ac am rr pa ap ma pi ce rn pb pe al se ba to mt ro ms go df mg es rj sp pr sc rs
  • RSRio Grande do Sul
  • SCSanta Catarina
  • PRParaná
  • SPSão Paulo
  • MSMato Grosso do Sul
  • RJRio de Janeiro
  • ESEspírito Santo
  • MGMinas Gerais
  • GOGoiás
  • DFDistrito Federal
  • BABahia
  • MTMato Grosso
  • RORondônia
  • ACAcre
  • AMAmazonas
  • RRRoraima
  • PAPará
  • APAmapá
  • MAMaranhão
  • TOTocantins
  • SESergipe
  • ALAlagoas
  • PEPernambuco
  • PBParaíba
  • RNRio Grande do Norte
  • CECeará
  • PIPiauí
menu Sebrae

Cursos e Eventos

Cursos e eventos do seu estado

Confira a programação do Sebrae no seu estado e inscreva-se já.

Cursos Online

Matricule-se nos cursos online 100% gratuitos e estude sem sair de casa.

Thu Jul 16 15:32:13 GMT-03:00 2020
Empreendedorismo
Saiba como a crise do novo coronavírus impactou negócios recentes
Para uma empresa começar a ver seu negócio estabilizar é preciso tempo. Mas e quando nesse meio tempo ocorre uma pandemia?

O impacto da crise

Para uma empresa começar a ver seu negócio estabilizar é preciso tempo. Mas e quando nesse meio tempo ocorre uma pandemia? Talvez seja hora de dar uma nova perspectiva para o negócio e aprender a lidar com os imprevistos do momento.

Foi nessa situação que o casal Fernando Vasques e Cristiane Nery se viram. Proprietários da Bzee Criativo, o negócio que tem apenas dois anos teve que mudar suas estratégias para poder se manter e continuar com as vendas. Agora eles estão Lidando com a Crise da mesma maneira que muitas empresas: focando na Era Digital. 

A Bzee Criativo, como o próprio nome sugere, é um pequeno negócio que trabalha com a criatividade. Com os donos sendo designers, Fernando e Cristiane uniram sua paixão pela ilustração criativa e seu conhecimento técnico em Design para montar uma alternativa de renda. A empresa é especialista em fazer quadros decorativos em MDF, marca-páginas, além de projetos e ilustrações autorais. 

“Antes da pandemia tínhamos a oportunidade de participar de feiras e eventos culturais o que nos ajudava bastante. Com a pandemia tivemos que retomar às vendas 100% online”, conta Fernando.

Por ter um amplo público jovem e geek, termo que denomina fãs de tecnologia, jogos virtuais ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, mangás, livros, filmes e séries, a aposta foi focar nos canais em que mais se encontra essa galera: as redes sociais. 

O casal utiliza do Facebook, Instagram e WhatsApp para fazer sua divulgação e suas vendas, e tiveram que montar uma estratégia de interação intensiva para ganhar ainda mais visibilidade. “Tivemos que estar mais próximos ainda de nossos clientes digitalmente, interagindo e planejando qual a melhor forma de captar novos leads”, disse o casal. 

A pandemia do novo coronavírus ainda trouxe outras mudanças no negócio do casal. “Sempre tivemos algumas parcerias com outros empreendedores e juntos lançamos vários sorteios com kits de nossos produtos. Durante a pandemia permanecemos com essa estratégia e divulgamos novas promoções de nossos serviços e produtos, além de seguir as recomendações do Ministério da Saúde quanto a higienização dos produtos desde a produção até o ato da entrega”, explicou Fernando. 

Assim como diversos empreendedores, a expectativa para a normalização do segmento comercial na cidade é alta. E os namorados já têm planos para expandir o negócio e alcançar mais clientes.   

“Estamos trabalhando no desenvolvimento do nosso site e pretendemos colocá-lo para funcionar o mais breve possível e assim atendermos pessoas de todo o Brasil. Estamos pensando em outros leques de produtos e serviços também dentro da área do Design, para expandir nosso negócio no mercado criativo, como lançar uma categoria de vestuário com peças criadas por nós”, conta o casal.

Você pode conferir o trabalho da Bzee Criativo acessando o perfil no Instagram  e Facebook

Na vida e nos negócios

O casal Fernando e Cristiane também são recém parceiros do SEBRAE/AM e participaram da divulgação da campanha #SebraeADois em comemoração ao Dia dos Namorados, usando as redes sociais do Sebrae para divulgar seu negócio. 

O casal de designers se conheceu em 2017 na faculdade e desde então se tornaram parceiros na vida e, posteriormente, nos negócios. “Por sermos bastante parecidos, tanto na personalidade como na carreira profissional, acabamos nos apaixonando e estamos juntos desde então. Com o tempo veio a ideia de juntar nossas habilidades e nossa paixão por design para empreender”, contou Cristiane.  

A Bzee Criativo surgiu como uma fonte de renda extra, uma vez que Fernando e Cristiane tinham empregos fixos em agências de Marketing e Publicidade. Atualmente, ambos decidiram deixar os empregos para focar a atenção no empreendimento, sendo a única fonte de renda do casal durante a pandemia. 

“A ajuda do SEBRAE, divulgando nosso trabalho nesse momento tão delicado, nos permite expandir nossos horizontes, nos dando maior visibilidade e, assim, alcançando possíveis clientes”, disse Fernando. 

A pandemia que pegou o mundo de surpresa e fez diversos empreendedores mudarem o jeito de trabalhar os negócios também deixou lições. Para o casal, esse momento também foi uma forma de se fortalecer ainda mais. 

“De forma pessoal, aprendemos a valorizar ainda mais pequenos momentos, gestos e abraços. Estar mais próximos das pessoas que amamos e aproveitar cada minuto. Nos negócios, ainda que os esforços e o desempenho sejam maiores, o bem-estar e a saúde das pessoas são mais importantes e podemos sobreviver em meio a uma crise, pois a união e o apoio sempre nos fortalece”, contou o casal. 

Conte com o SEBRAE

A crise pode ter abalado muitos empreendedores que foram pegos de surpresa com a situação. Entretanto, esse entrave não pode ser um obstáculo para você que tem o sonho de ser dono do próprio negócio e empreender. O SEBRAE/AM pode ser seu grande parceiro nessa jornada e te mostramos como você pode ter uma ideia para lançar sua própria empresa. 

Para quem quer se tornar um empreendedor mas não sabe por onde começar ou que negócio abrir, o Sebrae realizou diversos estudos sobre mais de 350 Ideias de Negócios, que dão uma visão geral sobre cada negócio para apoio na tomada de decisão do futuro empresário. É só clicar aqui para dar os primeiros passos rumo à sua autonomia financeira! 

Para saber informações, basta entrar em contato com o SEBRAE/AM através do atendimento online ou do número 0800 570 0800. Você ainda pode aproveitar para navegar no nosso conteúdo e ter mais conhecimento sobre empreendedorismo e gestão financeira, além de materiais e cursos de forma gratuita clicando aqui

Veja outros cases de pessoas que estão Lidando com a Crise

 

Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora