this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Tue May 25 12:48:02 BRT 2021
Empreendedorismo | APRENDIZAGEM
Primeiros passos para abrir uma empresa

Orientações para quem deseja abrir um negócio.

· 25/05/2021 · Atualizado em 25/05/2021

Ser dono do próprio negócio possibilita oportunidades e ganhos, contudo, muitas dúvidas podem surgir, como por onde começar, qual o melhor ramo, como atender cliente, entre outros.  Para que isso aconteça de forma eficiente é necessário organização e planejamento de gestão.  

O registro como Microempreendedor Individual, por exemplo, é um processo simples e menos burocrático para quem deseja abrir um negócio e estar legalizado, além de estar protegido dos riscos de uma empresa informal.

É importante reunir todas as informações sobre o negócio que desejar abrir como por exemplo: pesquisa de mercado, finanças, marketing, perfil do cliente, esse levantamento faz parte do planejamento e primeiros passos para começar bem.  

Primeiros passos

Ideias de negócio: Ter a ideia de negócio nem sempre é uma tarefa fácil, com base em estudos o Sebrae oferece mais de 300 ideias para ajudar na visão e nas decisões empresariais que encaixem perfeitamente no ramo e atividade ideal obter sucesso empresarial.

Decida o ramo: O ramo é a atividade principal e econômica de uma empresa e para exercê-las serão através do tipo de negócio, dentre eles estão: Franquia que consiste em ser um empreendedor que detém o direito de uso de uma marca já estabelecida. O Home office que é uma opção que possibilita trabalhar online e de casa. O comércio eletrônico cujo todos os serviços ou produtos são feitos online por uma loja virtual e redes sociais. As Cooperativas onde as atividades vêm por meio de sociedade com objetivo de prestação de serviços ou desenvolvimento de produtos e a modalidade Associação onde um grupo de pessoa física e jurídica se unem para desenvolver oportunidades para o grupo.

Conheça o mercado: Para conhecer o mercado é necessário organização e preparo e conhecer os riscos, o produto, o perfil do cliente, concorrentes entre outros aspectos caracterizados em plano de negócio. O Sebrae elaborou um plano de negócio para auxiliar candidatos iniciantes em empreender para começar bem.

Formalize-se: O registro e a formalização de uma empresa garantem vantagens como: entender os direitos e deveres de um negócio, segurança e credibilidade na venda, possibilidade de parcerias, acessos a linhas de crédito entre outros. O registro da marca é importante para firmar a empresa no mercado e assegura ao empresário a exclusividade do uso no seu ramo de negócio.

Crédito: Uma boa administração financeira é fundamental para o futuro de uma empresa, contudo, eventualmente o empresário pode precisar de um auxílio de crédito para sua empresa e antes disso é preciso uma real análise das necessidades de solicitar os créditos. Nessa análise inclui: qual o melhor crédito, riscos e vantagens, garantias e qual melhor instituição encaixa nas necessidades da empresa.

Saiba mais

O Sebrae oferece variados assuntos que podem ser encontrados no portal, como também, uma equipe de especialistas em gestão empresarial para retirar todas suas dúvidas de forma online gratuita.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado