COMÉRCIO ELETRÔNICO

5 dicas para abrir uma franquia de sucesso

Franquia pode ser uma boa opção para quem deseja empreender. Saiba o que analisar antes de montar a sua e como realizar esse processo.

Franquias são consideradas opções mais seguras para empreendedores menos experientes. E são um mercado que está em expansão. Quem planeja abrir um negócio nesse modelo conta com a expertise do franqueador, um plano de negócios estruturado e um planejamento mais assertivo. Além disso, tem várias opções de marcas consolidadas e nos mais diferentes ramos de atividades.

Preparamos cinco dicas essenciais para quem pensa investir nesse mercado.

1. Pesquise as franquias

Antes de assumir uma franquia, você deve fazer uma análise do negócio. Não basta escolher a mais lucrativa. É preciso avaliar a compatibilidade da atividade com o seu perfil empreendedor. Algumas franquias podem estar acima da sua capacidade de atendimento. Outras podem exigir habilitações ou tempo de dedicação exclusivo que simplesmente não combinam com a sua realidade.



Elabore critérios de análise como afinidade, reconhecimento da marca, orçamento e outros que considerar essenciais. Depois de definir isso, submeta cada franquia a eles e aprofunde a sua pesquisa com aquelas que forem mais bem avaliadas. 

2. Planeje os investimentos

É preciso ter capital suficiente para iniciar e também para manter a operação até que ela se torne rentável. O risco de gastar mais do que havia sido planejado é uma possibilidade em qualquer empreendimento. Por isso é importante ter cuidado para administrar seu negócio sem prejudicar a saúde financeira da franquia.

 

3. Faça análise de lucratividade

Não basta conhecer o capital inicial total previsto pela franqueadora. É necessário saber quais são as opções de rentabilidade e por que investir em uma franquia. Para isso é necessária uma análise de lucratividade comparada a outros investimentos disponíveis no mercado. Fique atento!

4. Avalie a experiência do franqueador

O franqueado paga por um know-how: pelo conhecimento de um modelo e pelo direito de uso de uma marca reconhecida no mercado. Mas, para obter o sucesso já alcançado pelo franqueador, é preciso ter o seu apoio na forma de bons treinamentos, inovação tecnológica aplicada ao negócio e suporte operacional. Você pode medir isso conversando com os donos de outras unidades que já estão em operação.

5. Verifique a saúde financeira da franquia

A franqueadora precisa garantir a viabilidade do seu plano de negócio com dados financeiros que comprovem a sua capacidade de atender as necessidades de gestão da rede.

 

  • Clique aqui e confira vantagens e desafios da franquia e boas práticas para ajudar no sucesso do empreendimento.
  • Acesse o curso online do Sebrae e saiba como conhecer a viabilidade do seu negócio.
  • É importante ter um bom plano de negócios para que tudo dê certo na sua empresa. Confira no vídeo abaixo informações sobre essa importante etapa. 


O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: