Pular para o conteúdo principal
Wed Jan 29 14:55:03 GMT-03:00 2020
Finanças | PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO

Planejamento financeiro para 2020

O planejamento financeiro aumenta a perspectiva para o futuro dos pequenos negócios.

· 29/01/2020 · Atualizado em 29/01/2020

O microempreendedor individual pode faturar até R$ 81 mil anual ou 6.750,00/mês proporcional ao tempo de abertura (em casos de novo CNPJ). Sabendo disso é importante que o empresário faça seu planejamento de ganhos e investimentos para o ano.

O gerenciamento de fluxo de caixa é importante para ter disciplina no controle de finanças da empresa. Anotar toda a movimentação de entrada e saída de receitas pode demonstrar uma média de ganho e investimentos realizados durante o ano.

O MEI não é obrigado a ter uma conta bancária de pessoa jurídica, contudo, considere obter as duas contas para separar as despesas pessoais e da empresa. Essa ação diminui o risco da mistura de gastos e desorganização financeira.  

Trace metas de ganho da sua empresa e faça em uma planilha de planejamento financeiro anual, isso permite visualizar o controle dos gastos, o valor de reinvestimento no negócio, além de adotar a prática não gastar além do ganho. Para compor as metas de faturamento utilize o histórico de vendas do ano anterior e divida por trimestre.

Forneça formas variadas de pagamento, essa ação pode potencializar o fluxo de cliente e consequentemente aumentar suas vendas. Para isso confira as taxas e condições e escolha meios de pagamentos que caibam no orçamento do seu empreendimento.

Respeitando o limite de compra de até 80% do valor de faturamento, comprar com o CNPJ garante a negociação de descontos e prazos com fornecedores.  Atenção na gestão de estoque garanta um estoque enxuto (produtos) para evitar deixar sua mercadoria muito tempo armazenado.

Importante: apenas recorra à solicitação de crédito após esgotar todos os recursos, tentativas e negociações, pois toda dívida irá implicar no lucro final.

Saiba mais

Compartilhar

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora