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Mercado e Vendas | PUBLICIDADE
5 dicas para atrair mais clientes usando as redes sociais

Confira algumas dicas e use as redes sociais de forma estratégica para trazer retorno direto aos seus negócios.

· 08/07/2019 · Atualizado em 07/08/2023
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Segundo o Estudo Digital Global 2022, a internet (popularizada nos anos 90 do séc. XX) é usada por perto de 5 mil milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que o número de pessoas que não usa a internet baixou a marca dos 3 mil milhões. Em 2021, o uso da internet cresceu 4 por cento em relação a 2020. Em 2021, o mundo atingiu a marca de 4,62 bilhões de usuários de redes sociais. O Brasil é o 2º país que mais passa tempo na Internet e também o 3º que mais usa redes sociais

As redes sociais fazem parte da vida das pessoas. Por isso, viraram ferramentas de comunicação essenciais para atrair e fidelizar clientes. Pensando nisso, preparamos cinco dicas para você melhorar suas vendas usando esses canais. Confira.

1. Saiba usar cada canal de comunicação

É fundamental entender as particularidades de cada rede social. Use-as da melhor forma possível e agregue valor à comunicação da sua empresa. Por exemplo:


Mostre o cotidiano do negócio, seus produtos e/ou serviços com fotos e vídeos (curtos ou longos). Você pode usar e abusar das hashtags (#). Elas são capazes de expandir o alcance da sua empresa e tornar sua marca mais conhecida. Use hashtags que tenham a ver com o conteúdo que está postando, além das hashtags da marca. Uma boa alternativa é associar a sua marca com influenciadores digitais, para ampliar ainda mais o alcance de pessoas com potencial de compra.

É uma das redes mais consumidas. Permite explorar vídeos em diversos formatos: séries, entrevistas, conteúdo sobre como fazer algo e muito mais. Além disso, o Youtube permite a monetização dos conteúdos, de acordo com as regras da plataforma.

É uma ferramenta que pode reforçar a presença digital da empresa por meio da interação com os clientes. Conteúdos que favoreçam o compartilhamento são os preferidos pela plataforma. Além disso, divulgar sua empresa nesse canal tem um custo relativamente baixo.


Não é uma rede social, mas merece ser mencionado. Nele, você pode criar um canal de comunicação com os clientes, com foco mais intenso nas vendas. A opção do aplicativo business, é ideal para quem quer turbinar as vendas.  Mas tome cuidado com essa interação, ela deve ser feita de forma consentida e não invasiva.


Atualmente é uma das melhores plataformas para a publicidade. É uma rede dinâmica e factual, ideal para difundir ideias e opiniões e gerar engajamento com seus seguidores. Mas você deve avaliar se faz sentindo para o seu negócio. É uma rede social que tem uma pegada mais jornalística, de compartilhamento de informações em tempo real.

2. Comunicação de qualidade

As redes sociais são espaços muito visuais. Por isso é fundamental usar imagens e materiais de boa qualidade e pensar em ações focadas em interação, que é fundamental para conquistar engajamento do público. Portanto, solte a criatividade.

3. Canais de venda

Não é imprescindível ter um e-commerce para ter uma presença marcante nas redes sociais. No entanto, cabe ao empreendedor avaliar a real necessidade e a viabilidade de desenvolver esse canal de venda.

Cada canal tem uma finalidade e gera uma oportunidade. Mas lembre-se de que existem regras às quais deve ficar atento para regulamentar a atuação do seu negócio. Por isso, analise o que é mais interessante para a sua empresa de acordo com a sua realidade.

É possível comercializar produtos pelas redes sociais. O Facebook e o Instagram possuem a opção “Shopping” que pode gerar grande interesse pelos seus produtos. O WhatsApp Business também pode ser uma boa ferramenta de vendas. Faça um bom planejamento e organize-se para não prejudicar nem o cliente nem o seu negócio.

4. Gestão

Existem várias ferramentas que você pode usar para apoiar a gestão das redes sociais. Por exemplo: BufferSwonkie, HootsuiteCyfe. Elas têm como objetivo programar postagens, monitorar as métricas, medir o alcance das páginas, acompanhar a evolução dos seguidores e avaliar o engajamento. É interessante usar o perfil empresarial para analisar esses dados. Assim, você faz uma gestão mais assertiva nas suas redes.

Vale também impulsionar os seus posts. Faça publicações patrocinadas. Elas permitem direcionar a mensagem para um público maior, que não seria possível alcançar de forma orgânica. Além disso, é possível direcionar uma determinada comunicação para um público bem definido sem que apareça na linha do tempo do seu perfil. É o chamado “dark post”.

5. Público-alvo

É fundamental definir o perfil do público-alvo que você deseja atingir para ter uma comunicação mais eficaz e eficiente. As redes sociais permitem que as informações sejam direcionadas de forma muito precisa para um público muito específico. Não é o que acontece em outros canais de comunicação, como o jornal impresso ou a televisão, que falam com o público geral.

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