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Empreendedorismo | SUCESSO
Artesanato das mulheres Ticuna ganha destaque em emissora de TV

Trabalho desenvolvido pelas mulheres Ticuna ganha destaque na decoração cenográfica da novela “Cara e Coragem”, da Rede Globo

· 22/07/2022 · Atualizado em 22/07/2022
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O Artesanato é a chave principal que abre oportunidades de empoderamento para dezenas de mulheres da Comunidade Bom Caminho, no município de Benjamin Constant. É de lá que artesãs de todas as idades materializam as tradições culturais da etnia Ticuna através da manualidade ancestral amazônica. Na sua gama de trabalho, é possível identificar peças em palha e fibra de Tucum, a beleza única das sementes de Jarina, Paxiúba, Buriti e Açaí, e madeiras cujo beneficiamento transforma material orgânico em máscaras, cuias, bolsas, bancos, onças e outros itens nobres, mas foi no trançado com fibras de Arumã que a cenógrafa da novela “Cara e Coragem” enxergou a sofisticação, tradição com arte e ar contemporâneos na medida, para traduzir a personalidade de Clarice Gusmão, interpretada por Taís Araújo.

Na missão de transmitir uma imagem de refinamento e decoração correspondentes a uma personagem apaixonada por arte e brasilidade, a cenógrafa May Martins procurou o Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB SEBRAE) para conhecer a nata da produção de cestarias indígenas. Ao encontrar a combinação perfeita entre modernidade e tradição que estava procurando, no catálogo digital da AMATU (Associação de Mulheres Indígenas Artesãs, de Benjamin Constant), imediatamente, o departamento de cenografia solicitou 40 peças, feitas à mão por umaequipe de mulheres e enviado para os Estúdios Globo.

A mensagem semiótica que essa seleção passa é que Artesanato, na decoração, é sinônimo de contemporaneidade de altíssimo valor agregado, uma vez que itens como cestarias, colares de mesa/parede e quadros temáticos estão cada vez mais em voga no canal de TV aberta mais assistido pelos brasileiros e, além disso, fica uma importante observação para os demais artesãos: Oportunidades de ouro podem aparecer para todos, mas somente os mais preparados conseguem conquistar destaque. Rosa Chota e tantas outras mulheres da AMATU dificilmente teriam a mesma visibilidade caso não estivessem inseridas nos programas de desenvolvimento do SEBRAE, que prepara comunidades inteiras nos municípios do Amazonas com oficinas e palestras voltadas para inovação, gestão, logística, acesso ao mercado, presença digital, elaboração de catálogos, e participação em feiras e eventos de projeção nacional. Quem sabe, com a ajuda do SEBRAE, o seu negócio pode evoluir a ponto de estrear na televisão também?

 


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