Como o Sebrae atua no
segmento de Agricultura

A agricultura familiar é decisiva no abastecimento interno e ganha expressão no desenvolvimento socioeconômico do país a cada dia. Segundo dados do IBGE, 71 milhões de hectares do país são destinados para o cultivo de alimentos.

O Sebrae, percebendo a importância do setor, criou uma série de ações e projetos que valorizam produção do micro e pequeno empreendedor rural, além de promoverem práticas agrícolas sustentáveis e a instalação de uma gestão empresarial no campo.

O grande objetivo é buscar novos canais de comercialização, respeitando a cultura e as vocações econômicas de cada região. Para isso, o Sebrae oferece cursos e consultorias que ajudam o produtor desde a formalização até o layout correto do rótulo final dos produtos.

Os primeiros passos

Muitos produtores rurais têm dificuldade no acesso de informações básicas e permanecem estagnados. O Sebrae, para evitar esse tipo de cenário, faz um acompanhamento de todo o processo empreendedor.

O primeiro passo para o produtor rural que quer ser tornar um empresário é a formalização. Ela é gratuita e pode ser feita pelo Portal do Empreendedor. O Sebrae atua oferecendo toda a orientação para o processo de formalização dos micro empreendedores individuais, além do acesso a internet e auxílio técnico.

Depois que o produtor consegue a formalização, pode estar na hora de conseguir crédito para sustentar, modernizar e até mesmo expandir o negócio.

O Sebrae detectou que produtores rurais de menor porte necessitam de informações simples e sistematizadas para facilitar o entendimento de qual é a melhor linha de crédito e como ela pode ajudar. Por isso, cursos e consultorias são oferecidos para tornar o processo o mais simples possível. Outro ponto que também conta com a ajuda do Sebrae é o diagnóstico do mercado.

Procure o Sebrae mais próximo e saiba como ter acesso ao diagnóstico das condições produtivas de cada área e conhecer as oportunidades do mercado, além de entender as linhas de financiamento que podem ser usadas no seu negócio rural.

Mantendo o negócio

É comum dizer que o trabalho no campo não acaba nunca. A mesma afirmativa também vale para a gestão de um agronegócio. A capacitação do produtor e dos funcionários é essencial para a sustentabilidade e para uma possível futura extensão da empresa. Para isso, o Sebrae também oferece um vasto leque de ações para garantir a manutenção e o sucesso do investimento.

O projeto No Campo é um conjunto de produtos e serviços feitos para o empreendedor rural. São cursos, consultorias, palestras e outras opções para saber como aumentar a lucratividade de seu agronegócio.

Ao participar, o produtor aprende a administrar a propriedade rural, a melhorar o comércio de produtos agropecuários e entende como o empreendedorismo, a liderança e a gestão podem ajudar no crescimento. Veja a seguir.

Gestão

  • Oficina Atender Bem No Campo: para vender melhor, o produtor rural precisa saber do que o cliente necessita. E aí o Atender Bem No Campo mostra como se faz! Uma estratégia simples e que fará toda a diferença para o seu negócio.
  • Oficina Negociar No Campo: você já parou para pensar o que é uma boa negociação? Tão importante quanto produzir é saber comprar e vender bem. Nesta oficina você vai aprender a negociar bem, com ganhos para todos.
  • Oficina Controlar Meu Dinheiro No Campo: esta oficina vai ajudar a descobrir técnicas simples de controles financeiros, controle de caixa, controle de contas a pagar, contas a receber e o caixa futuro.
  • Oficina Custos Para Produzir No Campo: você já parou para pensar sobre custos da produção no campo? Como está sua propriedade rural? Qual é seu ganho real? Quais as despesas que você tem? Nesta oficina você encontrará respostas para essas questões e, com certeza, vai se tornar um melhor gestor da sua propriedade.
  • Oficina Gerenciar No Campo: através de um jogo, você vai vivenciar situações do seu dia a dia para a gestão da sua propriedade. Entre outras coisas, vai aprender a decidir quanto e o que plantar e como vai vender a produção.
  • Curso Negócio Certo Rural: neste curso, você vai aprender técnicas de administração de pequenos negócios para produtores rurais. Assim, você saberá como melhorar o que já tem, além de como ampliar seu negócio. Através de um diagnóstico da propriedade, você aprende a selecionar ideias e analisar qual a melhor forma de realizá-las, além de administrar a produção e a relacionar o seu negócio com o mercado.
  • Curso De Olho na Qualidade Rural: o De Olho, como é conhecido, é um caminho seguro, prático e de fácil entendimento, que aplica nos empreendimentos rurais os conhecimentos e princípios do Programa 5S: descarte, organização, limpeza, higiene, ordem mantida

Empreededorismo

  • Oficina Empreender No Campo: além de desenvolver atitudes empreendedoras, o produtor vai conhecer as oportunidades de atuar no campo para fazer negócios rentáveis, inovadores e sustentáveis.
  • Curso Jovem Empreendedor No Campo: neste curso, além de desenvolver atitudes empreendedoras, você vai conhecer as oportunidades de atuar no campo para fazer negócios rentáveis, inovadores e sustentáveis.

Associativismo

  • Telessala Juntos Somos Fortes Agronegócio: com este kit, você vai aprender a planejar um projeto associativo, além de desenvolver os valores e práticas de cooperação.
  • Redes Associativas: neste curso, você descobrirá o que é o preciso para ter um empreendimento coletivo de sucesso e como legalizá-lo. Em quatro módulos, você conhecerá as vantagens e os desafios da cooperação.

Liderança

  • Oficina Liderar No Campo: de forma simples e prática, a oficina vai ajudar o produtor a aprender a liderar empreendimentos coletivos e grupos organizados.

Comercialização

  • Curso Comercializar No Campo: este curso orienta o pequeno empreendedor rural a definir as principais estratégias e ferramentas para a comercialização rural e para o processo de compra e venda da propriedade rural.
  • Oficina Vendas Diretas No Campo: nesta oficina, você vai conhecer as diversas possibilidades de vendas diretas de sua produção. Além disso, vai aprender a planejá-la e a tomar as melhores decisões que favoreçam o processo de comercialização direta.
  • Palestra Vender para o Governo No Campo: esta é uma palestra que vai ajudar você, produtor da agricultura familiar, a identificar melhor as oportunidades e alternativas de vendas para o governo, seja por meio de associações, cooperativas ou outros tipos de empreendimentos.

O Sebrae também pensa na apresentação dos produtos de micro empreendedores rurais e como chamar a atenção do consumidor e aumentar os lucros. Para isso, conta com o Sebraetec uma consultoria tecnológica que ajuda a definir o melhor rótulo dentro das formulações legais e das particularidades do produto. para os produtores da agricultura familiar as melhores estratégias de venda para o governo.

 

Fonte: Sebrae Nacional