this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Educação Empreendedora para o seu Ensino Médio

O Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae oferece quatro cursos dos quais o jovem estudante do Ensino Médio pode participar

· 06/06/2014 · Atualizado em 07/08/2023
Imagem de destaque
FAVORITAR
Botão favoritar

O número de empreendedores brasileiros com empresas com mais de 3,5 anos cresceu em 2021. São 14 milhões de pessoas de 18 a 64 anos, ou 9,9% da população adulta, que comandam um negócio no país. O percentual representa uma alta de 1,2% em relação a 2020. Com isso, o Brasil saiu da 13ª posição no ranking de empreendedorismo mundial para a 7ª posição, atrás apenas da Turquia, Polônia, Cazaquistão, Guatemala, Grécia e Coreia do Sul.

Mas como preparar os jovens para o empreendedorismo? 

Saber empreender não é apenas saber abrir e gerenciar negócios. Empreendedorismo é muito mais que isso, é adotar atitudes que contribuam para o alcance de bons resultados no cotidiano da vida.

Assim, para ser um bom empreendedor, não basta ser bom de negócios, é necessário ser bom no desempenho escolar, nas relações familiares e nas ações sociais como um todo.

Para auxiliar a desenvolver essas competências, o Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae oferece quatro cursos dos quais você, jovem, pode participar: Formação de Jovens Empreendedores (FJE); Jovem Empreendedor no Campo (JEC); Despertar; e Crescendo e Empreendendo.

Abaixo, saiba mais sobre cada um deles.

Formação de Jovens Empreendedores (FJE)

É um curso para estudantes do Ensino Médio que têm interesse em ter uma educação empreendedora inserida na sua formação escolar. 

O curso mostra que é possível aprender a empreender e, participando do FJE, você poderá refletir e discutir junto com seus colegas e professores questões a respeito das constantes mudanças do mundo em que vivemos e como devemos nos posicionar e buscar realizar nossos sonhos e projetos de vida.

O estudante do FJE será sensibilizado a entender o seu papel no atual contexto cheio de possibilidades para quem tem conhecimentos e atitudes empreendedoras. O curso ainda motiva a desenvolver os pontos fracos e potencializar os pontos fortes, identificar tendências, estabelecer objetivos e metas a serem alcançadas por meio do planejamento e da elaboração do plano de negócios.

Você, estudante, será convidado a mergulhar no universo do empreendedorismo, entendendo que, para inovar e criar oportunidades, é necessário se preparar e buscar construir e desenvolver novos conhecimentos, habilidades e atitudes.

O FJE estimula o estudante a ser o grande protagonista da sua própria vida, a ser dono da sua história.

Jovem Empreendedor no Campo (JEC)

O curso tem como foco os jovens na faixa etária entre 14 e 18 anos, do meio rural, com relações de parentesco ou não com produtores rurais, e que estejam cursando o Ensino Médio.

Nele serão trabalhadas as competências:

  • Compreender a importância, o significado e a oportunidade de atuar no campo como forma de empreender negócios sustentáveis, rentáveis e inovadores.
  • Desenvolver atitudes empreendedoras e escolher de forma consciente seu engajamento na atividade no campo por meio de uma visão empresarial da propriedade rural.
  • Construir uma nova modelagem de negócio do seu empreendimento rural.

Duração e formato

O curso possui 20 horas de aplicação junto aos estudantes. Os temas e conteúdos de cada encontro serão desenvolvidos por meio de:

  • Atividades dinâmicas;
  • Leituras;
  • Exposições dialogadas (apresentação interativa de conteúdo com apoio de slides);
  • Debate sobre textos;
  • Atividades individuais e atividades em grupo.

Esse curso visa preparar o jovem para avaliar suas possibilidades e interesses no desenvolvimento ou na continuidade dos negócios da família no campo, com vistas à criação de oportunidades de ocupação e renda.

Os temas dessa ação educacional estão estruturados em cinco encontros sequenciais, com duração de 4 horas cada um, perfazendo o total de 20 horas/aula.

  • Encontro 1 – Oportunidades no campo;
  • Encontro 2 – Potencial dos negócios rurais;
  • Encontro 3 – Mudança e inovação;
  • Encontro 3 – Mecanismos de apoio ao setor rural;
  • Encontro 5 – Projetos para o campo.

Jovem, invista no seu futuro e ajude a transformar empreendimentos promissores em negócios competitivos e sustentáveis.

Despertar

O Despertar é um curso para você, estudante do Ensino Médio, que procura ter mais oportunidades, sabe o que quer, tem visão de futuro e que, para isso, busca uma formação que possibilite a construção de um projeto de vida.

O estudante que participar do curso Despertar terá a oportunidade de:

  • Conhecer as características do comportamento empreendedor e identificá-las em si e nos empreendedores de seu convívio;
  • Compreender aspectos essenciais para se desenvolver no mundo do trabalho;
  • Conhecer instrumentos de planejamento que podem ser aplicados na vida pessoal e profissional;
  • Predispor-se a refletir e desenvolver características empreendedoras;
  • Aplicar os instrumentos de planejamento com vistas a obter sucesso tanto na vida profissional como em seu crescimento profissional.

O Despertar possibilita ao estudante desenvolver planos criativos para conhecer o mundo do trabalho, aprendendo a vencer as adversidades. 

Crescendo e empreendendo

O objetivo do curso é provocar uma discussão com o jovem sobre trabalho, negócio e empreendedorismo. Pretende-se que ele conheça esse universo e se predisponha a identificar oportunidades por meio da adoção de atitudes empreendedoras.

O curso é trabalhado no formato de oficinas e pode ser aplicado especialmente em projetos sociais com ações educacionais e em propostas pedagógicas de curta duração.

As 12 horas do curso Crescendo e Empreendendo estão divididas em três encontros: 

  • Encontro 1 – Descobrindo atitudes empreendedoras;
  • Encontro 2 – Empreendedorismo na Vida, no Mundo do Trabalho e dos Negócios;
  • Encontro 3 – Pensando no Futuro.

Como participar

Secretarias estaduais e municipais de educação, instituições de ensino ou associações que trabalham com jovens e estejam interessadas em aplicar um dos cursos com os seus estudantes devem procurar o Sebrae mais próximo para negociar a parceria e a realização da capacitação dos professores.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?