this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Mon Mar 09 13:55:59 BRT 2020
Empreendedorismo | FRANQUIA - IDEIA DE NEGÓCIO
Como funciona uma franquia

Saiba como abrir uma franquia e qual as vantagens.

· 09/03/2020 · Atualizado em 09/03/2020
O que é

Franquia é uma estratégia utilizada em administração que tem, como propósito, um sistema de venda de licença na qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da sua marca, patente, produtos ou serviços.

Abrir uma franquia tem sido comum para pessoas que querem empreender ou ampliar o seu negócio. No entanto, levar o nome de uma empresa já reconhecida no mercado requer algumas exigências como: estar alinhado às condições e leis estabelecidas.

O franqueado é ser um empreendedor que detém o direito de uso de uma marca já estabelecida, por meio de contrato firmado com o franqueador (aquele que desenvolveu o negócio e transformou em franquia).

O franqueador é aquele que possui uma marca estabelecida no mercado e que oferece ao franqueado a oportunidade de utilizar essa marca no seu próprio negócio com a responsabilidade relacionada ao suporte à implementação e à manutenção das lojas dos franqueados.

Quem pode ter franquia?

Qualquer empresa pode franquear seu negócio, desde que obedeça à legislação vigente. No entanto, a nova proposta de lei exige, no mínimo um ano de atuação, antes que um empreendimento inicie seu sistema de franquia.

E o microempreendedor individual?

Não existe nenhuma proibição do MEI abrir uma franquia, contudo, o microempreendedor individual deve ter em mente que o valor de faturamento anual não deve ultrapassar R$ 81.000,00, e levar em consideração o investimento do valor de cota da franquia desejada.

COF

A Circular de Oferta da Franquia - COF é um documento que deve ser desenvolvido pelo franqueador para apresentar todas as condições gerais do negócio, principalmente em relação aos aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades de ambas as partes.

Este documento deve ser redigido de forma clara, concisa e completa. A lei exige que seja entregue ao possível franqueado com dez dias de antecedência da assinatura do contratado, para que ele avalie a proposta em sua plenitude antes de fechar negócio.

A Lei de Franquias estabelece todas as informações que devem estar presentes no documento. Exemplos:

  • Balanços financeiros;
  • Valores de taxas;
  • Investimento inicial;
  • Layout;
  • Suporte oferecido pela franqueadora, entre outros.

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado