Sobre o projeto

O Programa LIDER (Liderança para Desenvolvimento Regional) é uma iniciativa do Sebrae que nasceu para responder a carência de uma atuação integrada entre as lideranças do poder público, entidades privadas e do terceiro setor para a promoção desenvolvimento sustentável dos territórios brasileiros.

As lideranças são mobilizadas, sensibilizadas, organizadas e qualificadas para construção e implementação de agendas de desenvolvimento econômico para os territórios de que fazem parte.

O Sebrae, que também é agência de desenvolvimento do país, atua na promoção da competitividade dos pequenos negócios e territórios brasileiros, em prol do fomento ao empreendedorismo.

Juntos, formamos uma rede de desenvolvimento protagonista que pode mudar a realidade dos municípios e territórios do Brasil!

Planeje um futuro melhor para a sua região, o Programa LIDER irá te ajudar!

   

Continuar lendo
Perguntas Frequentes
  • Qual é a duração do Projeto LIDER?

    O projeto dura aproximadamente 19 meses, sendo 5 meses de preparação interna do Sebrae e 14 meses de implementação realizada através de 8 encontros e 4 fóruns de monitoramento.

  • O que é uma Agenda de Desenvolvimento?

    A Agenda de Desenvolvimento é um planejamento de ações prioritárias a serem realizadas no território por seus agentes e atores, a partir de uma projeção futura comum pactuada em um processo de construção coletiva. Representa as prioridades daquele território para a promoção do desenvolvimento econômico.

  • Quem irá tirar essa Agenda de Desenvolvimento do papel?

    A expectativa e proposta é que o grupo de participantes alcance um nível de coesão e organização que permita mobilizar os parceiros adequados para implementação da Agenda de Desenvolvimento elaborada. 

  • Quem pode participar?

    Pessoas com perfil de liderança indicadas pelo território e mapeadas pelo Sebrae. A participação ocorre por meio do convite realizado pelo Sebrae, após mapeamento das principais lideranças dos setores público, privado e 3º setor.

  • Fui convidado a participar do LIDER, o que preciso saber?

    Os encontros do projeto LIDER ocorrem conforme agenda definida pelo Sebrae em conjunto com os demais líderes convidados. Não existe custo para os participantes. A contrapartida esperada é a participação ativa em todos os encontros e fóruns do projeto. Ao final, espera-se que o grupo se organize de acordo com a opção de institucionalização mais aderente as próprias características e realidade local. Informações sobre as datas dos encontros serão obtidas diretamente com o representante do Sebrae que lhe convidou a participar.

  • Como faço para que essa iniciativa ocorra em meu município?

    Preencha o formulário “FALE COM A GENTE” e sinalize seu interesse que faremos contato com você.

  • De onde virão os recursos?

    Os recursos para a realização de cada Projeto LIDER e consequentemente a elaboração da Agenda de Desenvolvimento são disponibilizados pelo Sebrae.

    Para a execução/implementação das ações previstas nas Agendas é necessário que o próprio grupo de lideranças locais seja o protagonista na sensibilização e mobilização de parceiros que viabilizem a realização das ações prioritárias.

  • Existe custo ao participante do projeto LIDER?

    Não existe custo ao participante. A contrapartida esperada é a participação ativa em todos os encontros e fóruns do projeto em que fizer parte.

  • Qual é a principal entrega do Projeto LIDER?

    Uma Agenda de Desenvolvimento Local construída pelos líderes participantes com a facilitação de consultores do Sebrae, com ênfase nas potencialidades e oportunidades do território onde vivem.

Fale com a gente

Quer ter o Sebrae como parceiro do seu município? Preencha o formulário e aguarde o contato do Sebrae.

    

Continuar lendo