COMPETITIVIDADE

Semana do Produtor Rural

Saiba a importância do pequeno produtor para o mercado brasileiro e descubra vídeos, e-books, cursos e artigos sobre o tema.

Os produtores rurais estão conectados à internet, principalmente por meio dos celulares, para melhorarem seus negócios. Este é o resultado da pesquisa realizada pelo Sebrae sobre o acesso deles às tecnologias da informação.

A pesquisa foi feita com 4.467 produtores rurais entre março e abril de 2017, em todo o país.

Foi analisado o comportamento dos produtores rurais em relação a uma série de quesitos como: utilização de aparelhos celulares, computadores, notebooks e tablets e ao controle administrativo.

Importância do produtor rural

Os produtores rurais são responsáveis por garantir a segurança alimentar de uma população. Além da agropecuária brasileira representar 23% do PIB nacional e contribuir com 46% do faturamento das exportações brasileiras, o agronegócio brasileiro é responsável por abastecer internamente a população mundial, que está em constante crescimento, com alimentos estratégicos para o dia-a-dia dos consumidores, como é o caso das proteínas vegetal e animal.

O campo brasileiro tem uma grande diversidade. De acordo com o censo agropecuário de 2006, são 5,17 milhões de propriedades rurais, sendo 85,4% considerados pequenos estabelecimentos. Eles ocupam 24% da área rural do país, geram 74% do trabalho no campo e contribuem com 38% do valor bruto da produção agropecuária. (IBGE, 2006)

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de açúcar, café, suco de laranja, soja e carne de aves. O pequeno produtor rural faz parte destas cadeias de valor diretamente ou por meio de cooperativas que fornecem o insumo para ser industrializado e posteriormente disponibilizado para a indústria de alimentos. Também é responsável pelo abastecimento regional e dos grandes entrepostos de comercialização.

Papel do Sebrae

Com a missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo, para fortalecer a economia nacional, o Sebrae apoia os produtores rurais no país por meio de informações, orientações, cursos (presenciais e a distância), consultorias, assistência técnica, missões empresariais e feiras de negócios nos temas de empreendedorismo, gestão, inovação e mercado com o intuito de proporcionar melhores condições de vida e renda e fortalecer as economias locais.

Se você é um pequeno produtor rural, o Sebrae pode apoiá-lo em vários temas que vão deixar o seu negócio mais competitivo. Veja nos menus ao lado vídeos, cursos, ebooks e artigos para ajudar o seu negócio a prosperar.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: