COMÉRCIO ELETRÔNICO

5 dicas para abrir o seu e-commerce

Vender por meio da internet pode ser muito atrativo, mas requer alguns cuidados. Confira cinco dicas que preparamos para você ter sucesso no seu e-commerce.

Investir em uma loja virtual é uma boa opção para quem deseja iniciar um negócio ou mesmo fazer com que a empresa cresça. Segundo levantamento realizado pela loja Integrada, o investimento inicial para abrir um e-commerce é de cerca de R$ 1 mil. Por isso, é uma opção atrativa para os empreendedores.

A praticidade também é um fator que chama a atenção do consumidores. Pensando em auxiliá-lo em ter um e-commerce de sucesso, separamos cinco dicas fundamentais, confira.

1. Conheça o mercado digital

Vender em loja física é muito diferente que vender em loja online. Um fator que merece destaque e atenção é o preço do seu produto. Para saber como estipular o preço de venda adequado, confira o curso online gratuito do Sebrae sobre o assunto.

A venda na internet exige cuidado com outros aspectos. Por exemplo: custo da hospedagem do site, taxa cobrada pelo meio de pagamento que vai escolher, prazo para o dinheiro entrar na sua conta, custo da transportadora e vários outros. Isso não significa que vender pela internet é mais caro que pela loja física. São apenas custos e dinâmicas diferentes.

2. Organize o site

Você não precisa contratar uma superequipe especialista em tecnologia para colocar o seu site no ar. Existem plataformas prontas que podem ser o pontapé inicial para o seu mundo online: Shopify, Wix, Magento, Woocommerce, entre outros. Nelas, você pode montar o seu site de forma bem intuitiva e com a cara da proposta da sua marca.


Um bom site é aquele que vende. Por isso, fique alerta com as opiniões de outras pessoas que não têm experiência no mercado digital ou não são seus clientes (elas pode acabar dificultando as suas vendas).


3. Conheça seu cliente

Uma grande vantagem de vender na internet é conhecer seu consumidor de forma mais prática e fácil. Você pode conversar com ele por mensagem direta ou rede social. Outra forma de entender melhor o seu cliente é olhar sites e redes sociais do seu concorrente: se no ramo em que atua houver alguma outra loja ou marca que venda na internet há muito tempo, observe o que esses consumidores estão comentando. Isso vai ajudar a pegar algumas informações e entender melhor os hábitos de compra. Evite repetir o que faz o seu concorrente. Busque apenas referências e seja criativo e inovador ao aplicar o aprendizado no seu negócio.

4. Desenvolva estratégias de marketing

Os investimentos em estratégias de marketing podem ser determinantes para o sucesso do seu e-commerce. É preciso saber vender o produto ou serviço e ser persuasivo o suficiente para convencer o cliente de que o seu negócio é de qualidade.

Por exemplo:

E na internet é possível testar. Você pode divulgar os dois anúncios ao mesmo tempo e no mesmo período para analisar qual deles está gerando mais vendas para o seu negócio. Depois, é só tirar do ar aquele que não está trazendo bons resultados.

5. Entenda sobre logística e estoque no e-commerce

A logística do e-commerce tem características diferentes. Já que o cliente não vai até sua loja pegar o produto, ele espera recebê-lo no endereço solicitado. Por isso é importante ficar atento a como melhorar seus processos de logística.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae sobre as principais dificuldades de gestão de um e-commerce, a logística foi apontada como o segundo maior obstáculo encontrado na administração do comércio virtual.

 

Existem sites que estão prontos para anunciar e vender o seu produto. Eles são os chamados marketplaces. A grande maioria é gratuita, assim como o Mercado Azul, do Sebrae. Lá você pode criar a descrição do seu produto, inserir fotos e fazer algumas negociações para testar a logística do seu negócio ao vender na internet. 

 

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