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Mercado e Vendas | COMPRAS PÚBLICAS
Compras Governamentais: gestor público

Torne-se um agente transformador e ajude a gerar emprego, renda, além de garantir o desenvolvimento econômico local sustentável.

· 14/07/2017 · Atualizado em 05/01/2018
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Não adianta termos uma excelente lei publicada se ela não é colocada em prática pelos gestores públicos. Eles têm a responsabilidade pelo processo de evolução e revolução na gestão pública, uma vez que o processo de mudança implica tanto a reorganização institucional, quanto a quebra de paradigmas culturais do próprio cenário público, político e social.

Produtos e serviços

Curso Compras governamentais - Comprador

O curso Compras governamentais – Comprador é voltado para o gestor público se dedicar ao tratamento diferenciado e favorecido aos pequenos negócios nas compras governamentais. O curso inicia com os conceitos da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e da Lei Federal nº 10.520, de 17 de julho de 2002, passando pelos benefícios da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, e encerrando nas legislações que promovem o desenvolvimento da agricultura familiar (PNAE e PAA).

Público-alvo: compradores públicos, ordenadores de despesa, pregoeiros, equipes de apoio, presidentes e membros de comissão de licitação.

Curso presencial: tem carga horária de 24 horas, e o empreendedor terá acesso ao conteúdo detalhado. para participar, procure o Sebrae mais próximo.

Curso pela internet: curso totalmente a distância e com carga horária de aproximadamente oito horas. Para acessar, clique aqui e estude por meio do celular, tablete ou computador.

Palestra: Aposte no desenvolvimento local, compre dos pequenos negócios

Nessa palestra os gestores públicos poderão conhecer as ferramentas para o desenvolvimento local sustentável incentivando o tratamento diferenciado estabelecido pela Lei Complementar nº 123/2006 nas compras governamentais.

Público-alvo: fornecedores, empresários de micro e pequenos negócios, empreendedores, representantes comerciais, contadores, representantes de entidades de classe, cooperados, associados e pessoas que possuem interesse em fornecer produtos e serviços para a Administração Pública Federal, Estadual, Distrital ou Municipal.

Carga horária: 2 horas.

Como participar: basta procurar o Sebrae mais próximo para obter mais informações e fazer sua inscrição.

Oficina: Conheça as regras da licitação

Essa oficina presencial foi elaborada com objetivo de facilitar a compreensão das características dos processos licitatórios definidos pela Lei nº 8.666/1993. Desse modo, os gestores públicos podem incorporar na prática os procedimentos necessários para promover o desenvolvimento local por meio da utilização do poder de compras públicas em prol dos pequenos negócios.

Público-alvo: gestores públicos

Carga horária: 4 horas.

Como participar: basta procurar o Sebrae mais próximo para obter mais informações e fazer sua inscrição.

Oficina: Os Benefícios da Lei Complementar nº 123/2006

Gestor público, aprenda a incorporar na prática as compras públicas diretas e indiretas e conheça os procedimentos necessários para promover o desenvolvimento local por meio da utilização do poder de compras públicas em prol dos pequenos negócios.

Público-alvo: Gestores Públicos

Carga horária: 4 horas.

Como participar: basta procurar o Sebrae mais próximo para obter mais informações e fazer sua inscrição.

Chamada Pública: Agricultura Familiar

Gestor público, conheça as legislações e os procedimentos indispensáveis para a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e ajude a impulsionar a economia local por meio desta oficina que o Sebrae preparou especialmente para você.

Público-alvo: Gestores Públicos:  compradores públicos, ordenadores de despesa, pregoeiros, equipes de apoio, presidentes e membros de comissão de licitação, equipes de servidores das secretarias estaduais/municipais de educação, assistência social e agricultura.

Carga horária: 4 horas.

Como participar: basta procurar o Sebrae mais próximo para obter mais informações e fazer sua inscrição.

Cartilhas

Regime Diferenciado de Contratações – RDC

Veja nessa cartilha quais os benefícios que os compradores públicos têm por causa do Regime Diferenciado de Contratações e conheça os procedimentos operacionais que precisam ser adotados para que as MPEs sejam beneficiadas. Clique aqui para ler.

Sistema de Registro de Preços – SRP

Conheça o passo a passo para impulsionar as compras públicas com os MEIs, as micro e pequenas empresas, ficando a par dos conceitos e regras que norteiam o Registro de Preços, bem como da- legislação aplicável e do entendimento doTribunal de Contas da União. Clique aqui para ler.

Cartilha do Comprador

A Lei Complementar no 123/2006 criou benefícios para as MPE que desejam participar das licitações públicas. Fornecer para o setor público é uma excelente oportunidade de negócios para as MPE, portanto, a qualificação dos empresários é fundamental para minimizar os riscos e para garantir que tenham sucesso na vida empresarial. Clique aqui para acessar a cartilha.

Pregão presencial e eletrônico

O propósito dessa cartilha é apresentar os ritos processuais e tratar da utilização das modalidades licitatórias e os benefícios que devem ser dispensados aos pequenos negócios. Clique aqui e tenha acesso ao conteúdo. 

Agricultura Familiar - Gestores Públicos

Promover uma maior inclusão social e econômica do homem no campo e contribuir para o desenvolvimento local sustentável são os objetivos de duas grandes políticas públicas do Governo Federal. Nessa cartilha o leitor encontrará o passo a passo para impulsionar as compras públicas com os agricultores familiares e os empreendedores familiares. Para acessar clique aqui.

Vídeos

Assista aos vídeos a seguir e saiba mais sobre como comprar dos pequenos negócios.


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