Como o Sebrae atua no
segmento de Pecuária

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem cerca de 851 milhões de hectares. Desses, 159,1 milhões são destinados à pecuária.

Os micro e pequenos empreendedores que decidem empreender no setor precisam pensar não só nas atividades relacionadas com a criação dos animais, mas também nos aspectos empresariais de um negócio rural.

O produtor que quer começar uma criação precisa fazer uma pesquisa prévia para saber como manejar cada espécie com que tem interesse de trabalhar.

Nesse aspecto, ele pode contar com o Sebrae. No portal estão disponíveis informações nos mais variados formatos.

Além disso, unidades do Sebrae espalhadas por todo o Brasil podem auxiliar produtores rurais a, por exemplo, elaborar um plano de negócio para implementação organizada das atividades.

Por outro lado, existe uma série de ações voltadas para produtores e empresas já consolidados no mercado.

Cursos e consultorias podem auxiliar na busca pela inovação e difusão tecnológica nos negócios rurais e profissionalizar a gestão da propriedade, facilitando a acesso a mercados, por meio do aumento da competitividade dos agronegócios de pequeno porte.

Gestão

O Sebrae também conta com o projeto No Campo, um conjunto de produtos e serviços feitos para o empreendedor rural. São cursos, consultorias, palestras e outras opções para mostrar como aumentar a lucratividade de um agronegócio. 

Ao participar, o produtor aprende a administrar a propriedade rural, a melhorar o comércio de produtos agropecuários e entende como o empreendedorismo, a liderança e a gestão podem ajudar no crescimento. Veja a seguir:

  • Curso Negócio Certo Rural: neste curso, você vai aprender técnicas de administração de pequenos negócios para produtores rurais. Assim, saberá como melhorar o que já tem, além de como ampliar seu negócio. Através de um diagnóstico da propriedade, você aprende a selecionar ideias e analisar qual é a melhor forma de realizá-las, além de administrar a produção e a relacionar o seu negócio com o mercado.
  • Curso De Olho na Qualidade Rural: o De Olho, como é conhecido, é um caminho seguro, prático e de fácil entendimento, que aplica nos empreendimentos rurais os conhecimentos e princípios do Programa 5S: descarte, organização, limpeza, higiene, ordem mantida

Empreededorismo

  • Oficina Empreender No Campo: além de desenvolver atitudes empreendedoras, o produtor vai conhecer as oportunidades de atuar no campo para fazer negócios rentáveis, inovadores e sustentáveis.
  • Curso Jovem Empreendedor No Campo: neste curso, além de desenvolver atitudes empreendedoras, você vai conhecer as oportunidades de atuar no campo para fazer negócios rentáveis, inovadores e sustentáveis.

Associativismo

  • Telessala Juntos Somos Fortes Agronegócio: com este kit, você vai aprender a planejar um projeto associativo, além de desenvolver os valores e as práticas de cooperação.
  • Redes Associativas: neste curso, você descobrirá o que é o preciso para ter um empreendimento coletivo de sucesso e como legalizá-lo. Em quatro módulos, você conhecerá as vantagens e os desafios da cooperação.

Liderança

  • Oficina Liderar No Campo: de forma simples e prática, a oficina vai ajudar o produtor a aprender a liderar empreendimentos coletivos e grupos organizados.

Comercialização

  • Curso Comercializar No Campo: este curso orienta o pequeno empreendedor rural a definir as principais estratégias e ferramentas para a comercialização rural e para o processo de compra e venda da propriedade rural.

O produtor também pode ter acesso a uma cartilha, que, numa dinâmica de perguntas e respostas, reúne aspectos relacionados ao desenvolvimento de produtos e serviços, processos produtivos, infraestrutura e mecanismos de comercialização, entre outros.

Leite e derivados

Outro setor que ganha atenção é a pecuária leiteira. O projeto Balde Cheio, metodologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aplicada pelo Sebrae, utiliza tecnologias para capacitar pequenos e médios produtores rurais, com foco na produção de leite e derivados.

Na fabricação de queijos, os empreendedores rurais contam com um manual que explica quais são as práticas de higiene na produção dos alimentos, além de um guia técnico para a implantação de boas práticas de fabricação em unidade de produção do queijo minas artesanal.

O Sebrae também conta com o Programa Alimento Seguro (PAS). Com a parceria do Ministério da Agricultura, o objetivo é padronizar boas práticas de gestão, controle e armazenamento dos alimentos, garantindo a qualidade do produto final. A metodologia engloba o produtor de leite, a indústria e o transporte. Futuramente, pretende chegar até o consumidor.

Fonte: Sebrae Nacional