5 dicas para atrair mais clientes usando as redes sociais
Confira algumas dicas e use as redes sociais de forma estratégica para trazer retorno direto aos seus negócios.

Pesquisas apontam que mais de um bilhão de pessoas no mundo utilizam as redes sociais. Os brasileiros são a segunda maior população a passar mais tempo na internet. De acordo com o the next, o número de usuários de mídia social teve um aumento de 9% desde ano passado.
As redes sociais fazem parte da vida das pessoas. Por isso viraram ferramentas de comunicação essenciais para atrair e fidelizar clientes. Pensando nisso, preparamos cinco dicas para você melhorar suas vendas usando esses canais. Confira.
1. Saiba usar cada canal de comunicação
É fundamental entender as particularidades de cada rede social. Use-as da melhor forma possível e agregue valor à comunicação da sua empresa. Por exemplo:
Mostre o cotidiano do negócio com fotos e vídeos curtos. Você pode usar e abusar das hashtags (#). Elas são capazes de expandir o alcance da sua empresa e tornar sua marca mais conhecida. Use hashtags que tenham a ver com o o que você faz. Também busque apoio de influenciadores digitais e promova vendas alinhadas com o WhatsApp.
É uma das redes mais consumidas. Permite explorar vídeos em diversos formatos: séries, entrevistas, conteúdo sobre como fazer algo e muito mais.
É uma ferramenta que pode reforçar a presença digital da empresa por meio da interação com os clientes. Além disso, divulgar sua empresa nesse canal tem um custo relativamente baixo.
Não é uma rede social, mas merece ser mencionado. Nele você pode convidar seus clientes por meio das redes sociais e ter mais informações via esse aplicativo, permitindo uma negociação personalizada. Mas tome cuidado com essa interação. Ela deve ser feita de forma consciente e não invasiva.
Atualmente é uma das melhores plataformas para a publicidade. Uma rede dinâmica e atualizada é um dos melhores sites para difundir conteúdo facilmente e criar engajamento com seu seguidores. Mas você deve avaliar se faz sentindo para o seu negócio. É uma rede social que tem uma pegada mais jornalística, de compartilhamento de informações em tempo real.
2. Comunicação de qualidade
As redes sociais são espaços muito visuais. Por isso é legal usar imagem e materiais de boa qualidade e pensar em ações focadas em interação, que é fundamental para conquistar engajamento do público. Portanto, solte a criatividade.
3. Canais de venda
Não é imprescindível ter um e-commerce para ter uma presença marcante nas redes sociais. No entanto, cabe ao empreendedor avaliar a real necessidade e a viabilidade de desenvolver esse canal de venda.
Cada canal tem uma finalidade e gera uma oportunidade. Mas lembre-se de que existem regras às quais deve ficar atento para regulamentar a atuação do seu negócio. Por isso, analise o que é mais interessante para a sua empresa de acordo com a sua realidade.
É possível comercializar produtos pelas redes sociais. Como destacamos na primeira dica, você pode divulgar pelo Instagram, encaminhar por WhatsApp e fechar a venda por lá usando um meio de pagamento online. Faça um bom planejamento e organize-se para não prejudicar nem o cliente nem o seu negócio.
4. Gestão
Existem várias ferramentas que você pode usar para apoiar a gestão das redes sociais. Por exemplo: Buffer, Swonkie, SKEDit, Hootsuite, Cyfe. Elas têm como objetivo programar postagens, monitorar as métricas, medir o alcance das páginas, acompanhar a evolução dos seguidores e avaliar o engajamento. É interessante usar o perfil empresarial para analisar esses dados. Assim, você faz uma gestão mais assertiva nas suas redes.
Vale também impulsionar os seus posts. Faça publicações patrocinadas. Elas permitem direcionar a mensagem para um público maior, que não seria possível alcançar de forma orgânica. Além disso, é possível direcionar uma determinada comunicação para um público bem definido sem que apareça na linha do tempo do seu perfil. É o chamado “dark post”.
5. Público-alvo
É fundamental definir o perfil do público-alvo que você deseja atingir para ter uma comunicação mais eficaz e eficiente. As redes sociais permitem que as informações sejam direcionadas de forma muito precisa para um público muito específico. Não é o que acontece em outros canais de comunicação, como o jornal impresso ou a televisão. Eles falam com o público geral.
- Coloque sua empresa nas redes sociais com o curso online do Sebrae. Saiba como analisar a viabilidade da sua presença nesses canais, minimizar riscos e aproveitar as oportunidades.
- Confira a palestra que fez parte da Semana do MEI e saiba como atrair clientes e vender mais usando as redes sociais.
- Clique aqui e descubra como as mídias sociais podem ajudar sua estratégia de marketing digital a conquistar e fidelizar mais clientes.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraConteúdo relacionado
Resumo dos principais impactos, cenários futuros, boas práticas e dicas para empresários de cada setor durante a crise da COVID-19.
Levantamento feito com empresários revelando o que tem acontecido em termos de faturamento, demissões e principais necessidades durante a crise da COVID-19.
Descubra tendências e dicas para o seu setor e veja análises do impacto da crise de COVID-19 nos pequenos negócios
Você, que tem um restaurante, padaria ou outros tipos de negócio nesse setor ou é um produtor rural, encontra conteúdos específicos para apoiá-lo na crise.
Saiba o que analisar antes de montar a sua e como realizar esse processo.
Conheça ações simples para a sua empresa alcançar o equilíbrio ambiental e atender melhor quem tem algum tipo de deficiência.
O setor cresce a cada ano e está entre as 25 atividades mais desenvolvidas pelos microempreendedores individuais (MEI), segundo levantamento do Sebrae.
O seu estabelecimento tem que ser sinônimo de boas experiências. Veja como tornar o seu empreendimento mais atrativo e lucrativo.
Projeto desenvolvido em parceria com a Abrasel busca melhorar a produtividade dos negócios do setor com aulas a distância.
Conheça alguns dos novos hábitos de consumo e saiba o que a sua empresa deve fazer para atender as necessidades dos clientes.
Aqui você encontrará orientações, dicas e sugestões sobre eficiência energética e uso de energias renováveis para reduzir o consumo de energia na pandemia.
Encontre conteúdo para apoiar quem trabalha no segmento de logística, com transporte de cargas e pessoas, entregas rápidas, entre outros a passar pela crise.