ac am rr pa ap ma pi ce rn pb pe al se ba to mt ro ms go df mg es rj sp pr sc rs
  • RSRio Grande do Sul
  • SCSanta Catarina
  • PRParaná
  • SPSão Paulo
  • MSMato Grosso do Sul
  • RJRio de Janeiro
  • ESEspírito Santo
  • MGMinas Gerais
  • GOGoiás
  • DFDistrito Federal
  • BABahia
  • MTMato Grosso
  • RORondônia
  • ACAcre
  • AMAmazonas
  • RRRoraima
  • PAPará
  • APAmapá
  • MAMaranhão
  • TOTocantins
  • SESergipe
  • ALAlagoas
  • PEPernambuco
  • PBParaíba
  • RNRio Grande do Norte
  • CECeará
  • PIPiauí
menu Sebrae

Cursos e Eventos

Cursos e Eventos presenciais

Confira a programação do Sebrae no seu estado e inscreva-se já.

Cursos Online

Matricule-se nos cursos online 100% gratuitos e estude sem sair de casa.

Institucional
Ouvidoria e SIC Sebrae
Envie sugestões, elogios, reclamações e denúncias à Ouvidoria ou solicite ao SIC informações relacionadas à LAI
  • Ouvidoria
  • SIC
  • Fale com um Especialista
  • LGPD

Ouvidoria

A Ouvidoria Sebrae é o seu canal direto para sugerir, reclamar, elogiar ou denunciar a atuação do Sebrae. Ela conta com ouvidores e interlocutores capacitados para garantir que a sua manifestação seja atendida e receba o tratamento adequado.

A Ouvidoria atua em âmbito externo e interno. Dessa forma, toda a sociedade pode ser atendida: o leitor do portal, o usuário do Sebrae Nacional e dos estados, bem como os fornecedores, consultores, parceiros, conselheiros, dirigentes, colaboradores e estagiários do Sistema Sebrae.

Como funciona

A Ouvidoria Sebrae vai acolher e tratar a sua manifestação, com o sigilo necessário, tomando as devidas providências para que a sua questão seja avaliada, no prazo especificado.

No caso de denúncia, seu tratamento tem um caminho próprio e especial no Sebrae para garantir a integridade da nossa atuação.

Imediatamente após cadastrar a sua manifestação você receberá um número que permitirá acompanhar o andamento da sua demanda aqui no site.

Qual o prazo de resposta ao cliente?

  • 10 dias úteis para as sugestões, elogios e reclamações.
  • Até 40 dias úteis para tratamento das denúncias.

Outras formas de falar com a Ouvidoria

  • E-mail: ouvidoria@sebrae.com.br
  • Telefone: (61) 3348-7788 - Atendimento em dias úteis, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
  • Carta: SEBRAE Nacional – SGAS Quadra 605 Conjunto A – Brasília/DF – CEP 70200-904.
  • Atendimento presencial: Agendar por e-mail ou telefone.

Transparência

Conheça o Código de Ética do Sebrae (em PDF), que resume os valores e os princípios que direcionam a atuação da instituição.

Clique aqui para informações sobre a transparência do Sistema 

SIC

O Serviço de Informação ao Cidadão do SEBRAE – SIC permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, apresente pedidos de acesso a informações custodiadas pelo Sistema SEBRAE.

É responsabilidade do SIC:

  • Atender e orientar o público quanto ao acesso à informação de competência do SEBRAE;
  • Informar sobre a tramitação de documentos; e
  • Receber, registrar e responder pedidos de acesso à informação.

Maiores informações veja nossas “Dúvidas Frequentes” disponíveis em FAQ .

Formas de falar com o SIC

Fale com um Especialista

Se o que você precisa é um atendimento personalizado do Sebrae para tirar dúvidas sobre sua empresa ou sua atuação, seu canal direto é o Fale com um Especialista. Consulte online nossos profissionais de forma rápida e gratuita.

Tire suas dúvidas acessando também a nossa FAQ.

LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD, Lei nº 13.709, de 14/8/2018), que entra em vigor em 16 de agosto de 2020, é uma legislação específica para a coleta, processamento e armazenamento de dados pessoais. A LGPD se fundamenta em diversos valores e tem como principais objetivos: estabelecer regras claras sobre o tratamento de dados pessoais e assegurar o direito à privacidade e à proteção de dados pessoais dos usuários.

Para saber mais informações sobre a LGPD, suas vantagens e como o Sebrae vai atuar para se adequar à lei, clique no link abaixo.

Veja


O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Converse online com o Sebrae

Tire suas dúvidas em tempo real e receba dicas sobre os seus negócios
diretamente dos nossos especialistas em pequenas e microempresas.
Um serviço sem custos para você.

Converse agora