this is an h1

this is an h2

header_noticia_sem_foto
Artigo de Claudio Mendonça: Fortalecimento nos estados

 

Claudio Mendonça

Presidente da Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase)

No ano em que chegamos ao cinquentenário do Sistema Sebrae, a data memorável é um convite a revivermos o trabalho fundamental que todos os elos ligados a essa instituição vêm desempenhando ao redor do Brasil. A Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase) faz parte desse legado, contribuindo para a sustentabilidade dos pequenos negócios e para o desenvolvimento do país.

Desde a sua fundação, em 1985, a Abase nasceu com a missão de promover a união e cooperar para o desenvolvimento do Sistema Sebrae, dando suporte às pequenas e microempresas e consolidando-se como parceira essencial e interlocutora em questões ligadas ao segmento. Essa missão, que sempre norteou os trabalhos, garantiu que a associação estivesse presente em momentos decisivos da economia brasileira.

Entendemos que esse trabalho de promover a integração do Sistema Sebrae – respeitando a particularidade de cada região do Brasil –, nas lutas em defesa da instituição, fortalece, por consequência, os pequenos negócios, que hoje respondem por 99% das empresas brasileiras, mais de 54% dos empregos formais e 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Durante esse período de 37 anos de existência, a história da associação se funde às cinco décadas do Sistema Sebrae, compartilhando várias conquistas. Destacamos a melhoria progressiva do ambiente de negócios, facilitando o caminho para quem quer empreender. Construímos, com o poder público, uma legislação avançada de estímulo ao setor, em particular com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e seus sucessivos desdobramentos.

Olhando para o desempenho da atual gestão da Abase, eleita em abril do ano passado para conduzir o triênio 2021-2023, foi possível dar continuidade às ações em prol do Sistema Sebrae e dos pequenos negócios. Uma de nossas prioridades é a atuação mais próxima e integrada à diretoria do Sebrae Nacional, o que tem sido fundamental para os bons resultados alcançados.

Considerando o ano de 2021, realizamos cerca de 70 reuniões, que resultaram em diversas articulações. Já no mês de abril do ano passado, por exemplo, com a presença do diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, entidades representantes das pequenas e microempresas e membros do Senado Federal, apoiamos a aprovação do Projeto de Lei 5.575/2020, que disciplina o uso do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), garantindo crédito para os pequenos negócios.

Em 2022, a associação segue comprometida com sua missão institucional. Neste ano, já aprovamos a atualização do Estatuto Social da Abase e, além disso, contabilizamos outros êxitos, como a liberação de recursos aos estados no mês de janeiro – o que antes era disponibilizado em meados de maio em diante. 

Ainda neste ano, tivemos a aprovação, no Conselho Deliberativo Nacional (CDN) do Sebrae, do aumento do percentual nas Unidades Federativas para as ações de comunicação, de 3,5% para 5,5%, igualando ao do Sebrae Nacional. Com a verba maior, os estados poderão planejar com mais fôlego suas ações institucionais de divulgação, considerando o aniversário de 50 anos do Sistema Sebrae.

Hoje, a Abase é formada por 81 diretores, presentes em todas as regiões do país. Nossas ações avançam sempre na direção de consolidar cada vez mais a união entre os Sebrae nos estados e resultam em progressos relevantes para todos no Sistema. Celebrar os 37 anos da associação, com o cinquentenário do Sistema Sebrae, é reconhecer sua maturidade, capacidade de articulação e o fortalecimento do nosso potencial para integrar e seguir para novas conquistas.

A todos que contribuíram para que pudéssemos atingir esses resultados, nossos sinceros agradecimentos. Seguiremos empenhados na missão de fortalecer os Sebrae nos estados e promover o desenvolvimento do Sistema Sebrae como um todo, apoiando as pequenas e microempresas do Brasil. Afinal, seguindo o mote da campanha Sebrae 50+50, “Criar o futuro é fazer história”.

Artigo publicado no livro "Sebrae 50 Anos: Criar o Futuro é Fazer História"

Sobre o Sebrae 50+50

As atividades que marcam os 50 anos de existência giram em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominada Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Conheça: www.agenciasebrae.com.br

 

Posso ajudar?