Entenda como funciona a legislação do comércio eletrônico
Confira as dicas do Sebrae para garantir a segurança jurídica da sua loja online.
.png)
Como em qualquer tipo de comércio, o empreendedor que decide abrir uma loja virtual precisa estar atento às especificidades legais desse tipo de empresa. Principalmente porque não existe apenas uma legislação que regulamenta o comércio eletrônico, mas várias leis - que podem variar de estado para estado.
Além disso, o Código de Defesa do Consumidor também rege o assunto. Por isso, fique atento às nossas dicas e entenda melhor as regras para o e-commerce no Brasil.
Regras
Depois que sua loja está aberta formalmente, você deve atentar-se para várias regras que regulamentam a atuação do seu negócio:
- Leia o decreto 7962/2013. Ele coloca obrigações às empresas de e-commerce que visam a proteção do consumidor. Você encontra mais informações sobre aqui.
- Lembre que os estados podem ter legislação própria! Por isso, consulte as leis para comércio eletrônico no local onde você abriu sua empresa.
Além disso, consulte a cartilha do Sebrae sobre as normas para lojas virtuais. Ela explica a legislação brasileira aplicada ao e-commerce de forma simples e abrangente.
Direitos do Consumidor
Você sabia que o Código de Defesa do Consumidor permite que o comprador desista e solicite a devolução da mercadoria dentro de um prazo de sete dias? Se você quiser se aprofundar no assunto, pode ler o Guia Procon do comércio eletrônico, que está cheio de dicas para orientar o cliente na hora da compra virtual.
Tributação para lojas online
Além das leis sobre a abertura da empresa e também sobre o direito do consumidor, existem especificidades na tributação do comércio eletrônico. Veja como se adequar:
- Neste manual elaborado pelo Sebrae, você encontra perguntas e respostas sobre a tributação do e-commerce.
Abertura e fechamento
Como abrir
Vamos começar pela abertura da sua empresa. Esse processo é semelhante ao de iniciar qualquer outra atividade comercial e para isso será preciso:
- Obter alvará de funcionamento para a sede física do negócio na Prefeitura Municipal e Corpo de Bombeiros;
- Solicitar registro junto à Receita Federal e a Secretaria Estadual de Fazenda.
Como fechar
O processo de encerramento de uma empresa de comércio eletrônico também é semelhante ao de fechamento de uma empresa física. Clique aqui e saiba como encerrar suas atividades, evitando problemas no futuro.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraConteúdo relacionado
Conheça as orientações e procedimentos para não cair em golpes.
Confira as informações e orientações sobre como formalizar o encerramento da atividade de MEI.
Para tornar-se um microempreendedor individual é preciso se enquadrar em pelo menos uma das atividades permitidas. Confira quais são.
Muito mais praticidade no seu dia a dia: informações sobre pagamento da guia mensal, pagamento online, débito automático, parcelamentos e restituições.
Saiba como articulamos políticas públicas para tornar as regiões do Brasil mais competitivas.
Assista aos vídeos para saber como legalizar sua empresa e não ter problemas com pagamento de impostos e emissão de notas fiscais.
Conheça quais são os principais impostos cobrados no país e saiba como incluí-los no seu planejamento financeiro para ter lucro com seu negócio.
Conheça abaixo a legislação pertinente à ESC.
Tributação e SPED
Acompanhe projetos em tramitação na Câmara e no Senado de interesse das micro e pequenas empresas.
O PLS nº 41/93, que tramitou mais de 20 anos no Congresso, transformou-se na Lei 13.021/14, sancionada no dia 08 de agosto. Ainda há desavenças.
É preciso saber separar os lucros da empresa e os rendimentos de pessoa física. Parte dos ganhos pode estar livre de tributação.