this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Fri Apr 16 09:37:56 BRT 2021
Inovação | INOVAÇÃO
Ecossistemas Locais de Inovação em Alagoas

Ecossistemas locais de inovação reúnem atores, geram integração, estimulam a inovação, proporcionando desenvolvimento socioeconômico nos territórios

· 29/03/2021 · Atualizado em 15/04/2021
Imagem de destaque do artigo
Conceito

De início, quando nos deparamos com a palavra “ecossistema”, surge em nossa mente lembranças voltadas à natureza. Basicamente, relacionamos isso a um conjunto formado pelas interações entre plantas, animais, elementos químicos e físicos etc.

Usando essa metáfora como ponto de partida, os nossos Ecossistemas locais de inovação mantêm a perspectiva das interações, da coletividade, coerência e coesão entre determinados nichos das instâncias governamentais, empresariais e sociais.

Em suma, o Ecossistema local de Inovação é aquilo que reúne, estimula e gera integração entre empresas, proporcionando e articulando o viés da inovação a fim de promover o desenvolvimento social e econômico.

Benefícios

Para que haja a funcionalidade desse processo, segundo Wessner (2007), primeiro perpassamos pelo que é o princípio do próprio Ecossistema local de inovação o conjunto de atores, de normas, de leis, de capital, de instituições de ensino superior, de instituições do governo, laboratórios, ambientes de inovação, empresas, representantes da sociedade civil, em suma, todos juntos gerando um fluxo de inovação para que seja possível trazer o desenvolvimento tecnológico.

Esse desenvolvimento pode ser traduzido por meio da criação e consolidação de startups, spin-offs, empreendimentos criativos, negócios de impacto social (NISA), empresas de base tecnológica, ou levando a cultura da inovação para negócios tradicionais etc.

Em resumo, toda articulação no Ecossistema voltar-se-á para o desenvolvimento, bem como deve existir para que haja a geração de benefícios para o mercado, além de tudo isso, tem o objetivo de promover benesses para as pessoas inseridas em seu território.

Ecossistema e o Sebrae/AL

Vale ressaltar que os Ecossistemas de Inovação possuem limite territorial, nessa perspectiva, houve simultaneamente, nos territórios de Maceió, Agreste e Sertão, diagnósticos que mapearam os atores locais, aferiram o grau de maturidade desses ecossistemas e identificaram quais são os setores prioritários. É válido saber nesse conjunto de atores  temos Instituições de ensino superior, Entidades do Sistema S, Ambientes de inovação, representantes dos governos municipais e estadual, representantes da sociedade civil e da classe empresarial, associações, cooperativas, entidades de fomento, entre outros.

Grau de maturidade e setores prioritários

No contexto anteriormente citado, Maceió foi classificado como ecossistema em estruturação e priorizou os setores da cadeia do plástico, economia criativa e turismo, alimentos e bebidas, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e saúde.

Conjuntamente, é de grande importância citar a presença de outros ecossistemas, como é o caso do Agreste, que é composto pelas cidades de Arapiraca, Batalha e Palmeira dos Índios, que foi classificado como um ecossistema inicial, que atua com os setores do agronegócio, saúde e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Além disso, ainda temos um Ecossistema local de Inovação situado no Sertão alagoano, composto pelas cidades de Delmiro Gouveia, Piranhas e Santana do Ipanema, classificado como ecossistema em fase inicial e atua nos campos de Economia Criativa e turismo, agroprodução e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Por fim, para maiores informações sobre como foi essa jornada, acesse o link abaixo.

Conclusão

Quer obter novas informações e novidades sobre as atividades desempenhadas nos Ecossistemas locais de inovação?  fique ligado/a e acompanhe as atualizações desta página.

Para ter acesso a essas e outras iniciativas do Sebrae, o empresário pode entrar em contato por meio do 0800 570 0800 ou pelo nosso WhatsApp, caso deseje Converse online, por chat ou e-mail, com os técnicos do Sebrae para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio. É gratuito!

Links úteis

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado