As 5 maiores dúvidas para iniciar sua jornada empreendedora como MEI!
Veja como se tornar dono de um negócio legalizado, com CNPJ, previdência e assessoria do Sebrae.

Seja um MEI!
Por André Spínola www.trendstalks.com.br @trends.talksCada vez mais brasileiros estão descobrindo as belezas de empreender, ter seu próprio negócio e ampliar suas habilidades e competências para ter em suas mãos seu sucesso.
E o Microempreendedor Individual, o famoso MEI, tem sido o ponto de partida de milhões de pessoas, por ser extremamente fácil de formalizar e abrir muitas oportunidades que facilitam essa jornada empreendedora. Hoje já são quase 11 milhões registrados em todo país.
Mesmo sendo fácil, há aspectos operacionais e pontos de atenção que os empreendedores têm que observar para fazer tudo certinho.
Se registrar é apenas uma pequena parte nessa jornada. Um bom empreendedor tem que ser um bom empresário e aliar organização, preparo e capacitação constante à sua criatividade e garra.
No e-book "Dossiê MEI" há todas as respostas que facilitarão muito a vida de quem quer ter o seu MEI.
Você pode baixa-lo gratuitamente AQUI.
Separei aqui as 5 principais perguntas que todos fazem na hora de abrir um MEI.
Vamos lá!
Quais são as principais vantagens em ser MEI?
Além de conseguir um CNPJ, a inscrição na Juntas Comercial, no INSS e nas Secretarias Estaduais e Municipais de Fazendo, e também um alvará prévio, isso tudo se dá de forma on-line, simplificada e sem custos.
Além disso, ao se registrar como MEI, o empreendedor:
- Paga quase nada de impostos
- Pode funcionar em casa, a depender das regras dos municípios
- Tem cobertura previdenciária:
- Aposentadoria
- Auxílio-doença
- Auxílio-maternidade
- Pode emitir notas fiscais
- Acessa serviços bancários mais baratos
- Pode entrar em marketplaces
- Pode comprar de atacadistas e distribuidores
- Pode participar de licitações
Quem pode ser MEI?
Centenas de atividades econômicas são permitidas. A grosso modo, as restrições são para atividades conceituadas pela lei como "de natureza intelectual ou regulamentadas", como engenheiros, arquitetos, médicos, dentistas, dentre outras. Veja todas as atividades permitidas AQUI.
A título de exemplo, as atividades com maior número de MEI são cabelereiro, comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, obras de alvenaria, promoção de vendas, lanchonetes e mercados. Outros exemplos de atividades são agente de viagens, artesão, animador de festas, churrasqueiro, carpinteiro, carroceiro, gesseiro, jornaleiro, manicure, maquiador, motoboy, mototaxista, pedreiro, pintor, eletricista, vidraceiro e motoristas de aplicativo.
E quem não pode ser?
Como dissemos, se você exerce atividade fora da lista, não pode ser MEI, mas pode entrar direto no Supersimples, o que não é mau negócio, em termos de redução tributária e simplificação do dia a dia.
Se você também for sócio, administrador ou titular de outra empresa, além de pensionista ou servidor público federal em atividade, também não é possível abrir um MEI. Em caso de servidores públicos estaduais ou municipais há algumas exceções, conforme a legislação local.
Aposentados por invalidez, beneficiários de auxílio doença e seguro desemprego, ao abrir o MEI, perdem o benefício. Então podem ser MEI, mas tem que arcar com essa consequência.
Além, disso, o faturamento anual não pode ultrapassar os R$81.000,00. Não há um valor fixo mensal, apenas anual. Superado esse limite, o empreendedor precisa fazer o desenquadramento e se tornar uma microempresa, que tem um teto de R$ 480.000.00 anual de faturamento, dentro do Supersimples.
O que é necessário?
Observadas as restrições sobre as quais falamos acima, basta acessar o Portal do Empreendedor. Lá, é possível fazer sua formalização de opção num sistema chamado SIMEI, preenchendo um formulário com suas informações pessoais e da atividade que pretende exercer.
São necessárias as seguintes informações (sem necessidade de cópias):
- RG (com a data de expedição)
- CPF.
- Comprovante de Endereço da Empresa e da Residência.
- Título de Eleitor.
- Nº da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (se declarou nos últimos dois anos).
- Consulta prévia de localização aprovada (se o município exigir).
Quanto se paga no total?
Dentro do valor mensal a ser pago, a maior parte refere-se a 5% do salário mínimo vigente, a título de contribuição previdenciária. Como o salário mínimo varia anualmente, esse valor segue a mesma variação percentual.
Dessa forma, a Contribuição do MEI em 2020 é de:
|
INSS - R$ |
ICMS/ISS - R$ |
Total - R$ |
Comércio e Industria - ICMS |
52,25 |
1,00 |
53,25 |
Serviços - ISS |
52,25 |
5,00 |
57,25 |
Comércio e Serviços - ICMS e ISS |
52,25 |
6,00 |
58,25 |
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O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraConteúdo relacionado
O Empretec é um seminário imersivo de alta performance, cuja metodologia foi elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU), voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios. Ele está presente em 34 países e, no Brasil, somente o Sebrae detém autorização para implementá-lo. Durante o Empretec, você vai encarra seus medos, enfrentra suas limitações, despertar para oportunidades e fortalecer suas habilidades empresariais. O Empretec é baseado no fato de que o sucesso empresarial vai além da habilidade de gerenciamento de negócios. A atitude individual do empreendedor é fundamental. Ao logo do treinamento, o participante estuda as principais características essenciais do comportamento empreendedor e promove a revisão de conceitos e atitudes, preparando-se para o mercado e para a vida.
O Edital de Credenciamento de nº 002/2020, tem como objetivo Credenciar Pessoas Jurídicas para integrar o Cadastro Nacional de Empresas Prestadoras de Serviços de Consultoria e Instrutoria do SEBRAE/AM, que poderão ser chamadas para prestar serviços quando houver demanda, em regime de não exclusividade. São dezessete áreas de conhecimento: Pessoas Empreendedorismo Educação Finanças, Contabilidade e Serviços Financeiros Marketing e Vendas Negócios internacionais Planejamento Empresarial Gestão da Produção e Qualidade Legislação Aplicada aos Pequenos Negócios Sustentabilidade Inovação Tecnologia da Informação Desenvolvimento Territorial Associativismo e Cooperativismo Desenvolvimento Setorial Políticas Públicas Arquitetura e Engenharia. As inscrições para o Credenciamento estarão abertas no período de 03/11/2020 à 23/11/2020 e serão realizadas pelo www.sebrae.com.br/amazonas. O Edital é especifico para sociedades empresárias, sociedades simples e empresas individuais de responsabilidade limitada – EIRELI. Fique atento ao processo de Inscrição e Habilitação!
Olá a todos! Esse e-book foi criado para ajudar empresários e empreendedores a enxergar oportunidades para seu negócio na Black Friday, que é no dia 27 de novembro, mas acaba movimentando o mês de novembro inteiro com suas derivações como Black Week, Pré-Black, etc. Trata-se da segunda data mais importante para o varejo no ano, atrás apenas do Natal. Mas é preciso ficar ligado nas nuances, nas vontades e dores dos clientes, na forma de atendimento e, principalmente nas promoções que serão criadas, o grande desejo de mais de 90% interessados em comprar algo nessa data. Em 2019 houve um crescimento de 23% no faturamento da Black Friday no Brasil em comparação com o ano anterior, com as vendas por dispositivos móveis chegando a 55% desse valor. Foram vendidos 3,2 bilhões de reais de acordo com a Ebit. Já se trata da segunda data comercial mais importante do ano ( junto com a Cyber Monday) e fica atrás apenas do do Natal. E você sabia que, de acordo com pesquisas, 95% dos consumidores esperam descontos agressivos na Black Friday? E também que você pode perder uma grande oportunidade de construir nos estratégias de relacionamento e recorrência com o planejamento de descontos pra essa data? Crie uma estratégia forte para seu negócio e para sua marca, que vai gerar muito mais valor para esses novos clientes que começam a Black Friday ávidos por descontos e terminam ganhando um relacionamento que se preocupa com suas dores, necessidades e conveniências. Falamos de tudo isso e mais um pouco no e-book gratuito "Black Friday – Dicas, Tutoriais e Informações Quentes sobre o Mercado pra Você Vender Muito Mais". Um grande abraço e ótimas vendas André Spínola @trends.talks
A Semana Global de Empreendedorismo, criada em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo presidente da Kauffman Foundation na época, Carl Schramm, é um evento anual que ocorre em mais de 96 países, com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, estimulando a geração de novos negócios, inovadores, competitivos e conectados com as necessidades dos consumidores. Nos últimos três anos, a SGE mobilizou no Brasil mais de 2,5 milhão de pessoas, com cerca de 10.000 atividades - o que faz da Semana brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais, em todas elas, o SEBRAE teve participação determinante nos resultados. Em 2020, a SGE ocorre em novembro, mais especificamente na semana de 16 a 20, com um sem número de atividades em todo o Brasil, resultado da parceria entre o SEBRAE e várias outras agências de desenvolvimento, como fundações, universidades, centros de pesquisa e iniciativas privadas. Este ano, o tema será a RETOMADA DA ECONOMIA E O PAPEL DO EMPREENDEDORISMO, onde se destacarão atividades desenvolvidas e tratem de transformação digital, inovação, diversidade e inclusão, protagonismo social, empreendedorismo feminino, superação e economia criativa. No Amazonas, especificamente, realizaremos a SEMANA GLOBAL DE EMPRENDEDORISMO 2020, um evento totalmente digital, no período de 25 a 27 de Novembro de 2020, das 15:00h as 20:00h onde ocorrerão palestras e mini cursos e a Exposição Virtual de Produtos e Serviços de Referência no Amazonas, com 70 expositores, e a participação estimada de 2000 pessoas. A intenção é promover o empreendedorismo, com destaque ao papel da mulher no cenário empreendedor brasileiro, a inclusão social, a diversidade cultural e a expansão de negócios; conectando, capacitando e inspirando as pessoas a tornar o sonho de empreender uma realidade. O evento envolve todos os setores da economia, comércio, indústria e serviço, e estimula a inovação de processo e de produto, projetando as MPEs do Amazonas para todas as regiões do pais e promovendo interação, network e crescimento regional. Maiores informações em nossa Central de Atendimento no 0800 570 0800.
Paralisada! Foi assim que a empreendedora Naíza Paes, 38, ficou quando percebeu que a pandemia do novo coronavírus poderia afetar o seu negócio. Proprietária da Madu Cakes, empreendimento de bolos decorados e doces finos, Naíza percebeu que sua empresa poderia sofrer um impacto massivo, uma vez que as pessoas não iriam mais se reunir para fazer celebrações por conta do distanciamento social. O distanciamento social é uma medida recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar a propagação da doença COVID-19, infecção causada pelo novo coronavírus. A determinação não só impactou o modo de vida das pessoas pelo mundo, mas surtiu efeito em diversos micro e pequenos negócios que agora estão Lidando com a Crise. Foi a encomenda de uma cliente que fez Naíza repensar como poderia levar seu negócio através da crise. O pedido foi a produção de 10 mini bolos para serem entregues em diferentes casas para a comemoração do aniversário de 87 anos de uma senhora através de videoconferência. E ali surgia uma oportunidade! Foi neste momento a empreendedora teve que adaptar dois aspectos do seu negócio: o tamanho do bolo, que antes era oferecido em dimensões maiores para as festas; e o delivery, modalidade que a empresária ainda não tinha no seu negócio. “Eu não realizava entrega e, de certa forma, fui forçada a trabalhar com delivery e me adaptar a essa nova realidade, senão ficaria para trás”, contou. A empreendedora tinha preocupação sobre como iria parar a produção para fazer as entregas, até perceber que não necessariamente ela quem deveria fazer o delivery. Foi assim que Naíza contratou uma pessoa da sua confiança para fazer as entregas, que, seguindo seu novo formato de ideia, começou a aumentar. Depois de divulgar a celebração via videoconferência, seu negócio teve um novo ganho para continuar operando durante a crise. Além disso, a empresária conta que começou a voltar seu olhar para as datas comemorativas, planejando o que poderia oferecer de acordo com suas habilidades. “Uma amiga, que não encontrava um ovo de páscoa de cupuaçu, pediu para eu fazer e aceitei o pedido. Fiz, embalei, coloquei todo meu amor, tirei uma foto e postei. Pra quê? Nessa hora surgiram diversas encomendas! E a páscoa que não seria boa para mim, acabou sendo”, disse Naíza sobre a primeira data comemorativa na quarentena. Depois desse insight, a empreendedora percebeu que poderia ter novas ideias para a celebração das datas que viriam a seguir, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, sempre usando de suas habilidades com a confeitaria para oferecer novas propostas para seus clientes. “Continuo trabalhando bastante, tendo muitas idéias, estudando todos os dias e buscando estratégias para a melhoria do meu negócio. Focando bastante nas datas comemorativas”, contou. Uma outra estratégia utilizada por Naíza foi a de manter sua presença digital nas redes sociais. “Estamos dando uma repaginada nas mídias. Personalizando destaques e molduras para que fique algo limpo e interessante. Também aproveitei a pandemia e o tempo livre para criar um site e um canal no YouTube”. Uma de suas ideias foi utilizar do WhatsApp para enviar mensagens aos seus clientes dizendo que ainda estava ativa e produzindo, e que eles poderiam contar com os serviços da Madu Cakes mesmo com o distanciamento social. Durante a pandemia, Naíza também resolveu deixar a timidez de lado e aparecer mais nas suas redes sociais. A empreendedora ainda percebeu que a interação com o público pode criar conexões mais profundas, gerar engajamento e, consequentemente, aumentar suas vendas. Mesmo com a crise, felizmente, quase todos os dias Naíza tinha encomenda de bolos. Leia também: O planejamento na panificação e confeitaria
O Sebrae no Amazonas como órgão referência nos Pequenos Negócios e estimulador do empreendedorismo, da promoção da competitividade e do desenvolvimento sustentável não poderia omitir-se a tão significativa missão, então buscou as melhores práticas e soluções educacionais, elaborando o portfólio que ora apresentamos, com um elenco de cursos, palestras, oficinas e consultorias. É importante ressaltar que nossa Matriz de Soluções Educacionais está direcionada para os segmentos de Comércio, Indústria e Serviços e Produtores Rurais. Todas as capacitações foram criadas respeitando a velocidade com que as Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e o Empreendedor Individual se desenvolvem e portanto, disponibilizamos metodologias práticas com diversidade de conteúdos presenciais e com uso de ferramentas a distância para otimizar o tempo de cada empreendedor. Esperamos que aprecie e escolha as Soluções Educacionais compatíveis para o momento de seu negócio. Estamos aqui para ajudá-los a serem mais competitivos independentemente do segmento e do tempo de existência do seu negócio. Para mais informações, entre em contato conosco através da Central de Relacionamento no 0800 570 0800, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.
O dia 9 de junho de 2020 deve se tornar uma data histórica para os produtores rurais da região do Novo Remanso. Nessa data, a Revista de Propriedade Industrial, número 2579, do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), publicou a concessão do selo de Indicação Geográfica (IG), na categoria Indicação de Procedência (IP), ao abacaxi produzido naquela localidade. O Selo também é válido para produtores rurais das regiões vizinhas Vila do Engenho e Caramuri, sendo esta pertencente ao município de Manaus. Essas comunidades, Novo Remanso e Vila do Engenho, pertencentes ao município de Itacoatiara (a 288 quilômetros de Manaus), possuem milhares de famílias que há mais de 50 anos cultivam o abacaxi e, ao longo dos anos, com o apoio do Sebrae no Amazonas e de uma rede de instituições parceiras, aprimoraram técnicas de cultivo e manejo, resultando num fruto reconhecido por seu sabor adocicado e de baixa acidez. A diretora superintendente do Sebrae/AM, Lamisse Cavalcanti, ressalta que se trata da quarta concessão de IG a produtos regionais do Amazonas e que a Instituição, em nível nacional e local, comemorou mais essa conquista para o Estado. “Desde 2004 o Sebrae vem desenvolvendo ações com os produtores do Novo Remanso, mas somente há cerca de 3 anos focamos na obtenção do IG, pois já entendíamos que os produtores estavam organizados e prontos para dar esse avanço, pois todos sabemos das qualidades diferenciais do abacaxi produzido no Novo Remanso e Entorno”, explica. Os produtos amazonenses que possuem IG são: Guaraná de Maués, Peixe Ornamental de Barcelos, Farinha do Uarini e, agora, o abacaxi do Novo Remanso. A diretora técnica do Sebrae/AM, Adrianne Gonçalves, explica que o selo IG representa um forte diferencial no mercado, pois assegura que determinado produto é originário de uma região específica, produzido com determinadas técnicas e conforme processos controlados. “O IG é, na prática, uma proteção para os produtores, pois eles passam a contar com algo que confere diferencial e relevância ao seu produto, evitando falsificações e apropriações indevidas do nome. Estamos muito felizes com essa conquista e agora vem muito trabalho pela frente, que é mobilizar os produtores para se conscientizarem desse novo momento e buscar ainda mais novos mercados dentro e fora do Amazonas”, comenta Adrianne. De acordo com a revista publicada pelo INPI neste dia 09, a gestão do selo com a denominação “Novo Remanso” passar a ser feita pela Associação do Produtores de Abacaxi do Novo Remanso (Encarem), em conformidade com o artigo 177 da Lei 9.279 de 14 de maio de 1996 (Lei de Propriedade Industrial - LPI). Pelo documento de concessão, para que o abacaxi produzido nas três localidades possa receber o selo “Novo Remanso” precisará seguir 22 itens de especificação técnica que incluem, entre outras coisas, o uso mínimo e adequado de agrotóxicos, correção de uso do solo conforme legislação e seleção de mudas.
A partir da próxima sexta-feira (30) até o dia 15 de novembro, o Sebrae realiza a primeira feira de artesanato da Região Norte, em plataforma totalmente online, permitindo a compra dos produtos por lojistas ou demais interessados de todo o Brasil. A plataforma oferece uma ampla variedade de produtos feitos por artesão ribeirinhos, locais e indígenas, valorizando a diversidade a iconografia da região da Amazônia. Basta acessar www.brasiloriginalamazonia.com.br e conferir as novidades de 32 artesãos empreendedores, sendo a maioria do Amazonas. Mas há expositores do Acre, Rondônia, Roraima e Tocantins. “Essa é uma boa oportunidades para nossos artesãos conquistarem clientes por todo o Brasil, através do valor simbólico que os produtos da Amazônia já possuem. Além disso, é uma oportunidade para os lojistas comprarem direto dos artesão, sem a necessidade de atravessadores”, destaca a diretora superintendente do Sebrae no Amazonas, Lamisse Cavalcanti. O acesso ao site é livre, sem a necessidade de fazer cadastro prévio. Ao entrar, o interessado clica em expositores ou faz uma rápida busca, bastando selecionar o Estado e os tipos de artesanato oferecido, que podem ser acessórios, decoração, biojoias, entre outros produtos. Após a pesquisa, o interessado pode entrar em contato direto com o artesão e passa a negociar suas compras. O site também traz histórias de superação, vídeos sobre os empreendedores e seus produtos e história do artesanato. De acordo com a analista técnica do Sebrae/AM, Lilian Simões, essa feira digital é pioneira na oferta de produtos que envolvem artesãos de todos os Estados do Norte. A iniciativa, reforça, faz parte do projeto Brasil Original que tem por objetivo fortalecer, profissionalizar e abrir novos mercados para o artesanato produzido em todo o País. No Amazonas, ainda segundo Lílian, o projeto já beneficiou centenas de empreendedores indígenas e não indígenas, com destaque para artesãos das regiões do alto rio Solimões e do médio e alto rio Negro, onde há grande concentração de povos indígenas que sobrevivem, entre outras atividades, da fabricação de artesanato.
Você já imaginou transformar uma simples ideia em uma grande oportunidade de negócio? Foi exatamente isso o que fez a empreendedora Fabiana Loiola, 42, proprietária da “É Pique Festas”, empresa que nos últimos quatro anos tem ganhado espaço no ramo de ornamentação de festas. Formada em engenharia de produção e com ampla experiência na área, Fabiana cresceu em uma família que sempre trabalhou com negócios próprios. Isso fez com que ela desenvolvesse desde cedo o interesse pelo empreendedorismo. Em 2011, ela começou a oferecer serviços de ornamentação e decoração de festas, ainda como microempreendedora individual (MEI). Já em abril de 2016, Fabiana resolveu apostar em velas decorativas artesanais, para eventos como casamentos, aniversários, etc. A princípio, ela contava apenas com dois modelos próprios de velas, mas isso já era um diferencial importante que destacava a “É Pique Festas” no segmento. O negócio deu certo e ela logo teve que aumentar seu quadro de funcionários. Mas mesmo com todos os resultados positivos, Fabiana percebeu que haviam melhorias pontuais a serem estabelecidas e que trariam resultados expressivos para a “É Pique Festas”. A empresa não tinha um plano de crescimento eficiente, nem estratégias formalizadas que favorecessem uma atuação mais assertiva. Além disso, a área de vendas não possuía um setor consolidado, o que impactava o faturamento. “Tínhamos dificuldade em conseguir manter vendedores na rua no sistema de vendas porta a porta, não tínhamos canais de vendas digitais como o Instagram ou loja online”, conta a empresária. Não deixe de conferir também: - Ideias a mil: conheça as alternativas da Arte Lar Festas para driblar a crise no interior do Amazonas - Mudança total. A reestruturação do restaurante de culinária local Taboa Peixaria que decidiu voltar da pandemia totalmente renovado A parceria com o Projeto Ali Já em 2020, a empresária buscou ajuda do Projeto Ali (Agentes Locais de Inovação), desenvolvido pelo Sebrae/AM, o que contribuiu para a definição de estratégias, planos de ação voltados para o crescimento da empresa, além de apresentar indicadores necessários para acompanhar os resultados. “O projeto nos ajudou a construir planilhas de controle de produtividade, custo, fluxo de caixa, dos personalizados e na elaboração dos Kits Festas”, comenta Fabiana. Além disso, a parceria com o Projeto Ali foi fundamental para que a empresa obtivesse uma expansão considerável na carteira de clientes. Os reflexos desse crescimento foi sentindo no financeiro da “É Pique Festas”. “O projeto ajudou com o aumento do faturamento, da carteira de clientes e na descoberta de novos mercados. Começamos a trabalhar com novos parceiros na elaboração dos Kits Festas, aumentamos as vendas de topos e balões personalizados”.
Participe do Programa de Educação, Inclusão Financeira e Empreendedorismo! Publico Alvo: Pessoas Físicas Microempreendedor Individual Microempresas Empresas de Pequeno Porte Circuito para Pessoas Físicas: Palestra de Educação Financeira (4h) - Agendar pelo 0800 570 0800 Oficina de Gestão de Negócios (4h) - Agendar pelo 0800 570 0800 Curso de Gestão Financeira (3h) - A distância Guia Essencial para novos Empreendedores (40h) - A distância Curso Viabilidade de Negócios (3h) - A distância Palestra de Formalização (4h) - Agendar pelo 0800 570 0800
Se tem um ingrediente quase unânime no prato amazonense é a farinha de mandioca! Com peixe assado, churrasco, na alimentação vegetariana, a farinha é um item essencial na culinária amazonense. E por que não incrementar um ingrediente para dar ainda mais um toque regional? Foi assim que as empreendedoras Elma e Alline Magalhães, mãe e filha, tiveram a ideia de comercializar farofas saborizadas para valorizar os ingredientes da região e deixar o prato ainda com mais cara dos amazonenses com o uso das farinhas do uarini e piracuí. A farofa é um prato típico brasileiro e consiste na farinha de mandioca torrada e passada em uma gordura, como manteiga. Além disso, é possível turbinar ainda mais o prato colocando jabá, camarão, calabresa ou qualquer acompanhamento de sua escolha. O que torna o prato típico ainda mais saboroso e uma preferência nacional. E quem diria que um prato simples do nosso dia a dia poderia se tornar uma ideia de negócio? Por reconhecer os dotes culinários da mãe Elma, Alline teve a ideia de abrir um negócio exclusivo para vender farofa, sendo pioneiro em Manaus. Em 2015, o empreendimento intitulado de ‘Farofa da Elma’ foi lançado oferecendo diversos sabores de farofa para o mercado manauara. “Lançamos a Farofa da Elma em 2015 quando o restaurante da minha mãe não estava indo muito bem. A ideia era produzir e comercializar farofas saborizadas valorizando ingredientes da nossa região como a farinha de uarini e o piracuí, por exemplo, foi um negócio pioneiro na cidade”, conta Alline, sócio-fundadora e gestora do negócio. Apesar de cinco anos com o negócio, e com o acompanhamento do SEBRAE desde o início, a dupla decidiu que era hora de dar mais um passo para o crescimento do negócio. Foi o momento de impulsionar a Farofa da Elma para atingir um novo patamar. E a melhor oportunidade para isso chegou: participar do Projeto ALI.
Criada no ano de 2013 em Manaus, ainda com o nome de JC Produções Artísticas, o Grupo Pactum hoje colhe frutos de muito trabalho, esforço e dedicação. Mas quem vê a empresa se consolidando não imagina o processo necessário para inovar suas estratégias no mercado de gerenciamento de eventos. No início, ainda com um pequeno escritório, a artista e empresária Jorcimara Oliveira cuidava apenas da sua agenda de shows. Com contratos fixos e um ritmo de trabalho tranquilo, tinha como única preocupação o gerenciamento da própria carreira. A vontade de crescer, expandir os serviços e atender um número cada vez maior de clientes, com apoio principalmente à classe artística, levou a empresária a criar o Grupo Pactum, uma reformulação não apenas do nome, mas também dos serviços e da forma de ofertá-los. Contudo esbarrou em uma dificuldade comum entre os empreendedores: a falta de uma organização que pudesse alavancar o negócio. “Somos uma equipe pequena e criativa. Porém, não conseguíamos enxergar as prioridades. Nossas principais dificuldades eram foco, planejamento e execução”, relata empresária. Foi aí que surgiu a necessidade de um aprimoramento técnico para administrar a empresa. Jorcimara buscou ajuda do Sebrae/AM e a partir daí começou uma etapa de mudanças importantes na carreira. “Comecei a fazer cursos no Sebrae/AM, inclusive da parte administrativa. Foi em uma palestra chamada Café com Negócios que eu me inscrevi e fomos selecionados para receber a assistência do Projeto ALI”, conta.