Negócios de Impacto Social e Ambiental – NISA em Alagoas
O mundo dos negócios não se restringe aos modelos tradicionais, conheça os NISA, um modelo além do sustentável, que é o futuro do empreendedorismo.
Entendendo o NISA
Você sempre pensou em resolver problemas sociais ou ambientais? Já imaginou ganhar dinheiro resolvendo esses problemas? Se as respostas foram sim, vamos entrar no mundo dos Negócios de Impacto Social e/ou Ambiental – NISA.
Conceitos
Para o Sebrae, negócios de impacto social são iniciativas financeiramente sustentáveis, formalizadas por pequenos negócios, com viés econômico e caráter social e/ou ambiental, que contribuam para transformar a realidade das populações menos favorecidas e fomentem o desenvolvimento da economia nacional.
Além de considerar o conceito Sebrae, também seguimos a Carta de Princípios para Negócios de Impacto no Brasil.
Fonte: Carta de princípios para negócios de impacto no Brasil.
Os negócios de impacto, fora do Brasil, começaram com negócios sociais fomentados por Muhammad Yunus, em meados da década de 70 quando ele criou o Banco Grameen (ficou conhecido mundialmente como o banco que emprestava dinheiro aos pobres).
Em Alagoas o Sebrae trabalha com os negócios de impacto desde 2017, trazendo protagonismo ao tema. Antes havia isoladamente algumas instituições falando sobre essa temática, trabalhando e provocando o assunto. Com a força do Sebrae, forma-se um ecossistema, ou seja um grupo de várias instituições trabalhando essa temática da inovação social com objetivo de melhoria desse ambiente para esses negócios no Estado. Um dado relevante identificado é que a maior parte dos negócios de impacto nasce para resolver problemas da base da pirâmide (classes C, D e E).
Pensar soluções para a base da pirâmide através de produtos e serviços é pensar fora da caixa, é trazer inovação ao tema para atender o tradicional em um novo formato.
As classes C, D e E, têm poder de compra e atualmente 80% da população brasileira, pertence a uma dessas classes.
Outro ponto importante a ressaltar, é que os negócios de impacto estão atrelados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e esses negócios sempre estão ligados a um ou mais desses objetivos. Você pode saber um pouco mais sobre ODS através da leitura aqui ou pelo vídeo abaixo.
Características e áreas
Os negócios de impacto em sua maioria, no Brasil, estão situados no Sudeste. 62% se encontram por lá e a explicação para esse fator é que o ecossistema dessa região é mais fortalecido, junto a isso, no Nordeste, a representação desses negócios é de 11%.
Ainda há muito trabalho pela frente. Disseminar o tema e incentivar negócios desse segmento em Alagoas é necessário, pois a região nordeste tem muita necessidade de negócios que possam diminuir a desigualdade social e melhorar a situação ambiental.
Partindo para outras características, segundo a Pipe.social (responsável pelo mapeamento dos negócios de impacto no Brasil), os NISA ainda são negócios dominados pelo sexo masculino, além disso, deste público são 66% de raça branca e a faixa etária está entre 30 a 44 anos.
Além das características, há também as áreas de impacto que você verá logo abaixo.
Fonte: Pipe Social
Atendimento no Sebrae
Os estágios de um negócio de impacto social e ambiental são os seguintes:
- Ideação: Após definição sobre qual problema social se deseja atuar é fundamental a realização de um diagnóstico para melhor compreensão do cenário para em sequência desenvolver a modelagem do negócio. É o alicerce do negócio.
- Validação: Com a modelagem do negócio concluída o próximo passo é testar o negócio. Nesse período se realiza os acertos necessários para o lançamento.
- Lançamento: Tendo validado o negócio é hora de o lançar no mercado
- Expansão/Escala: Depois de ter ultrapassado o ponto de equilíbrio e com maturidade e capital (social, financeiro e estrutural) suficiente, se caminha para expansão e escala.
Fonte: Apostila Sebrae
Acesse grátis o curso “Como criar um modelo de negócio de impacto socioambiental”.
Links úteis
Abaixo você encontra endereços que podem ser úteis, essas empresas e instituições estão diretamente ligadas aos Negócios de Impato Social e/ou Ambiental.
- Sebrae Nacional
- Ice.org
- Agenda 2030
- Anjos do Brasil
- Artemisia
- Aupa
- British Council
- Din4mo
- FEA
- Eaesp
- Certi
- Grupo Boticário
- Pipe Social
- Quintessa
- Vox Capital
- Ashoka
- Civi-co
- Amani Institute
- Sistemab
- Instituto Legado
- Semente Negócios
- Yunus
- Impacta Nordeste
- Cesar School
Assita também ao vídeo Introdução aos Negócios de Impacto Social e Ambiental em Alagoas
Seu negócio é de Alagoas e se enquadra nessas características? Gostou desse tema e ainda quer saber mais? Preencha o formulário abaixo que o Sebrae entrará em contato com você.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraConteúdo relacionado
Você é empreendedor e usa o WhatsApp constantemente? Então, que tal aproveitar o seu tempo no aplicativo para absorver conhecimento com essa proposta do Sebrae? Essa modalidade de capacitação, lançada em 2020, já atraiu cerca de 50 mil usuários de todo o Brasil, inscritos gratuitamente nos cursos online que podem ser feitos pelo WhatsApp. Conheça as 15 propostas de cursos: - Será que sou empreendedor? - Empreendedor de sucesso - A formação de preço para o meu tipo de negócio - Fluxo de caixa como ferramenta de gestão para o seu negócio - Marketing digital: planejar para vender pela Internet - Controle da movimentação financeira - Conhecendo e valorizando seu cliente - Planeje suas metas e resultados - O caminho para a formalização: benefícios e responsabilidades - Acesso ao crédito - Avaliando as vendas do seu negócio - Desenquadramento do MEI e novas possibilidades de tributação - Crescimento planejado e orientado para resultados - Indicadores para seu negócio - Inovação e possibilidades de crescimento? Gostou? Clique abaixo e digite o nome do curso que você quer fazer!
ECONOMIA CRIATIVA E INOVAÇÃO: DEU MATCH? Esse podcast é uma realização do Sebrae, com a produção da Pasan PI Arte e Consultoria. Os episódios dessa série são apresentados por Milla Pasan, uma alagoana que tem muita curiosidade e quer compartilhar com você conceitos, conhecimentos e saberes da economia criativa como impulsionadora da inovação e isso tudo vem recheado de sotaque, confira!
Essa é uma iniciativa do Sebrae em Alagoas que visa manter o acesso às informações pertinentes a você que nos acompanha, além disso, há a intenção de trazer ao público um conteúdo dinâmico e objetivo voltado ao avanço do empreendedor nas jornadas envolvendo cada temática abordada. A priori, o POD! traz uma série com 10 (dez) episódios com temas variados que irão agregar conhecimento à sua vivência empresarial.
O Circuito Penedo de Cinema nasceu da junção de quatro consagrados eventos do cinema alagoano, em 2020 chega à 10ª edição. Durante sete dias, o Circuito promoverá uma extensa e diversificada programação - totalmente gratuita - às margens do Rio São Francisco, na cidade histórica de Penedo (AL). Acesse o site do evento para conferir mais informações.
Que o Sebrae trabalha empreendedorismo você já sabia, mas o que poucos sabem é que estamos engajados em levar Educação Empreededora para instituições de ensino, através da capacitação de professores e educadores. O projeto atua em todos os níveis, desde o ensino fundamental e médio, educação profissional, até a educação superior, tanto na na rede pública e privada. Com essa nobre missão, estamos plantando uma semente para o futuro do nosso país. E mesmo em momentos de isolamento social, a educação precisa seguir, assim como outros atendimentos Sebrae, continuamos essas ações por interação digital. Então, professor, organizamos um ambiente virtual especialmente para você, que quer continuar se capacitando. A cartilha a seguir vai lhe orientar sobre como participar de cursos, trilhas de estudos e objetos de aprendizagem totalmente gratuitos e com certificação, para que possa aproveitar esse momento de quarentena e se capacitar no mundo da cultura empreendedora. Baixe agora e saiba mais.
O Brasil e o mundo estão se deparando com grandes desafios impostos pela Covid-19 e a vigilância sanitária tem se demonstrado uma peça-chave fundamental para o enfrentamento da pandemia, inclusive na área de alimentos. Toda a cadeia de alimentos, da produção até a entrega ao consumidor, é considerada uma atividade essencial neste momento, conforme prescreve o inciso XII, art. 3º, do Decreto nº 10.282/20. Assim, garantir que os alimentos cheguem com segurança à população brasileira, assegurar que não haja desabastecimento, fornecer informações corretas sobre o assunto à população e minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus, inclusive entre os colaboradores, são desafios impostos por essa nova realidade. A Anvisa, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e autoridades estrangeiras relacionados ao controle sanitário de alimentos, como nos Estados Unidos e na Europa, indicam não haver evidências de contaminação pelo novo coronavírus por meio de alimentos. Baixe aqui a NOTA TÉCNICA Nº 18/2020/SEI/GIALI/GGFIS/DIRE4/ANVISA para saber sobre Covid-19 e as Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos
Todos os setores da economia estão sofrendo com os efeitos da pandemia do Coronavírus. A prioridade, no momento, é cuidar da saúde, tanto dos familiares quanto dos funcionários. Prevenção é a chave. Alguns hábitos vêm para ficar, mas não se pode paralisar a rotina de uma propriedade rural, certo? Os animais devem ser tratados e vacinados, os canteiros cultivados, a colheita deve ser feita no momento certo e o produto deve chegar em segurança às gôndolas e ao consumidor final. Levando-se em consideração as recomendações de prevenção, preparamos um material específico sobre os cuidados com a propriedade rural e a comercialização dos seus produtos. Baixe aqui o arquivo e saiba como melhor gerir sua propriedade em meio à crise!
Com a modernidade e o avanço das tecnologias digitais o formato tradicional de trabalho acaba abrindo espaço para novas vertentes laborais. Um desses modelos é o home office, popularmente traduzido como “trabalho em casa” ou “escritório em casa”, entretanto, seu real significado não se resume a isso, basicamente seria um “trabalho portátil” ou um “trabalho à distância”. Por meio dessa modalidade de trabalho é possível atuar fora das empresas, seja em casa, em um ambiente coworking ou em outro espaço que forneça as condições para esse tipo de serviço. Para operar sua função nessa modalidade é necessário atentar para algumas dicas: 1. Mantenha-se “isolado” Isso mesmo, isole-se do que pode interferir no seu trabalho, afinal de contas, naquele momento é o horário no qual você irá desempenhar suas atividades. 2. Cuidado com as distrações Complementando o tópico anterior, fique atento às “coisas” que te cercam, evite as fontes de entretenimento (TV, Plataformas de Streaming, etc.), mantenha o foco no trabalho. Além disso, é necessário prestar atenção na circulação de terceiros (familiares, amigos, etc.) que possam tirar a sua atenção. 3. Concentre-se Até mesmo a sua postura pode acabar atrapalhando, escolha um local adequado, utilize meios para atingir o conforto necessário com o uso dos seus equipamentos (Computador, Laptop, impressora e afins). Usa uma mesa, se necessário até mesmo livros para adaptar a altura do seu equipamento, o que não vale é perder tempo. 4. Faça um checklist Elenque algumas atividades a serem realizadas durante sua jornada home office e, à medida que for realizando-as, marque-as como feitas, isso ajuda a ter um controle do que fazer, como fazer e saber quando já foi feito. 5. Vestimentas Por mais que o ambiente fora do escritório ou da empresa seja menos formal, preste atenção nas suas vestimentas, pois poderá surgir alguma videoconferência e não é legal aparecer na frente dos seus gestores e colegas usando um pijama. Faça uso de roupas um pouco menos informais, esteja sempre em condições de contato por vídeo ou áudio.