Pular para o conteúdo principal
Pessoas | OBJETIVO ORGANIZACIONAL

5 dicas para implementar a responsabilidade social na sua empresa

Entenda a importância de práticas que promovam o bem-estar dos colaboradores, da sociedade e do planeta, além de aprender a desenvolvê-las no seu negócio.

· 09/03/2020 · Atualizado em 28/09/2020

Uma empresa socialmente responsável trabalha com ética e transparência na gestão dos negócios, compreendendo as ações desenvolvidas e com total comprometimento na tomada de decisões que podem causar impactos na sociedade, no meio ambiente e no futuro do próprio empreendimento.

E você sabe por que isso é importante para os negócios? Cada vez mais consumidores têm se preocupado com os efeitos de suas decisões de compra, procurando marcas que estejam alinhadas com a preservação do meio ambiente e com a prosperidade da comunidade. Quando a sua empresa demonstra compromisso com a sociedade, ela conquista mais clientes.

Além disso, micro e pequenas empresas podem fazer parte de uma cadeia produtiva maior e até mesmo mais lucrativa, tornando-se fornecedoras de grandes empreendimentos que adotam essa forma de gestão como critério de seleção.

Então, pensando em ajudar você a desenvolver práticas socialmente responsáveis, separamos cinco dicas para implementá-las na sua empresa. Demonstre os seus valores e faça a diferença, gerando assim ainda mais credibilidade para os negócios.

1. Contrate mão de obra local

Essa prática ajuda no desenvolvimento da comunidade, gerando emprego e renda, além de promover o melhor relacionamento entre as pessoas. Com a proximidade do local de trabalho, os custos com deslocamento diminuem e todos podem ser mais produtivos por chegarem menos cansados.

2. Contrate fornecedores da sua comunidade

A mesma sugestão vale para os fornecedores. Ao contratar os serviços locais, você estimula o desenvolvimento de outros pequenos negócios localizados na região. Além de gastar menos com transporte de matéria-prima, ganha na agilidade das entregas.

Você conhece o nosso curso Responsabilidade social empresarial? Ele é perfeito para você, que quer implementar boas ações no seu empreendimento. Aprenda a reforçar a presença do seu negócio na comunidade, com ações que estimulam o potencial empreendedor junto com os fornecedores.

 

3. Cumpra as leis trabalhistas

Tenha em mente que empresas que valorizam seus funcionários valorizam, na verdade, a si mesmas. Pode parecer óbvio, mas respeitar as leis trabalhistas é uma postura de responsabilidade social, pois demonstra que o empresário se importa com seus empregados e colaboradores.

Se quiser entender melhor como cumprir a legislação, faça o nosso curso online e gratuito sobre contrato de trabalho.

4. Faça uma boa gestão dos resíduos

Ao minimizar os impactos negativos que sua empresa provoca na sociedade, você colabora positivamente para a conservação do meio ambiente e ainda conquista a simpatia do seu cliente. Uma boa gestão de resíduos também permite economia, pois acaba desperdiçando menos matéria-prima e insumos.

Com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, a correta destinação dos resíduos nas empresas tornou-se lei, e o gerenciamento passou a ser uma necessidade e uma solução. Sabe como proceder nesse cenário? Assista ao vídeo e aprenda.

5. Divulgue suas ações de responsabilidade social

Divulgando o que tem feito para se tornar uma empresa socialmente responsável, você pode atrair novas oportunidades de negócios com clientes que compartilham dos mesmos valores que o seu empreendimento.

Se quer uma ajuda para isso, faça nosso curso online Como divulgar sua empresa. Nele, você vai aprender estratégias de comunicação para mostrar todo o seu diferencial.

Compartilhar

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora