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5 dicas para atrair mais clientes usando as redes sociais

Confira algumas dicas e use as redes sociais de forma estratégica para trazer retorno direto aos seus negócios.

Pesquisas apontam que mais de um bilhão de pessoas no mundo utilizam as redes sociais. Os brasileiros são a segunda maior população a passar mais tempo na internet. De acordo com o the next, o número de usuários de mídia social teve um aumento de 9% desde ano passado.

As redes sociais fazem parte da vida das pessoas. Por isso viraram ferramentas de comunicação essenciais para atrair e fidelizar clientes. Pensando nisso, preparamos cinco dicas para você melhorar suas vendas usando esses canais. Confira.

1. Saiba usar cada canal de comunicação

É fundamental entender as particularidades de cada rede social. Use-as da melhor forma possível e agregue valor à comunicação da sua empresa. Por exemplo:


Mostre o cotidiano do negócio com fotos e vídeos curtos. Você pode usar e abusar das hashtags (#). Elas são capazes de expandir o alcance da sua empresa e tornar sua marca mais conhecida. Use hashtags que tenham a ver com o o que você faz. Também busque apoio de influenciadores digitais e promova vendas alinhadas com o WhatsApp.


É uma das redes mais consumidas. Permite explorar vídeos em diversos formatos: séries, entrevistas, conteúdo sobre como fazer algo e muito mais.


É uma ferramenta que pode reforçar a presença digital da empresa por meio da interação com os clientes. Além disso, divulgar sua empresa nesse canal tem um custo relativamente baixo.


Não é uma rede social, mas merece ser mencionado. Nele você pode convidar seus clientes por meio das redes sociais e ter mais informações via esse aplicativo, permitindo uma negociação personalizada. Mas tome cuidado com essa interação. Ela deve ser feita de forma consciente e não invasiva.


Atualmente é uma das melhores plataformas para a publicidade. Uma rede dinâmica e atualizada é um dos melhores sites para difundir conteúdo facilmente e criar engajamento com seu seguidores. Mas você deve avaliar se faz sentindo para o seu negócio. É uma rede social que tem uma pegada mais jornalística, de compartilhamento de informações em tempo real. 

 2. Comunicação de qualidade

As redes sociais são espaços muito visuais. Por isso é legal usar imagem e materiais de boa qualidade e pensar em ações focadas em interação, que é fundamental para conquistar engajamento do público. Portanto, solte a criatividade.


3. Canais de venda

Não é imprescindível ter um e-commerce para ter uma presença marcante nas redes sociais. No entanto, cabe ao empreendedor avaliar a real necessidade e a viabilidade de desenvolver esse canal de venda.

Cada canal tem uma finalidade e gera uma oportunidade. Mas lembre-se de que existem regras às quais deve ficar atento para regulamentar a atuação do seu negócio. Por isso, analise o que é mais interessante para a sua empresa de acordo com a sua realidade.


É possível comercializar produtos pelas redes sociais. Como destacamos na primeira dica, você pode divulgar pelo Instagram, encaminhar por WhatsApp e fechar a venda por lá usando um meio de pagamento online. Faça um bom planejamento e organize-se para não prejudicar nem o cliente nem o seu negócio.

4. Gestão

Existem várias ferramentas que você pode usar para apoiar a gestão das redes sociais. Por exemplo: Buffer, Swonkie, SKEDit, Hootsuite, Cyfe. Elas têm como objetivo programar postagens, monitorar as métricas, medir o alcance das páginas, acompanhar a evolução dos seguidores e avaliar o engajamento. É interessante usar o perfil empresarial para analisar esses dados. Assim, você faz uma gestão mais assertiva nas suas redes.

Vale também impulsionar os seus posts. Faça publicações patrocinadas. Elas permitem direcionar a mensagem para um público maior, que não seria possível alcançar de forma orgânica. Além disso, é possível direcionar uma determinada comunicação para um público bem definido sem que apareça na linha do tempo do seu perfil. É o chamado “dark post”.

5. Público-alvo

É fundamental definir o perfil do público-alvo que você deseja atingir para ter uma comunicação mais eficaz e eficiente. As redes sociais permitem que as informações sejam direcionadas de forma muito precisa para um público muito específico. Não é o que acontece em outros canais de comunicação, como o jornal impresso ou a televisão. Eles falam com o público geral.

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