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Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Práticas que proporcionam um bom relacionamento com clientes

Priorizar um bom atendimento é fundamental para ter um bom relacionamento com seu cliente.

· 07/07/2021 · Atualizado em 12/07/2021

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, e para manter uma boa comunicação com seu público é necessário que o empreendedor tenha um padrão na qualidade no seu atendimento. Desse modo, entender como seu público pensa, se comporta, responder suas necessidades e desejos e ter uma boa abordagem são alguns dos pontos fundamentais para um bom atendimento ao cliente.

Estudos comprovam que 89% dos clientes brasileiros consideram a experiência que a marca oferece tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços. Com isso, desenvolver um bom atendimento é fundamental para gerar um relacionamento saudável com seu cliente.

É quando a empresa oferece todo o apoio para seu cliente em todo o seu processo que vai desde antes, durante e depois o processo de compra. O atendimento também responsável na hora de responder dúvidas, coletar feedbacks e solucionar problemas.

Nessa parte do processo é importante manter alinhados as competências da sua empresa. Seguindo as orientações de um bom atendimento você consegue manter uma conexão com seu público aumentando o reconhecimento da sua marca.

A importância do atendimento ao cliente

Já é comprovado que o bom atendimento influencia diretamente na forma em que o público se relaciona com a marca. Quando a empresa prioriza a resolução dos problemas dos clientes ela desenvolvem um bom relacionamento.

Existe empresas que estão tão comprometidas em entregar um bom atendimento que oferecem, por exemplo,  o serviço 24 horas por dia. Desta forma, o cliente se sente priorizado em ter um atendimento disponível a qualquer momento do dia.

Conheça alguns dos pontos sobre a importância de um bom atendimento:

  • Cria um bom relacionamento;
  • Desenvolve a interação;
  • Entende o comportamento;
  • Garante a confiança e a fidelidade.

Princípios do atendimento ao cliente

Tratar bem o usuário deixa de ser um diferencial e torna-se uma necessidade de uma empresa que estima por um bom atendimento. Portanto, separamos alguns princípios que vão auxiliar a desenvolver um bom atendimento ao cliente:

  • Procure conhecer seus clientes;
  • Tenha uma boa comunicação;
  • Use a linguagem adequada;
  • Certifique-se que a necessidade de seu cliente foi resolvida;
  • Procure gerar satisfação e fidelização.

Práticas de um bom atendimento

Sabemos que cada cliente tem uma necessidade específica. O cuidado com o atendimento não pode se tonar uma rotina, pois o cliente precisa ter um tratamento diferenciado. Por isso, é importante que ele se sinta especial. E para isso, separamos algumas dicas:

  • Boas-vindas;
  • Boa vontade;
  • Atenção ao cliente;
  • Não dê ordens;
  • Rapidez;
  • Evite termos técnicos;
  • Evite a atitudes negativas;
  • Atenção as reclamações;
  • Tenha simpatia.

Qualquer empresa ou empreendedor precisa saber lidar com os seus clientes. Existem situações que não será possível ficar livre de problemas. No entanto, a melhor forma para contornar é saber oferecer um bom atendimento ao cliente. Com a atitude correta é possível amenizar o problema e até garantir sua fidelização.

Separamos três de nossos cursos que vão te ajudar a desenvolver e a entender os procedimentos de atendimento para sua empresa e como estas ações provocam um impacto positivo nos resultados do seu negócio.

Atendimento ao cliente.

Comunicação e relacionamento com seus clientes.

Qualidade no atendimento ao cliente.

Ao concluir cada curso, é gerado seu certificado digital que tem verificação de autenticidade sendo 100% gratuito. E para ter o acesso aos certificados, basta acessar sua área logada no portal e emitir o certificado de participação.

 

Saiba mais

Caso tenha dúvida, entre em contato com o atendimento do Sebrae ou ligue gratuitamente para Central de Relacionamento que funciona 24 horas no número 0800 570 0800.

 


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