this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Thu Apr 29 19:27:36 BRT 2021
Mercado e Vendas | REGISTRO DE PRODUTO
Uvas finas de mesa

Quem visita Marialva encontra uma uva de coloração, tamanho, sabor e qualidade única, e também vivencia as mais belas paisagens locais com lindos parreirais.

· 04/03/2021 · Atualizado em 29/04/2021

 

Marialva, região noroeste do Paraná, é uma terra que se destaca na agricultura. Conhecida como Capital da Uva Fina, encanta todos com seus parreirais, que geram árvores tão frondosas que, para caminhar entre elas, é preciso se curvar, devido à sua altura e ao tamanho das uvas.

A história de Marialva com as uvas começou na década de 1960. A tradição da produção se iniciou com os japoneses que imigraram para a região e seus descendentes. Infelizmente, com o tempo, as terras vermelhas se tornaram improdutivas pelas monoculturas mecanizadas, como a soja. Demorou até o final da década de 1980 e início dos anos 1990 para as uvas começarem novamente a ganhar espaço e alcançar importância econômica no município.

O marco dessa nova viticultura foi o marialvense Toshikatsu Wakita, que erradicou seu cafezal para implantar a uva, mesmo enfrentando dificuldades para conseguir as mudas para plantio. Apesar da existência da planta em outros espaços paranaenses, nenhum deles conseguiu produzir uma fruta de qualidade como a de Marialva, em virtude de todo o histórico de conhecimento aplicado na atividade.

As cultivares predominantes são: Itália, Rubi, Benitaka, Brasil e BRS Núbia e BRS Vitória, com e sem semente, com colorações que vão da verde até a preta, passando pela avermelhada.

Essas delícias propiciaram a produção da chamada agricultura familiar, na qual famílias viram a chance de desenvolver atividades, em pequenas propriedades, que dessem uma rentabilidade para permanecer no campo. Produzir uva com a qualidade de Marialva faz parte da tradição e consiste em motivo de orgulho regional.

 

Impacto na região

O selo de Indicação de Procedência das uvas de Marialva garante o reconhecimento da origem dessa especialidade, o que não só agrega valor ao produto e potencializa o turismo da região, mas também fornece emprego para cerca de 5,5 mil pessoas diretamente e outras 7,5 mil indiretamente.

Onde encontrar

Pode ser comprada direto com os agricultores na região, mas, se não puder ir até lá, a dica é procurar as uvas finas em lojas virtuais de produtores certificados ou em lojas e mercados especializados do ramo.

Dados técnicos

Número: BR402015000003-7

Indicação Geográfica: Marialva

UF: Paraná

Requerente: Associação Norte Noroeste Paranaense dos Fruticultores (Anfrut)

Produto: Uvas finas de mesa

Data do Registro: 27/06/2017

Delimitação: A área geográfica a ser protegida está restrita às regiões produtoras de uva dos municípios de Marialva e Sarandi, no estado do Paraná.

QUER SABER AINDA MAIS SOBRE ESSA RIQUEZA QUE SÓ O BRASIL TEM A OFERECER? ASSISTA AO VÍDEO:


O conteúdo foi útil pra você?
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado