Ter uma loja virtual é uma alternativa de negócio bastante promissora para as empresas. Conheça a marca Gabriella Abdon e inspire-se!
As vendas online cresceram na pandemia. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), 150.000 novas lojas online foram criadas entre março e julho de 2020 no Brasil, período inicial da pandemia.
Mas, bem antes da crise econômica provocada pelo Coronavírus, essa já era uma oportunidade de negócio que Gabriella Abdon vislumbrava.
A empresária, de 38 anos, que é formada em direito, especialista em direito tributário e direito público, tinha uma carreira promissora na área jurídica. Mas ao engravidar, em 2015, pediu demissão para se dedicar exclusivamente ao filho.
Foi durante esse período que Gabriella percebeu que podia explorar outros talentos e decidiu criar a própria empresa, que leva o seu nome. Gabriella Abdon é uma loja de gifts personalizados que atualmente faz entregas de produtos para todo o Brasil.
“Sou de uma família de artistas, onde a arte, cores e criações faziam parte do meu dia dia e a maternidade me fez reconectar com esse processo criativo. Gostava muito da minha profissão, ganhava bem, mas tinha algo que me motivava ainda mais. Foi quando decidi criar uma empresa em que eu pudesse desenvolver uma linha de produtos úteis, mas personalizáveis e consequentemente exclusivos”, conta a empresária.
“Busquei ajuda de um marketing especializado que me ajudou a criar o nome e entender onde queria alcançar. Ela insistiu que levasse o meu nome, já que o sonho era meu e envolvia o meu processo de criação”, explica.
Os produtos personalizados já fazem sucesso há muito tempo entre o público. Muitas empresas, como a Coca-Cola, por exemplo, apostam em canetas, canecas, cases, chaveiros e outros acessórios que estampam a identidade da marca.
Hoje os gifts personalizados são usados por empresas de todos os tamanhos para o chamado “marketing de relacionamento”. O cliente ou colaborador é presenteado com um brinde personalizado, para que a empresa seja lembrada no dia a dia por meio daquele objeto.
Foi observando esse aspecto que Gabriella decidiu investir em gifts personalizados. Os produtos são diversos, incluindo necessaire, estojos, porta-retratos, cases e bolsas, que são personalizados conforme o gosto do cliente, atendendo tanto pessoa física quanto jurídica.
“Eu optei pelos gifts pela utilidade. Eu queria algo que fosse útil para as pessoas, além de ser um presente maravilhoso. Eu iniciei pela necessaire, fui adicionando os organizadores de malas e começou a ter saída. Aí vieram os porta-joias, depois a parte de escritório. Eu sempre falo que não largo uma coleção de lado, eu complemento ela”, afirma Gabriella.
Com uma boa ideia em mente, percebeu que precisava buscar aprimoramento para levar o negócio adiante.
“No início de tudo li muito sobre venda, finanças, me aprofundei naquilo que não tinha domínio. Estudei, fiz cursos, presencial, on-line! O Sebrae foi e é fundamental nesse processo de mudança e de crescimento”, declara a empresária.
“Percebi que é preciso ter um planejamento e um foco para que seja possível conquistar os objetivos. Um plano de ação é o que vai te direcionar nessa trajetória”, comenta ela sobre o apoio do SEBRAE/AM.
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Embora Gabriella Abdon possua uma loja física com show room, a loja online possui um público muito maior. Cerca de 80% da clientela é atendida via WhatsApp, que chegam através da conta profissional da empresa nas redes sociais.
Mas para chegar a esse número foram necessários investimentos também em marketing digital. “Procurei me cercar de uma equipe de marketing que entendesse a ferramenta de vendas do Instagram e de uma fotografia especializada em produtos. Juntos criamos conceito e desejo de utilidade”, relata a empresária.
“Mostramos mais detalhes nas mídias sociais, fizemos mais vídeos explicativos sobre o processo de personalização. Tudo para facilitar a escolha e compra assertiva do cliente!”, complementa.
Há pouco mais de três anos no mercado, a loja possui mais de 80 mil seguidores no Instagram e hoje realiza entrega de produtos para todo o Brasil.
Quando perguntada sobre os impactos da pandemia no seu empreendimento, a empresária revela que no início ficou preocupada, mas logo se tranquilizou ao perceber as vantagens que o marketing digital proporciona.
“A pandemia me pareceu inicialmente assustadora, mas crescemos muito com ela! Desde do início busquei o meu público exclusivamente com o marketing digital e percebi na prática que foi a melhor coisa que fiz!”, comenta.
Em relação ao futuro, Gabriella Abdon afirma que está estudando novas maneiras de expandir seu atendimento. Sabe que é necessário aprimorar seus processos para que a empresa alcance patamares cada vez mais elevados.
“Só tenho 3 anos de estrada e estou no processo de evolução! Hoje já enviamos para o Brasil todo e meu objetivo é melhorar todo esse processo. Não coloquei logo nosso site no ar pois precisava melhorar todo o processo interno de produção”, comenta.
“Estamos em negociação com grandes parceiros que agregarão muito a nossa marca. Mas infelizmente é surpresa e não posso falar muito!”, desconversa, deixando um gostinho de curiosidade.
Gabriella Abdon é a prova de que ter uma ideia em mente não basta, é preciso esforço e dedicação para tirar os projetos do papel e empreender com sucesso. Para inspirar outras mulheres a seguirem seus sonhos, ela deixa uma mensagem de incentivo.
“Não tenha medo de arriscar! O não já temos, corra atrás do sim! Planeje, estude seus objetivos, trabalhe incansavelmente, se tem dificuldade pede ajuda, não tenha medo de fracassar, ninguém acerta ou tem sucesso na primeira tentativa. Cerque-se de pessoas melhores que você para que seu negócio possa prosperar, nada se faz sozinho! E acima de tudo se esforce, pois os sonhos não se tornam realidade sonhando, é o esforço que faz eles acontecerem!”, finaliza.
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Roadshow - Construindo negócios com a Petrobras
Chegou a vez do Norte do país receber o Encontro com Fornecedores Petrobras. O road show, em parceria com o Sebrae, desembarca em Manaus (AM) no próximo dia 6 de dezembro. Será uma oportunidade para que pequenos negócios da cadeia de óleo, gás e energias renováveis da região conheçam mais sobre as atividades da estatal e como podem se tornar fornecedores da empresa. Iniciativas relacionadas à descarbonização e produção de energia em Urucu serão alguns dos temas do evento, que abordará ainda os programas de financiamento disponíveis para fornecedores, oportunidades e projetos, como fazer negócios com a Petrobras, entre outros assuntos. O road show já passou pelo Nordeste, onde somou aproximadamente 400 participantes nas capitais Recife (PE), Natal (RN) e Salvador (BA). A expectativa é de que o encontro aproxime pequenos fornecedores da Petrobras, aumentando a competitividade desses negócios. “O objetivo é fortalecer o relacionamento com o mercado fornecedor local, apresentar as demandas da Petrobras no Amazonas e desmistificar o modelo de contratação da estatal. Os pequenos negócios da região terão a oportunidade de conhecer as futuras e atuais demandas de bens e serviços, assim como ter acesso ao portfólio de soluções do Sistema Sebrae”, detalha Carlinho Santos, analista de Energia e Economia Sustentável do Sebrae. Para a gerente executiva de Suprimentos da Petrobras, Marina Quinderé, o road show vem cumprindo o seu objetivo de abrir diálogo e firmar um relacionamento colaborativo com a cadeia de fornecedores. “O diálogo e fortalecimento do mercado fornecedor são fundamentais para nossos ativos em operação e projetos futuros. A ideia é avançar cada vez mais nesta aproximação, apresentando as demandas da companhia e identificando oportunidades de negócios que atendam as nossas atividades e ampliem o desenvolvimento dos mercados regionais”, afirma Marina. A gestora de projeto para o segmento de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae Amazonas, Noira Auzier, destaca que o evento abre novas possibilidades para os empresários locais. “O Road show será importante para o Norte, pois possibilita que as empresas fornecedoras de bens e serviços e as startups identifiquem as oportunidades e os caminhos de parcerias comerciais e tecnológicas com a Petrobras. Será, sem dúvida, um marco na retomada do segmento e na geração de novos negócios para os amazonenses”, comenta Noira.
Tue Nov 28 13:48:38 BRT 2023
Formalização do MEI [Micro Empreendedor Individual]
É um prazer imenso em termos você aqui novamente conosco.Vamos lá! O crescimento de empreendedores no Brasil se tornou considerável no decorrer dos anos e são nesses momentos que acabamos refletindo sobre as facilidades e os meios legais que são necessários para ser um empreendedor formalizado. A categoria de Microempreendedor Individual surgiu como resposta a essas pessoas autônomas e pequenos negócios terem a oportunidade de se inserir na grande disputa por um lugar no grande mercado de vendas.
Mon Nov 27 12:34:50 BRT 2023
Chamada para adesão ao programa Cidade Empreendedora
O SEBRAE/AM torna pública a oferta do Programa Cidade Empreendedora 2024, iniciativa que visa a transformação dos municípios conectada com a estratégia de desenvolvimento territorial do Sebrae, que visa direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico local com foco na melhoria do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade empresarial com ações nos eixos temáticos Gestão Municipal, Desburocratização, Compras Públicas, Inovação e Sustentabilidade, Lideranças Locais, Sala do Empreendedor, Empreendedorismo na Escola, Cooperativismo e Crédito, Marketing Territorial e Setores Econômicos, bem como a Inclusão Produtiva com atividades voltadas para fortalecer os empreendedores, os negócios e a economia local. Critérios de Participação O Programa tem abrangência limitada ao orçamento do SEBRAE/AM, sendo possível contemplar municípios para o Ciclo 2024 seguindo os seguintes critérios: 1. Estar entre os 62 municípios do Estado do Amazonas; 2. Ter aderência aos eixos temáticos trabalhados no Programa; 3. Preencher todos os itens do Formulário de inscrição e manifestação de interesse (Anexo I). Investimento Aos municípios interessados na atuação do SEBRAE/AM para implantação de políticas de desenvolvimento econômico, com foco nos pequenos negócios, será firmado um CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS com valores calculados a partir das necessidades verificadas pela gestão municipal em conjunto com o SEBRAE/AM, com investimento mínimo de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), conforme acordado entre as partes. Prazo para inscrição: 20/11 a 20/12/2023 Para as Prefeituras interessadas em se inscrever e/ou saber mais sobre a metodologia, eixos estratégicos, soluções aplicadas pelo Programa Cidade Empreendedora, entrar em contato com a Unidade de Empreendedorismo no Interior – UEI, por meio dos contatos: José Antonio Fonseca, e-mail: jose.fonseca@am.sebrae.com.br, telefone (92) 98560-0789 Marcelo José de Souza, e-mail: marcelos@am.sebrae.com.br, telefone (92) 98634-4355.
Wed Nov 22 11:20:45 BRT 2023
Sebrae atende mais de 20 mil empreendimentos no Amazonas
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) contabilizou 20.487 empreendimentos atendidos em 2023 por meio do programa “Sebrae na sua Empresa”. A ação que engloba todo o estado do Amazonas, oferece de forma gratuita, recomendações de gestão empresarial, tais como soluções e ferramentas para desenvolver habilidades da gestão de negócio, além de consultorias com oferta de conteúdos técnicos específicos.Aproximadamente 60 agentes se deslocam até os municípios do Amazonas para a realização dos serviços. Todo o estado já recebeu os serviços do programa, que deve continuar atendendo até o fim de novembro. Até outubro foram alcançadas 2.989 Empresas de Pequeno Porte (EPP), 10.573 Microempresas (ME) e 6.925Microempreendedores Individuais (MEI).O relatório produzido pelo SEBRAE e divulgado em 2022 sobre “Empreendedorismo Informal no Brasil”, indica que até o ano passado havia cerca de 583.219 donos de negócio sem CNPJ no Amazonas e que apenas 63.837 tinham CNPJ. Ou seja, 22% estão formalizados. Ainda segundo o estudo, a maior parte dos empreendedores informais ou formais é da ‘Agropecuária’ ou do setor de ‘Serviços’. Com o propósito de identificar o desafio da empresa, formalizar, indicar soluções e materiais importantes para a gestão do negócio, o programa ‘Sebrae na sua Empresa’ é realizado fisicamente, de porta a porta, por um consultor credenciado pela instituição, devidamente identificado com uniforme e crachá. O atendimento é gratuito e visa auxiliar o empreendedor a agregar valor e desenvolver a empresa, por meio do acesso aos planejamentos de estratégia financeira, marketing, inovação e gestão de pessoas.O serviço também pode ser solicitado via 0800-570-0800 ou no site SebraenaSuaEmpresa. Os agentes atuarão até o final de novembro, na capital e interior.
Mon Nov 13 16:07:28 BRT 2023
Cresce em 62% o número de negócios abertos no Amazonas
O relatório técnico elaborado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) registrou o aumento de 62,2% no número de pequenos negócios abertos no Amazonas. Os dados correspondem ao período de 2019 a 2022, contabilizando empresas de Microempreendedor Individual (MEI), Microempreendedor (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP). O estudo é realizado com base no Cartão de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal do Brasil (RFB), acessada por meio do convênio entre o Sebrae Nacional e a RFB. De acordo com o estudo, em 2019 o estado registrou 14.111 negócios abertos, envolvendo MEIs, ME e EPP. Em 2022, o número chegou a 22.893. Comércio e Serviços foram os setores mais catalogados no Amazonas, conforme os dados do relatório. No segundo trimestre de 2023, o país registrou a abertura total de 954.553 novos Pequenos Negócios. O Amazonas fechou no mesmo período com 21.866, sendo maior número em destaque para os MEIs, com 17.483.O documento atribui o crescimento aos processos de transformações tecnológicas nos últimos anos, que facilitaram a abertura de empresas no país. A utilização do meio digital é um dos principais fatores nessa mudança, como é o caso do registro de Microempreendedor Individual (MEI), que é realizado integralmente pela internet. Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e a competitividade das micro e pequenas empresas e do microempreendedor individual, como estratégia de geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social, redução da informalidade e fortalecimento da economia, o Sebrae Amazonas oferece conhecimentos operacionais e técnicos para que micro e pequenas empresas se fortaleçam no mercado.A proprietária do espaço ‘Meninas Fits’, Lívia Cristo, participante de um dos programas da Instituição em parceria com a Coca-Cola, o “Empreenda como uma mulher”, relata que o apoio da entidade foi fundamental para alavancar financeiramente seu negócio. “Eu já usava algumas ferramentas, mas foi através das aulas de finanças que passei a enxergar um maior potencial de cada marmita, agora é possível medir a participação individual de cada um na empresa e entender que todos são importantes.”Outra empreendedora e idealizadora do ‘Amazônico Buffet’ é Michelle Leite, cliente do suporte oferecido pelo Sebrae Amazonas, ela afirma que as modalidades das aulas e o apoio dinâmico permitiu que “o conhecimento acerca da precificação do seu produto agregasse mais valor para sua produção”, e enfatizou que “as instruções sobre as redes sociais do negócio foram esclarecedoras para começar um relacionamento com o consumidor”, disse Michelle.Com mais de 51 anos de existência, o Sebrae comemora o dia do empreendedor, neste dia 5 de outubro, trabalhando para oferecer as melhores condições e oportunidades para quem deseja investir no próprio negócio, disponibilizando cursos, palestras, programas e outros, com o intuito de fomentar o empreendedorismo no país. No estado, além do principal programa de formação de empreendedores do mundo, o ‘Empretec’, a entidade presta consultorias para que os clientes tirem suas dúvidas e saibam cumprir todas as etapas do seu negócio — cobrindo desde a abertura, oferecendo auxílio para a obtenção de crédito e microcrédito, até o planejamento e a execução da gestão financeira e a contratação de recursos humanos.Dia do Empreendedor – 5 de outubro A comemoração da data é resultado da criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, com a aprovação da Lei nº 9.841, de 05 de outubro de 1999, e que atualmente é regulamentado pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. O objetivo da legislação vigente é fomentar o desenvolvimento e a competitividade da Micro e Pequena Empresa (MPE) e do Microempreendedor Individual (MEI).