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Tue May 05 14:40:46 GMT-03:00 2020
Organização
Sebrae no Acre divulga ações de segurança para bares e restaurantes
O manual conta com conduta de prevenção ao Covid-19 no ramo alimentício.

Devido ao atual estado de calamidade pública com o novo coronavírus. O comércio teve suas atividades suspensas provisoriamente para evitar aglomerações e prevenir a transmissão do vírus. O exercício do ramo alimentício está entre as atividades consideradas essenciais para funcionamento. Por essa razão foi desenvolvido um manual de conduta e segurança com o objetivo de orientar os serviços de alimentação na prevenção à Covid-19.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos e a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar, atualmente não há evidências de que o Covid-19 seja transmitido diretamente por alimentos.

Restaurantes e bares devem disponibilizar pias devidamente abastecidas com água, sabão líquido neutro e álcool gel 70% ou sabão líquido antisséptico, papel toalha não reciclado, lixeira com tampa sem acionamento manual e procedimento de higiene visível. Visto que a transmissão também pode por meio do toque em superfícies contaminadas, como celulares, maçanetas de portas, cardápios, sacolas plásticas, interruptores, mesas, talheres compartilhados e outras mãos.

As orientações contidas no manual constam ações para segurança alimentar exigidas pelos órgãos de controle, contudo, é necessário que a empresa verifique legislação, municipal, estadual e federal, sobre as Boas Práticas de higiene na manipulação de alimentos.

Recomendações importantes

Manter distância entre clientes e atendentes com criação de barreiras.

No delivery realize a higiene das bolsas de entrega com álcool 70% a cada reabastecimento, higienização no fim do turno. O entregador deve adotar o uso de máscara com troca a cada 2 horas, distanciamento social e uso de álcool 70% na desinfecção de mãos, da máquina de cobrança a cada entrega realizada.

Realizar limpeza de cardápios a cada rotação de cliente.

Controlar o distanciamento de 1,5 m para filas de pagamento.

Bandejas, pratos, talheres, guardanapos e copos devem ser protegidos e mantidos do lado interno do balcão.

Solicitar o uso de máscaras aos clientes. 

Disponibilizar álcool gel 70%.

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