A importância do registro e patente de marcas.
A marca é o elo entre a empresa e o cliente e por meio dela que é se identifica seu produto ou serviço. Ter o registo agrega valor e auxilia na estratégia de atrair e fidelizar o consumidor. O registro da marca não é obrigatório, mas é essencial pois assegura ao empresário a exclusividade do uso no seu ramo de negócio.
A obtenção do registro é a garantia legal de que o nome da empresa está protegido de eventuais plágios e concorrência desleal. Caso aconteça cópias indevidas, o registro será o instrumento que auxiliará durante o processo de comprovação de posse de marca.
O registo é feito pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, nele também é possível pesquisar se alguma marca já registrou o nome desejado, pois quem faz o registro primeiro tem prioridade na concessão do registro.
Propriedade intelectual: um conjunto de registros concedidos pelo governo que trata do direito sobre obras nos domínios artísticos e científicos, garantindo a proteção contra concorrência desleal e difusão não autorizada;
Desenho industrial: registro do design do produto;
Indicação geográfica: registro de produtos ou serviços reconhecidamente elaborados em cidades ou regiões específicas;
Marcas: registro visual de um determinado produto ou serviço;
Patente: título de propriedade temporário sobre uma invenção conferido aos autores do produto.
Foi um prazer te ajudar :)