this is an h1

this is an h2

header_noticia_sem_foto
Artigo de Carlos Melles no site Poder 360: Os 50 anos do jovem Sebrae

Hoje uma das 10 marcas mais fortes do Brasil, a instituição celebra grandes realizações em defesa do empreendedorismo e dos pequenos negócios no país

O presidente do Sebrae, Carlos Melles: história da instituição representa um salto enorme para a sociedade brasileira (Foto/crédito - Charles Damasceno/Sebrae)

O Sebrae, como instituição, foi criado formalmente em 5 de julho de 1972. Há 50 anos, ainda grafado como Cebrae, nascia o Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa, uma das mais acertadas criações brasileiras. Mas o início dessa trajetória vitoriosa, sempre associada aos empreendedores brasileiros, foi muito antes, com a criação do Grupo Executivo de Assistência à Média e Pequena Empresa (Geampe), em 1960, no governo Juscelino Kubitschek, na origem da ideia que veio a se transformar nesse gigante em defesa dos pequenos negócios. Em 1990, aos 18 anos, como tinha de ser, veio o batismo definitivo do Sebrae e, concomitantemente, a emancipação jurídica do então adolescente Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, desvinculando-se da administração pública e tornando-se um serviço social autônomo, sem fins lucrativos.

Essa nostálgica linha do tempo do Sebrae é um motivo de orgulho e, simultaneamente, traduz o legado da perseverança e da fidelidade à sua missão original: a organização, capacitação e a promoção do desenvolvimento econômico e competitividade das micro e pequenas empresas para fomentar o empreendedorismo no país. Apesar de avanços gradativos para o segmento, pode-se afirmar com boa margem de segurança que um dos marcos legais mais relevantes para o segmento veio em 2006.

Embora protegido por muitas balizas constitucionais, o setor padecia com a ausência de uma legislação para robustecer e avançar no tratamento diferenciado, determinado pela Constituição Federal de 1988. O ambiente, então, era de extrema adversidade com excessiva burocracia e uma selvageria tributária, que condenava os empreendedores ao fracasso pré-datado. Nesse contexto, o Sebrae liderou uma mobilização que redundou na aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, uma revolução silenciosa. Foram muitos os passos pequenos de grandes homens e mulheres, mas que representaram um salto enorme para a sociedade brasileira.

Honrou-me a história e a providência em poder estar, modestamente, conduzindo o Sebrae nesse momento de celebração dos seus 50 anos. Meio século sem perder o ímpeto adolescente, a energia renovadora, a inquietação crítica para seguirmos falando de futuro e continuar fazendo história por muitas décadas, como já feito por outros. Me recorro ao pretérito para uma reverência obrigatória a todos os presidentes e diretores que nos antecederam.

Citar todos com a ênfase adequada seria insuficiente, injusto. Cada um deles contribuiu significativamente para o alargamento da reputação dessa marca que hoje é sinônimo de inovação, qualidade, capacitação, engenho, relevância, estima, agilidade, responsabilidade social e ambiental, originalidade, progresso, dinamismo e utilidade. Atributos que, obviamente, não foram conquistados apenas pelo corpo diretivo do órgão ao longo das cinco décadas, mas por cada um de seus dedicados colaboradores, parceiros e entusiastas – e eles são incontáveis. A força do Sebrae está na base, na disposição, no trabalho, na luta daqueles que transpiram e inspiram, sustentam suas famílias e expandem seus negócios apesar de uma renitente adversidade.

O muito já realizado não aconselha o repouso ou conforto. Ainda estamos distantes do modelo desejável, pois cotidianamente contrapomos um ambiente adverso para os donos de negócios com burocracias desnecessárias, tributações impróprias, gargalos restritivos no acesso ao crédito e, até mesmo, a reiteração de retóricas infundadas, algumas falaciosas, quanto à efetividade e importância dos pequenos negócios na pujança econômica. Os dados superlativos do segmento falam por si: 99% dos negócios em funcionamento no país, 55% dos empregos formais gerados no Brasil, 44% dos salários pagos mensalmente aos trabalhadores, 30% de participação na riqueza nacional e 78% das vagas de trabalho gerados em 2021. E, o mais relevante deles, que confere esse protagonismo inequívoco das MPE, imprescindíveis para a nação: eles impactam direta e indiretamente a vida de 86 milhões de brasileiras e brasileiros, ou seja, 40% vivem, trabalham, estudam, se alimentam, se divertem a partir de atividades vinculadas às MPE. Há, portanto, uma robusta conexão entre pequenos negócios e o Brasil – e, por extensão, entre o Sebrae e o país.

Para além das estatísticas, nós somos feitos da miscigenação, da crença, do suor e da força dos milhões de Josés, Marias, Raimundos, Cristinas entre tantos outros nomes honrados que enobrecem o Brasil. Com esses parceiros gigantes conquistamos, agora em junho, um emblemático presente de aniversário nesses 50 anos, nos quais não faltaram reconhecimentos e honrarias. A revista IstoÉ Dinheiro, em dobradinha com a TM 20, BAV, WPP e Superunion, anunciou que o Sebrae figurou, pela 1ª vez, entre as 10 marcas mais fortes do Brasil. O honroso ranking, referente ao ano de 2021, foi elaborado após 17 mil entrevistas, quando foram valoradas nada menos do que 1.700 empresas e avaliados 48 atributos vinculados a essas corporações.

É a coroação desse trabalho diuturno de meio século de cada um daqueles que trabalharam e ainda lutam pela expansão desse segmento que tem dado retornos concretos ao Brasil e à sociedade. É com essa mesma determinação, de demonstrar o caráter estratégico das micro e pequenas empresas na criação de empregos, geração de renda e no crescimento econômico que convidaremos os candidatos à Presidência da República para escrevermos o futuro do setor. Além da retrospectiva necessária, precisamos de uma agenda para os próximos 50 anos. Esse jovem senhor que é o Sebrae ainda guarda a energia criadora da sua juventude.

Carlos Melles

Carlos Melles, 75 anos, é presidente do Sebrae, engenheiro agrônomo, pesquisador e dirigente cooperativista. Foi deputado federal por 6 mandatos consecutivos. Tem histórico de luta pelas causas voltadas ao agronegócio, ao cooperativismo e às micro e pequenas empresas. Na Câmara dos Deputados, presidiu a Comissão Especial da Microempresa, que aprovou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (2006). Foi relator do projeto MEI (Microempreendedor Individual) e da ESC (Empresa Simples de Crédito), em 2018. No Governo Federal, foi ministro do Esporte e Turismo (em 2000) e, no Governo de Minas Gerais, secretário de Transportes e Obras Públicas (2011).

Link no Portal Poder 360

Sobre o Sebrae 50+50

As atividades que marcam os 50 anos de existência giram em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominada Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Conheça: www.agenciasebrae.com.br

 

Posso ajudar?