this is an h1

this is an h2

Quais são as necessidades e oportunidades
do seu município?

Saiba como identificá-las e usá-las como motor para o crescimento sustentável do local.

Veja como o Cidade Empreendedora pode transformar a realidade do seu município.

 


 

Continuar lendo
Confira os 10 eixos

de atuação com soluções para melhorar o ambiente de negócios e movimentar a economia local.

1. GESTÃO MUNICIPAL

Apoia na elaboração do plano de desenvolvimento econômico do município com soluções que considerem as vocações de cada território de acordo com as características e dinâmicas, ou seja, que tratem os diferentes locais de forma diferente.

Uma vez executado o plano de desenvolvimento econômico e suas ações, o município está apto a concorrer ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

 

Continuar lendo
2. LIDERANÇAS LOCAIS​​​​​​​

Identifica e capacita as lideranças locais para que desenvolvam iniciativas focadas na melhoria do ambiente de negócios do município em prol da competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios.

 

Continuar lendo
3. DESBUROCRATIZAÇÃO

Proporciona aos municípios agilidade no processo de abertura das empresas para geração de empregos e oportunidades aos cidadãos.

Neste eixo, também são oferecidas ferramentas para que o município atue em consonância com a Lei da Liberdade Econômica, com a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização das Empresas e Negócios (Redesim) e demais iniciativas da área.

 

Continuar lendo
4. SALA DO EMPREENDEDOR

Presta serviços que vão desde a orientação básica até a tramitação de documentos e processos relativos ao funcionamento regular das empresas aos empresários já estabelecidos ou potenciais

A ideia é que a Sala do Empreendedor seja um espaço de referência no atendimento aos empreendedores, atuando como um elo de transformação para o desenvolvimento local.

 

Continuar lendo
5. COMPRAS GOVERNAMENTAIS ​​​​​​

Promove o aumento da participação dos pequenos negócios nas compras governamentais, contribuindo assim para o aumento dos empregos e da retenção de renda no próprio município.

O eixo também apoia o município na adequação de seus processos licitatórios, com soluções que visam capacitar os gestores públicos de compras, desenvolver fornecedores locais e promover o fomento da agricultura familiar.


Saiba como fazer a adesão do seu município ao Portal Compras.gov.br para realizar suas aquisições públicas


Saiba como baixar o APP Compras.gov.br para conhecer as oportunidades de fornecimento para o mercado das compras públicas



 

 

Continuar lendo
6. EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA

Capacita os gestores escolares e professores em educação empreendedora e fortalece a perspectiva da educação integral, com foco no exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

Acesse orientações para organizar as agendas da política educacional do seu município.

Continuar lendo
7. INCLUSÃO PRODUTIVA

Estimula ações de inclusão produtiva econômica para populações em situação de vulnerabilidade social por meio de apoio aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), com capacitações focadas em empreendedorismo, para gerar oportunidades de renda, emprego e qualificação para o trabalho.

 

Continuar lendo
8. MARKETING TERRITORIAL E SETORES ECONÔMICOS

Apoia os segmentos econômicos estratégicos capazes de criar vantagens competitivas, considerando as características e dinâmicas do município para potencializar a economia local, com a modernização de feiras livres, campanhas de valorização do comércio local e encadeamento produtivo com foco territorial.

 

Continuar lendo
9. COOPERATIVISMO E CRÉDITO

Promove o desenvolvimento de cooperativas de crédito e de instituições alternativas de microcrédito para ampliar oportunidades aos pequenos negócios.

Este eixo também atua na abordagem de consórcios intermunicipais, que viabilizam investimentos, iniciativas e prestação de serviços com economia de escala, além de contribuírem para a expansão do mercado para os pequenos negócios.

 

Continuar lendo
10. INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Facilita acesso a serviços tecnológicos, conecta pessoas e empresas e promove sinergias nas cadeias de valor do município.

Também é foco desse eixo inserir os temas de inovação e sustentabilidade no setor público, com vistas à modernização, digitalização, aumento da eficiência de seus serviços e adequação à legislação ambiental.

 

 

Continuar lendo
Quer impulsionar o desenvolvimento socioeconômico e ser o protagonista do desenvolvimento local?

Busque o Sebrae, participe do Cidade Empreendedora e transforme o seu município.