this is an h1

this is an h2

Tue Nov 23 15:27:25 BRT 2021
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Oito burocracias para quem deseja abrir o MEI

Listamos aqui algumas das burocracias que podem desanimar você na hora de abrir seu MEI, porém, que não deveriam.

· 22/11/2021 · Atualizado em 23/11/2021
O que é o MEI

O Microempreendedor Individual ou MEI é o meio de formalização do profissional autônomo. Ao se cadastrar como um, ele passa a ter facilidades e benefícios de um empresário formal. Para ser registrado como Microempreendedor Individual, a área de atuação do profissional precisa estar na lista oficial da categoria. 

Para saber mais, confira nosso artigo sobre: Tudo que você precisa saber para se tornar um MEI.

Oito burocracias para quem deseja abrir o MEI

Listamos aqui algumas das burocracias que podem desanimar você na hora de abrir seu MEI, porém, que não deveriam. Afinal de contas, se você conseguir passar por elas estará a caminho certo. Confira:

Faturamento

O MEI possui um limite para seu faturamento que precisa ser respeitado caso não queira mudar de categoria do MEI para ME — Microempresa, por exemplo, ou ter que descontar do seu imposto de renda. Atualmente o limite desse faturamento é de 81 mil reais anuais, entre os meses de janeiro e dezembro o limite do faturamento mensal é de no máximo 6.750 mil reais.

Limitação de equipe

Devido a categoria, o MEI só pode contratar para fazer parte da sua equipe um funcionário, já que é isso que sua contribuição paga. Caso queira começar com uma equipe maior, é necessário requisitar a documentação para dar entrada no pedido para ME.

Pagamento de DAS

O Documento de Arrecadação do Simples Nacional — DAS é o guia para o pagamento de imposto mensal e fixo do MEI no valor de 56,00 (INSS + ICMS); empresas que atuam com Serviços: R$ 60,00 (INSS + ISS); empresas que atuam com Comércio e Serviços: R$ 61,00 (INSS + ICMS/ISS). Por tanto, é através dessa guia que o empreendedor individual faz sua contribuição para o ISS, ICMS e INSS. É necessário atenção, pois, caso deixe de pagar o DAS mensalmente pode acarretar multas e juros. 

Emissão de Nota Fiscal

O MEI precisa emitir nota fiscal, embora não seja preciso a contratação de um contador para isso. Lembrando que as notas podem ser efetuadas através do papel, de maneira manual, quanto pela internet e no portal da prefeitura municipal que já trabalha com essa categoria de emissão de documento. A única limitação é fazer um trabalho como MEI e não emitir NF por ele.

Definição das ocupações

Na hora de abrir o MEI você pode optar por uma ocupação principal e uma secundária para seu próprio cargo, porém, nem sempre o que você faz vai estar descrito, em detalhes, nas possibilidades de abrir a empresa. Nesse caso é bom buscar pela atividade que mais se enquadra no segmento que você atua.

Relatório mensal de receitas

Realizar o relatório mensal da receita é essencial para mostrar ao governo o que você ganhou no ano. Essa burocracia é uma das mais complexas, no entanto, na hora em você for fazer a declaração do imposto de renda isso irá te ajudar a ganhar tempo. Declaração anual

Declaração anual 

A declaração anual dos ganhos como MEI deve ser feita, da mesma forma que um imposto de renda, e mesmo que você não tenha atingido o limite de 81 mil reais. Por isso, é essencial ter organização com seus documentos empresariais, guardando-os de maneira organizada, é essencial. Da mesma forma que também é importante não se esquecer de conferir tudo na declaração anual.

Saiba mais

Caso tenha dúvida, entre em contato com o atendimento do Sebrae ou ligue gratuitamente para Central de Relacionamento que funciona 24 horas no número 0800 570 0800.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora