“A importância dos pequenos negócios para a economia do país” é o tema do certame, um reconhecimento ao papel fundamental da imprensa para fortalecer o setor
Pequenos negócios, como o de Vanessa Reis, da Guilhermina Reis Camisetas (Goiânia), despertam interesse crescente da imprensa (Foto/crédito - Gérsion Carvalho/Sebrae)
Mais de mil jornalistas de todo o país disputam a 9ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), que recebeu 1.141 inscrições de trabalhos. A iniciativa irá premiar as melhores notícias veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira ou novas plataformas digitais sobre empreendedorismo e pequenos negócios. Esta edição marca o cinquentenário do Sebrae e reforça a importância do reconhecimento ao papel fundamental da imprensa para fortalecer e dar visibilidade aos pequenos negócios.
Os estados com os maiores números de inscritos foram São Paulo (163), Minas Gerais (92) e Santa Catarina (82). Outros destaques estão no Norte, Pará (53); no Nordeste, Bahia (62); e no Centro-oeste, Mato Grosso do Sul (66). A cerimônia de premiação nacional acontecerá em dezembro de 2022.
A categoria do Prêmio Sebrae de Jornalismo que mais recebeu inscrições foi a de Texto, com 499 trabalhos, seguida pelas de Vídeo (345), Áudio (154) e Foto (56). Além dos prêmios especiais de Jornalista Revelação, Jornalista Empreendedor e Jornalista Influenciador Digital que, ao todo, receberam 87 trabalhos.
O tema central desta edição é “A importância dos pequenos negócios para a economia do país” e concorrem ao prêmio matérias e reportagens veiculadas de 1 de setembro de 2021 a 29 de junho de 2022, bem como podcasts e vídeos veiculados em plataformas digitais nesse mesmo período.
Os trabalhos inscritos nas categorias de Texto, Áudio, Vídeo e Foto concorrem primeiro na etapa estadual. Os vencedores serão anunciados pelas UFs do Sebrae até o final de setembro, e os trabalhos classificados seguem na disputa nas etapas regional e nacional. A etapa nacional será finalizada em dezembro.
Já os trabalhos inscritos nos prêmios especiais de Jornalista Revelação, Jornalista Empreendedor e Jornalista Influenciador Digital concorrem direto na etapa nacional. Os finalistas serão anunciados próximo à data da cerimônia de premiação nacional.
Para saber mais: www.premiosebraejornalismo.com.br
Sobre o prêmio
9º Prêmio Sebrae de Jornalismo – A força do jornalismo a favor da cultura empreendedora
É um concurso jornalístico instituído pelo Sebrae, que se tornou referência no fomento do jornalismo empreendedor no Brasil. A edição de retomada do Prêmio Sebrae de Jornalismo, realizada em 2021, teve um número recorde de inscrições – mais de 1,1 mil trabalhos inscritos – sendo 63 premiados na primeira etapa, que ocorreu em 20 estados. Veja no site o histórico dos veículos e jornalistas que já foram reconhecidos pela premiação.
Sobre o Sebrae 50+50
As atividades que marcam a celebração dos 50 anos do Sebrae giram em torno do tema “Criar o futuro é fazer história” e procuram mostrar a conexão da instituição com o Brasil. Denominada Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza as ações atuais nos três pilares da instituição: aprimorar a gestão empresarial, desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios e promover a cultura empreendedora. Mostra também a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar para o futuro, ao mesmo tempo, voltado para os novos desafios do empreendedorismo no país.
Conheça: www.agenciasebrae.com.br
Disponibilizamos conteúdos para acesso e download, para aprender sobre Educação Empreendedora ou conhecer assuntos específicos de forma rápida e objetiva.
Abrir uma startup dá trabalho e muitos empreendedores não veem a hora de conquistar um aporte para poder expandir seus negócios. Mas, investimentos são baseados em critérios como confiança, retorno sobre o capital e o encaixe entre as estratégias do fundo e da empresa investida. Por isso, um investimento em early-stage (fase inicial) pode demorar mais do que você pensa. Cada investidor tem um timing próprio e um processo de avaliação diferente. No Brasil, existem quatro tipos mais comuns de investidores:1. Angels que atuam individualmente Também conhecidos como “investidores-anjo”, se tiverem boas referências do empreendedor e do projeto, podem levar de 2 a 8 semanas para investirem uma média de R$ 100 mil (ou até mais que isso, em alguns casos).2. Grupos de Angels Grupos de angels atuando em conjunto costumam avaliar projetos em fóruns semestrais. Aproveitando a janela de oportunidade e sendo aprovado para os fóruns na hora certa, você pode conseguir de R$ 200 mil a R$ 500 mil em até 3 meses.3. Fundos de capital semente com recursos privados (como a Astella ou Monashees): Os fundos com recursos privados geralmente definem suas próprias regras porque tem mais flexibilidade para negociar acordos junto aos seus diversos investidores. Alguns deles podem avaliar sua empresa, sumir por um tempo e reaparecer com uma proposta. Outros podem ajudá-lo a melhorar a empresa informalmente e, ao final de vários meses de interação constante, fazerem uma proposta formal de investimento para fechá-la em poucos dias. Fundos como esses tendem a fazer um primeiro aporte de R$ 200 mil a R$ 1 milhão em um período entre 3 a 6 meses para projetos realmente atrativos.4. Fundos de capital semente com capital público em sua composição (como a Confrapar e alguns fundos da FIR Capital) Nesse caso, os fundos têm regras específicas e investidores institucionais, aumentando a formalidade do processo de avaliação. Por isso, podem levar de 3 a 6 meses somente para avaliar se a empresa está apta a receber um investimento de entre R$ 1 milhão e R$ 5 milhões. Na média, projetos maduros recebem R$ 2 milhões em até 6 meses, contando 3 meses para avaliação e 3 meses migrando a empresa para a nova estrutura de capital. Como organizar seu contato com investidores Interagir com o tipo certo de investidor é importante porque traz conselhos relevantes e ajuda a medir a atratividade do seu projeto. Mesmo assim, essa prática deve ser muito bem gerenciada: o empreendedor não pode ficar muito tempo sem obter feedback, mas também não pode gastar tempo demais atendendo às demandas dos investidores. Também é importante ressaltar que a pior hora para conseguir investimentos é quando o dinheiro acaba, a ponto do projeto congelar ou mesmo morrer. Planeje-se para engrenar sua startup antes dessa hora chegar ou gerencie seu contato com os investidores certos para acioná-los na hora certa. Autor convidado: Yuri Gitahy, fundador da Aceleradora.