Não basta apenas gerenciar os negócios – o sucesso empresarial depende muito de comportamento e atitude.
Você conhece o Empretec? É um seminário (muito mais do que um curso) feito para desenvolver as mudanças de comportamento que levam o empreendedor ao sucesso. É a sua grande oportunidade para revisar conceitos e atitudes e prepará-lo para o mercado e para a vida.
O Empretec é um dos produtos mais importantes oferecidos pelo Sebrae. A metodologia foi desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e é aplicada em dezenas de países para trabalhar as características de comportamento que levam o empreendedor a identificar novas oportunidades de negócios.
A história do Empretec no Brasil é longa. Vem desde 1993 aplicada pelo Sebrae e forma cerca de 10 mil participantes por ano. A maior parte destas empresas logo alcança um aumento no faturamento mensal. O desempenho empresarial melhora, a segurança na tomada de decisões é fortalecida e a visão de oportunidades é despertada.
No seminário, o participante estuda as dez características essenciais do comportamento empreendedor e as vivencia em atividades, fundamentadas a partir de pesquisas que apontam como um empreendedor de sucesso se comporta.
1. Iniciativa e busca de oportunidades
É a capacidade de se antecipar aos fatos e criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços. Vivemos momentos de crise com fortes mudanças e precisamos nos adaptar a uma nova realidade. Repense seu produto ou serviço, aja com proatividade e identifique oportunidades que estão surgindo.
2. Persistência
Fundamental para alcançar objetivos e enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso. Posicione a empresa diante do novo cenário. Não desista diante de obstáculos. Não fique pulando de galho em galho; reavalie, insista ou mude seus planos se for preciso.
3. Correr riscos calculados
É a disposição de assumir desafios e responder por eles. Conheça os seus custos, identifique os riscos e transforme oportunidades em negócios. No mundo dos negócios é importante ter ousadia. Tenha disposição para assumir desafios, mas não se esqueça de planejar antes de arriscar, pois suas apostas nunca podem comprometer a saúde financeira da empresa.
4. Exigência de qualidade e eficiência
Tenha disposição e inclinação para fazer sempre mais e melhor. Melhore continuamente seu negócio ou seus produtos. Satisfaça e exceda as expectativas dos clientes. Cuide do bem-estar de sua equipe e clientes e crie procedimentos para cumprir prazos e padrões de qualidade.
5. Comprometimento
Envolve sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes. Puxe para você a responsabilidade sobre sucesso e fracasso. Atue em conjunto com a sua equipe para atingir os resultados. O relacionamento com os clientes é mais importante do que as necessidades de curto prazo.
6. Busca de informações
Estamos diante de novos cenários de negócios. Busque a atualização constante de conhecimento sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o próprio negócio. Não delegue totalmente – envolva-se pessoalmente na avaliação do seu mercado, procure cursos e profissionais que são referência na sua área e estude muito.
7. Estabelecimento de metas
Mantenha o equilíbrio diante de um novo desafio. É essencial fixar objetivos claros para o seu negócio, no curto prazo e no longo prazo. Com metas consistentes, a empresa sabe para onde caminhar e dá passos muito mais sólidos rumo ao sucesso. Crie objetivos desafiantes e importantes para si mesmo. Mantenha o que estava certo e avalie novas estratégias.
8. Planejamento e monitoramento sistemáticos
Organize as tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, a fim de medir e avaliar os resultados. É muito importante saber tudo o que acontece na empresa, do caixa até a saída dos produtos. Ter o controle total é vital para manter o negócio saudável. Seja por meio de relatórios, questionários ou qualquer outro método, o importante é saber como seu empreendimento está funcionando.
9. Persuasão e rede de contatos
É o poder de convencimento e relacionamento com parceiros e colaboradores. Crie estratégias para conseguir apoio para seus projetos, obtenha apoio de pessoas chave para seus objetivos, desenvolva redes de contatos e construa bons relacionamentos. Busque contato com novos fornecedores e pessoas de outros segmentos, que são fontes de ideias para seu negócio.
10. Independência e autoconfiança
Desenvolva a autonomia para agir e mantenha sempre a confiança no sucesso. Independência não é fazer tudo sozinho; é ter a liberdade de escolher os caminhos da empresa. Confie em suas próprias opiniões, seja otimista e determinado, mesmo diante da oposição. Transmita confiança na sua capacidade.
- Procure o Sebrae ou ligue no 0800 570 0800 e inscreva-se para a seleção.
- Agende uma entrevista. As perguntas são sobre situações do seu cotidiano. Não é de caráter psicológico, é sigilosa, faz parte da metodologia do seminário e serve para identificar o perfil empreendedor do candidato.
- Após a entrevista, você será informado pelo entrevistador se está apto ou não a participar do seminário. Em seguida poderá se matricular para o Empretec mediante o pagamento de uma taxa.
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Roadshow - Construindo negócios com a Petrobras
Chegou a vez do Norte do país receber o Encontro com Fornecedores Petrobras. O road show, em parceria com o Sebrae, desembarca em Manaus (AM) no próximo dia 6 de dezembro. Será uma oportunidade para que pequenos negócios da cadeia de óleo, gás e energias renováveis da região conheçam mais sobre as atividades da estatal e como podem se tornar fornecedores da empresa. Iniciativas relacionadas à descarbonização e produção de energia em Urucu serão alguns dos temas do evento, que abordará ainda os programas de financiamento disponíveis para fornecedores, oportunidades e projetos, como fazer negócios com a Petrobras, entre outros assuntos. O road show já passou pelo Nordeste, onde somou aproximadamente 400 participantes nas capitais Recife (PE), Natal (RN) e Salvador (BA). A expectativa é de que o encontro aproxime pequenos fornecedores da Petrobras, aumentando a competitividade desses negócios. “O objetivo é fortalecer o relacionamento com o mercado fornecedor local, apresentar as demandas da Petrobras no Amazonas e desmistificar o modelo de contratação da estatal. Os pequenos negócios da região terão a oportunidade de conhecer as futuras e atuais demandas de bens e serviços, assim como ter acesso ao portfólio de soluções do Sistema Sebrae”, detalha Carlinho Santos, analista de Energia e Economia Sustentável do Sebrae. Para a gerente executiva de Suprimentos da Petrobras, Marina Quinderé, o road show vem cumprindo o seu objetivo de abrir diálogo e firmar um relacionamento colaborativo com a cadeia de fornecedores. “O diálogo e fortalecimento do mercado fornecedor são fundamentais para nossos ativos em operação e projetos futuros. A ideia é avançar cada vez mais nesta aproximação, apresentando as demandas da companhia e identificando oportunidades de negócios que atendam as nossas atividades e ampliem o desenvolvimento dos mercados regionais”, afirma Marina. A gestora de projeto para o segmento de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae Amazonas, Noira Auzier, destaca que o evento abre novas possibilidades para os empresários locais. “O Road show será importante para o Norte, pois possibilita que as empresas fornecedoras de bens e serviços e as startups identifiquem as oportunidades e os caminhos de parcerias comerciais e tecnológicas com a Petrobras. Será, sem dúvida, um marco na retomada do segmento e na geração de novos negócios para os amazonenses”, comenta Noira.
Novembro, 2023
Formalização do MEI [Micro Empreendedor Individual]
É um prazer imenso em termos você aqui novamente conosco.Vamos lá! O crescimento de empreendedores no Brasil se tornou considerável no decorrer dos anos e são nesses momentos que acabamos refletindo sobre as facilidades e os meios legais que são necessários para ser um empreendedor formalizado. A categoria de Microempreendedor Individual surgiu como resposta a essas pessoas autônomas e pequenos negócios terem a oportunidade de se inserir na grande disputa por um lugar no grande mercado de vendas.
Novembro, 2023
Chamada para adesão ao programa Cidade Empreendedora
O SEBRAE/AM torna pública a oferta do Programa Cidade Empreendedora 2024, iniciativa que visa a transformação dos municípios conectada com a estratégia de desenvolvimento territorial do Sebrae, que visa direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico local com foco na melhoria do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade empresarial com ações nos eixos temáticos Gestão Municipal, Desburocratização, Compras Públicas, Inovação e Sustentabilidade, Lideranças Locais, Sala do Empreendedor, Empreendedorismo na Escola, Cooperativismo e Crédito, Marketing Territorial e Setores Econômicos, bem como a Inclusão Produtiva com atividades voltadas para fortalecer os empreendedores, os negócios e a economia local. Critérios de Participação O Programa tem abrangência limitada ao orçamento do SEBRAE/AM, sendo possível contemplar municípios para o Ciclo 2024 seguindo os seguintes critérios: 1. Estar entre os 62 municípios do Estado do Amazonas; 2. Ter aderência aos eixos temáticos trabalhados no Programa; 3. Preencher todos os itens do Formulário de inscrição e manifestação de interesse (Anexo I). Investimento Aos municípios interessados na atuação do SEBRAE/AM para implantação de políticas de desenvolvimento econômico, com foco nos pequenos negócios, será firmado um CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS com valores calculados a partir das necessidades verificadas pela gestão municipal em conjunto com o SEBRAE/AM, com investimento mínimo de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), conforme acordado entre as partes. Prazo para inscrição: 20/11 a 20/12/2023 Para as Prefeituras interessadas em se inscrever e/ou saber mais sobre a metodologia, eixos estratégicos, soluções aplicadas pelo Programa Cidade Empreendedora, entrar em contato com a Unidade de Empreendedorismo no Interior – UEI, por meio dos contatos: José Antonio Fonseca, e-mail: jose.fonseca@am.sebrae.com.br, telefone (92) 98560-0789 Marcelo José de Souza, e-mail: marcelos@am.sebrae.com.br, telefone (92) 98634-4355.
Novembro, 2023
Sebrae atende mais de 20 mil empreendimentos no Amazonas
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) contabilizou 20.487 empreendimentos atendidos em 2023 por meio do programa “Sebrae na sua Empresa”. A ação que engloba todo o estado do Amazonas, oferece de forma gratuita, recomendações de gestão empresarial, tais como soluções e ferramentas para desenvolver habilidades da gestão de negócio, além de consultorias com oferta de conteúdos técnicos específicos.Aproximadamente 60 agentes se deslocam até os municípios do Amazonas para a realização dos serviços. Todo o estado já recebeu os serviços do programa, que deve continuar atendendo até o fim de novembro. Até outubro foram alcançadas 2.989 Empresas de Pequeno Porte (EPP), 10.573 Microempresas (ME) e 6.925Microempreendedores Individuais (MEI).O relatório produzido pelo SEBRAE e divulgado em 2022 sobre “Empreendedorismo Informal no Brasil”, indica que até o ano passado havia cerca de 583.219 donos de negócio sem CNPJ no Amazonas e que apenas 63.837 tinham CNPJ. Ou seja, 22% estão formalizados. Ainda segundo o estudo, a maior parte dos empreendedores informais ou formais é da ‘Agropecuária’ ou do setor de ‘Serviços’. Com o propósito de identificar o desafio da empresa, formalizar, indicar soluções e materiais importantes para a gestão do negócio, o programa ‘Sebrae na sua Empresa’ é realizado fisicamente, de porta a porta, por um consultor credenciado pela instituição, devidamente identificado com uniforme e crachá. O atendimento é gratuito e visa auxiliar o empreendedor a agregar valor e desenvolver a empresa, por meio do acesso aos planejamentos de estratégia financeira, marketing, inovação e gestão de pessoas.O serviço também pode ser solicitado via 0800-570-0800 ou no site SebraenaSuaEmpresa. Os agentes atuarão até o final de novembro, na capital e interior.