraguariensis St Hill.) 100% procedentes da região delimitada para essa indicação. São eles: sementes de erva-mate; mudas de erva-mate, erva-mate cancheada, erva-mate para chimarrão, erva-mate para tereré e chá mate.

Impacto na região

A Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Matheus faz a gestão e promove a Indicação Geográfica São Matheus para os produtos originados da cadeia produtiva da erva-mate na região. Em geral, a Indicação Geográfica protege o modo tradicional de produzir a erva-mate no território.

Onde encontrar

O mate de São Matheus é encontrado em mercados de todo o Brasil e também pode ser comprado facilmente pela internet.

Dados técnicos

Número: BR402015000011-8

Indicação Geográfica: São Matheus

UF: Paraná

Requerente: Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus

Produto: Erva-mate

Data do Registro: 27/06/2017

Delimitação: Municípios de Antônio Olinto, Mallet, Rebouças, Rio Azul, São Mateus do Sul e São João do Triunfo, no estado do Paraná.

QUER SABER AINDA MAIS SOBRE ESSA RIQUEZA QUE SÓ O BRASIL TEM A OFERECER? ASSISTA AO VÍDEO: 

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado