Wed Apr 08 10:22:20 GMT-03:00 2020
Mercado e Vendas
Gatilhos mentais: 6 dicas que podem aumentar as vendas
Despertar a atenção do cliente é fundamental para conseguir boas vendas, inclusive no ambiente digital.

Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos os seres humanos. Quem aqui nunca comprou alguma peça de roupa e depois teve a conclusão que na verdade nem estava precisando dela?

Através dos gatilhos, você é capaz de engajar as pessoas no seu negócio e fechar vendas matando as objeções dos clientes. Listamos 5 gatilhos para que você possa está utilizando nas suas vendas no pelas paltaformas digitais:

1. Gatilho da Escassez e da Urgência

As pessoas tendem a comprar, pois elas não querem deixar de ter uma condição que é limitada e finita e deixar que outras pessoas comprem no lugar delas. Exemplo: “Últimas unidades”, “corram que é só até o próximo final de semana”, “É agora ou nunca”.

2. Gatilho da Prova Social

Nesse caso você pode mostrar aos seus seguidores que as pessoas estão usando o seu produto, através de depoimentos e avaliações de clientes, ou até mesmo vídeos e imagens com recomendações. Isso se chama prova social, onde o cliente é convencido que o seu produto realmente é bom, através da prova de sua audiência.

3. Gatilho da Garantia

Ao oferecer garantia sobre  seus produtos e serviços, você prova que eles são confiáveis. Já viram os vendedores de televisão como oferecem os produtos “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta. ”, esse é um gatilho mental muito poderoso. Mas atenção, é preciso cumprir com a garatinha, hein?

4. Gatilho da Novidade 

Esse é muito utilizado nas vendas da Apple, por exemplo. Criar listas divulgando lançamentos, novos produtos/serviços, novas instalações, etc. Isso na cabeça do cliente funciona como se ele tivesse saindo na frente dos demais. Então, utilize grupos seletos de clientes, no whtsapp, instagram ou telegram para fazer essas divulgações. Convide o cliente a ser o "primeiro a saber".

5. Gatilho da Autoridade 

Já viram aquela propaganda “Quem usa Tigre é autoridade no assunto”? Esse é um gatilho bastante usado para que você se posicione como autoridade do seu segmento, as pessoas tendem a associar as marcas com a autoridade que elas propõem no seu mercado. Atue como uma autoridade do nicho em que você está inserido.

6. Gatilho da Reciprocidade

Você já provou uma amostra grátis de alguma comida no supermercado e acabou comprando este produto? Essa é a intenção da reciprocidade, o cliente recebe conteúdo gratuitamente, e quando ele se depara com o produto sendo vendido, se sente na "obrigação" de comprá-lo, retribuido o que lhe foi dado anteriormente.

O tema envolvendo gatilhos mentais é extenso, aqui trouxemos o conteúdo que, de maneira geral, pode se adequar instantaneamente ao seu modelo de venda. Ele faz parte de uma estratégia de redes sociais que pode ser implantada pelos negócios, caso você queira saber um pouco mais acesse aqui o webinar do Sebrae/SC.

Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora