ac am rr pa ap ma pi ce rn pb pe al se ba to mt ro ms go df mg es rj sp pr sc rs
  • RSRio Grande do Sul
  • SCSanta Catarina
  • PRParaná
  • SPSão Paulo
  • MSMato Grosso do Sul
  • RJRio de Janeiro
  • ESEspírito Santo
  • MGMinas Gerais
  • GOGoiás
  • DFDistrito Federal
  • BABahia
  • MTMato Grosso
  • RORondônia
  • ACAcre
  • AMAmazonas
  • RRRoraima
  • PAPará
  • APAmapá
  • MAMaranhão
  • TOTocantins
  • SESergipe
  • ALAlagoas
  • PEPernambuco
  • PBParaíba
  • RNRio Grande do Norte
  • CECeará
  • PIPiauí
menu Sebrae

Cursos e Eventos

Cursos e Eventos presenciais

Confira a programação do Sebrae no seu estado e inscreva-se já.

Cursos Online

Matricule-se nos cursos online 100% gratuitos e estude sem sair de casa.

Wed Mar 25 15:15:26 GMT-03:00 2020
Inovação
Caso de Sucesso do Sebraetec
Conheça a trajetória de Antonio Mateus de Melo Filho e o que levou a empresa Amazon Pack a buscar melhorias com a ajuda do produto Sebraetec.
COMPARTILHAR

CASO: Amazon Pack

Sebraetec: maior gestão de qualidade para a Amazon Pack

Veja como a empresa Amazon Pack melhorou suas perspectivas de crescimento ao receber a consultoria especializada do Sebraetec

O que você precisa para fazer sua empresa crescer? Foi pensando em como melhorar seu processo e dar o próximo passo, que a empresa Amazon Pack contratou os serviços em inovação do Sebraetec para retirar seu certificado de Gestão de Qualidade. A certificação é reconhecida pela RINA Brasil, corporação de excelência com extenso credenciamento emitido por sociedades/organizações internacionais e nacionais.

Conheça a trajetória de Antonio Mateus de Melo Filho e o que levou a empresa Amazon Pack a buscar melhorias com a ajuda do produto Sebraetec.

Quase três décadas de história

Antes mesmo de cogitar a ideia de ter sua própria empresa, Antonio Melo levava sua vida como mecânico de uma multinacional que fabricava o poliestireno expandido (EPS), produto conhecido popularmente como isopor. Após seu desligamento da empresa, era hora de pensar em novas possibilidades de atuação usando do conhecimento que adquiriu durante sua vida profissional.

Foi então que, a convite de um colega, Antonio aceitou abrir a Amazon Pack para atender uma necessidade de mercado. Em 1992, surgia a empresa especialista em fornecer EPS recortado e moldado para embalagens industriais, refrigeração, isolamento térmico, isolamento acústico, construção civil, indústria náutica e outras infinitas possibilidades de aplicações. Enquanto seu parceiro oferecia conhecimento de mercado, o novo empresário entrava com o conhecimento técnico para facilitar os processos de produção.

Após alguns anos, seu sócio resolveu retirar-se da parceria para investir em um novo negócio, enquanto Antonio assumia sozinho a Amazon Pack, cargo que ocupa solo há 24 anos. “Foi uma dificuldade, um desafio para mim. Comecei achando tudo uma brincadeira esse negócio de recorta e monta, achei que não fosse dar certo, mas acabou dando”, revela orgulhoso.

A produção começou em pequena escala, atendendo micro e pequenas empresas para algumas necessidades. Com o passar do tempo, o negócio conquistou clientes maiores para fornecer seu produto. Hoje, a Amazon Pack atua com 10 clientes fixos, além de fornecer EPS recortado para empresas esporadicamente, quando necessitam do serviço em determinadas épocas.

Conhecendo o Sebraetec

O mecânico, que iniciou no ramo empresarial com uma aguçada visão das necessidades de mercado, chegou à conclusão que era hora de dar o próximo passo para atender empresas industriais maiores. A partir daí, Antonio perguntou de uma conhecida, colaboradora do Sebrae, se podia ter auxílio no processo para a obtenção de um certificado que ateste a qualidade dos processos da empresa.

Foi assim que os serviços de inovação e tecnologia foram apresentados ao empresário. Encaminhado para a subárea de ‘Produção e Qualidade’ do Sebraetec, Antonio passou a receber uma consultoria sobre como adequar a empresa para a certificação ISO 9000:2015. O certificado é uma forma de reconhecimento da qualidade dos processos da organização.

O ramo de Produção e Qualidade é um dos quatro oferecidos pelo Sebraetec, que também conta com Design, Sustentabilidade e Desenvolvimento Tecnológico, tudo para facilitar o contato com a tecnologia e inovação de micro e pequenas empresas que querem ir além.

A experiência Sebraetec

Com a perspectiva positiva diante das novas possibilidades de crescimento no mercado, a Amazon Pack passou por procedimentos de adequação para a retirada do certificado ISO 9000. O Sebrae entrou em contato com uma Prestadora de Serviço cadastrada, pagando 70% do valor da contratação, além de auxiliar com uma proposta comercial e com a documentação contratual.

“Com a implementação da ISO 9000, minha expectativa é que possamos conquistar clientes de grande potência na área de eletroeletrônicos. Muitas das empresas nos procuraram no passado, mas sempre esbarrávamos na dificuldade de ainda não termos a certificação”, conta Antonio.

Foram seis meses de trabalho, com reuniões semanais e mensais para fazer o levantamento de processos necessários de melhorias e se preparar para a auditoria final.

Com o certificado em mãos há apenas dois meses, a Amazon Pack poderá contar com os benefícios da melhoria do desempenho do serviço realizado; redução de custos com processos como refugos, retrabalho ou devolução; aumento da satisfação de clientes; melhora na reputação da empresa no mercado; além do fator mais esperado por Antonio: a possibilidade de atender empresas de maior porte para crescer no seu ramo.

Você também pode ter o apoio Sebraetec

Se você é Produtor Rural, Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP) é possível contar com os serviços tecnológicos e de inovações do Sebraetec. O programa tem atuação nacional, inclusive no Amazonas, e você tem a chance de receber consultoria especializada pagando apenas 30% do valor.

Essa é a melhor forma para que seu negócio possa explorar diferenciais e ter mais destaque no mercado, aumentando a rentabilidade e conquistando um novo posicionamento no mercado. São mais de 120 serviços para inovar produtos, melhorar o marketing, aumentar a eficiência, automatizar processos, reduzir custos, ter um novo design e muito mais!

Para ter acesso a uma dessas facilidades, basta ir até o Sebrae/AM com sua identidade e número do CNPJ da sua empresa. Durante o atendimento, explique sua situação e suas expectativas para aprimorar seu negócio. Assim, o Sebrae pode acionar uma rede de prestadores de serviços tecnológicos cadastrados para facilitar a inovação da sua empresa.

É fácil, rápido e melhor custo-benefício, pois os preços dos serviços do Sebraetec contam com subsídio de até 70% pago pelo Sebrae.

Saiba mais informações

Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora